Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

GESTÃO DE MARKETING E NEGÓCIOS
16 / DEZEMBRO / 2007

PORQUE É PRECISO LER MAIS:
QUEM LÊ MAIS FALA MELHOR

Por Antônio Inácio Ribeiro (*)
Colunista-titular do Portal Brasil e diretor da Odontex, www.odontex.com.br

            Num momento tão competitivo na profissão, quando todo dia mais colegas colocam seus serviços odontológicos a disposição de potenciais clientes, a decisão destes por um profissional cada vez mais se faz por razões subjetivas (avaliação pessoal) e não por objetivas (avaliação de gabarito profissional). Isto porque os candidatos a pacientes são leigos e raciocinam como tal, na decisão por quem lhe irá atender.

            Nestas condições alguns detalhes que muito pouco tem a ver com a Odontologia especificamente, poderão fazer a diferença, determinando desta forma os que irão fazer mais sucesso profissional e os que terão dificuldade para compor clientela. Neste sentido dirigiremos nossa coluna de hoje. Leia com atenção, pois isto pode mudar sua vida.

            Um destes diferenciais será certamente a capacidade de alguns em se comunicar melhor com seus pacientes e com candidatos a futuros clientes. Esta comunicação é decisiva tanto na conquista, como na manutenção de fiéis pacientes, que muitas vezes por conta disto, se tornam indicadores contumazes de novos clientes.

            Entre dois profissionais bem capacitados e atualizados, atuando próximos geograficamente um do outro, os clientes que conhecerem os dois através da tomada de orçamentos, com preços semelhantes, serão naturalmente inclinados a decidirem por tratar-se com o mais comunicativo, por o considerá-lo mais simpático.

            Como antigamente os profissionais se situavam mais longe uns dos outros, estas comparações aconteciam em menor intensidade, inclusive porque as pessoas em décadas passadas não tinham tão forte a prática de consultar dois ou mais profissionais, para decidirem-se onde tratar, como acontece hoje em dia.

            Considerando-se este fator de comunicação como fundamental na manutenção de pacientes e conquista de novos clientes, é mister que os profissionais de hoje devam se dedicar a aprimorar sua comunicação, buscando conquistar uma conversação mais fluente, rica e interessante. E nisto o marketing pode colaborar em muito.

            Para isso é importante a dedicação à boa leitura, diária e rotineiramente. Estas proporcionarão além de atualização, bom nível de fluência verbal e boas idéias, que hoje conquistam pessoas, assim como o bom humor, uma razão de muitos optarem por “A” ao invés de “B”, sem considerarem neste caso, critérios técnicos. Por este motivo temos todas as semanas uma coluna com idéias de graça e a bolsa de piadas.

            Para conquistar pessoas é preciso falar bem de temas úteis e não dos fúteis, tipo tempo, situação, antigamente... etc. Perder a oportunidade de ocupar bem os cerca de trinta minutos em que você tem o ouvido do seu cliente a sua disposição, pelo qual empresas pagam milhões em propaganda, é no mínimo um desperdício.

            Neste sentido é importante frisar que alguns estão se adiantando neste quesito, lançando mão de uma ferramenta cada vez mais comum nos nossos dias: a Internet, que tem propiciado cada vez mais acessos ao conhecimento, quer científico, como cultural. No uso do computador para este fim, pode estar a diferença dos profissionais.

            Aqueles que adquirirem o hábito e o domínio desta ferramenta, certamente estarão mais próximos do desejado sucesso profissional. Nesta direção temos procurado conduzir os esforços para disponibilizar boa leitura e fontes de conhecimento, além de procurar oferecer cada vez mais variedade de informação.

            A página da Odontex tem batido recordes de visitação a cada semana e a cada dia é maior o número dos que recebem os meus e-mails, numa prova que sua aceitação é sempre crescente. Nela você encontra livros e cursos interativos, colunas anteriores. Além de 300 links para outras páginas odontológicas.  Decididamente acreditamos estarmos colaborando na melhora do outro lado do Cirurgião Dentista, o do marketing e dos relacionamentos interpessoais, não ensinado nas faculdades.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL
- AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA EXPRESSAMENTE PELO AUTOR PARA O PORTAL BRASIL -


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI