Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

GESTÃO DE MARKETING E NEGÓCIOS
16 / AGOSTO / 2007

PIADAS E BOM HUMOR PROFISSIONAL
Por Antônio Inácio Ribeiro (*)
Colunista-titular do Portal Brasil e diretor da Odontex, www.odontex.com.br

            Nos meus trinta e cinco anos como vendedor, supervisor e gerente de vendas, tenho observado perfis de pessoas bem sucedidas e outras nem tanto. Muitas vezes me ponho a perguntar por que uns se dão tão melhor e outros não. Dentre as várias respostas que já me ocorreram, a mais presente é um traço característico da maioria das pessoas vencedoras: o bom humor. Por isso a nossa abordagem na coluna de hoje.

            Entre vendedores vencedores e derrotados na difícil arte de vender seus produtos ou serviços, o traço mais presente nos primeiros é o sorriso sempre presente, como a identificá-los e distingui-los dos demais. Considere que quase somos avaliados inicialmente por nosso bom humor, muitas vezes, mais até do que por seus conhecimentos.

            O bom humor, o alto astral e o sorriso fácil são condição para conquista e manutenção de uma boa e grande clientela. Afora o fato de serem igualmente contagiantes na arte de estimular recomendações e indicações de novos clientes, na medida em que nos simpatizamos sempre mais com as pessoas que estão de bem com a vida. Dos que estão de mal com ela, só se aproximam coisas ruins.

            Astral e bom humor são elementos de harmonia e motivação não só para o próprio, mas para toda a equipe de trabalho, além de ser uma fórmula infalível para passar bem o tempo bom, com mais prazer e satisfação, para de quando em quando enfrentar o tempo ruim, sem esbravecer ou esmorecer. Algumas vezes até sem que percebam estarmos atravessando um momento difícil ou termos tido algum revés.

            São um elixir gratuito da vida longa, estimulante dos bons momentos e antídoto perfeito e natural para o combate ao estresse dos nossos novos dias. Independente disto são uma prevenção perfeita às doenças arteriais e cardiovasculares. Relaxante para os tensos e vasodilatador para os hipertensos.  Sem contra indicações, nem restrições de posologia ou outra ordem. Naturais e fitoterápicos.

            Sendo algo tão bom e tão positivo, só falta saber como conquistar o bom humor e o sorriso fácil. É simples: basta descobrir novas funções para sua atividade de sempre. Outros aproveitamentos para seu conhecimento e potencial. Identificar novas aplicações para o seu trabalho ou novas fórmulas de realizá-lo.

            Como isto é possível se estamos o dia inteiro enterrado em nossa rotina? Exatamente saindo um pouco dela para ver de fora e refletir. Caminho mais fácil: a leitura, principalmente de temas ligados ao como desenvolver melhor na profissão, como planejar e administrar melhor sua carreira. Algo como marketing, auto estima e sucesso profissional. Farão você se sentir renovado e motivado ao novo.

            E uma ajudazinha sempre vai bem. Nada de viagra ou vitaminas. Apenas uma pitada de bom humor para dar a ignição. Depois de se por em movimento, o carro anda quase sozinho, necessitando apenas de um condutor e combustível. Qual seria este? De novo é fácil. Umas boas piadas e lá esta você sorrindo outra vez.

            Para ajudá-lo vou contar como montei e publiquei um livro com 220 piadas de consultórios dentários, um tema que a princípio não parece muito propício a piadas. Simplesmente passei a anotar as que me foram contando os próprios dentistas. Assim fui ficando conhecido como o que sabia contar piadas de consultório. Logo um lembrava de uma, outro contava outra. E eu sempre anotando. Até que comecei a mandar piadas pela Internet. Cinco de cada vez, pedindo ao final que os que soubessem de algumas que me as enviassem. Choveram outras a ponto de logo serem mais de 100. Aí decidi escrever o livro. Logo pensei em fazê-lo com 200 e na hora de fechar o livro apareceram mais 20.

            Provavelmente alguns estarão de perguntando o que essas piadas tem a ver com o marketing pessoal? Exatamente o próprio, pois profissionais de melhor humor são mais facilmente lembrados na hora que precisamos de um. Simplesmente porque são mais simpáticos. Por isso uma boa sugestão é ir provocando os colegas, contando algumas piadas de sua profissão, que você lembrou e escreveu. Com dedicação logo teremos livros de piadas de outras profissões e o mundo será mais divertido.

            Não esqueça de ir montando uma lista de e-mails de colegas, para depois mandar as piadas e alguma informação de sua especialidade. O que já será um marketing profissional. A propósito, interessa-me publicar livros de piadas de outras profissões liberais.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL
- AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA EXPRESSAMENTE PELO AUTOR PARA O PORTAL BRASIL -


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI