Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

GESTÃO DE MARKETING E NEGÓCIOS
16 / JULHO / 2007

ATENDIMENTOS PROFISSIONAL A TURISTAS
Por Antônio Inácio Ribeiro (*)
Colunista-titular do Portal Brasil e diretor da Odontex, www.odontex.com.br

            Nas várias viagens que fiz ao Nordeste por conta dos cursos que lá me convidaram a ministrar, ficava revoltado ao ver nos hotéis de nível em que me hospedavam, o turismo sexual explícito, na forma de um sem número de moças e meninas circulando pelos hotéis ou pelas praias a procura das notas de 100 dólares, que estavam nos bolsos de uns tipos diferentes que não falavam a língua delas. Mas que se entendiam na prática.

            A revolta também era por conta de uma veia nacionalista. Tanta beleza natural, praias, sol, dunas, recifes, serras, frutas exóticas, animais silvestres e vegetação abundante, para tão pouco aproveitamento. Passeios, história ligada a Europa e a antepassados, cultura e uma culinária rica e convidativa e a preferência era do bar para o hotel e vice-versa, num interminável ir e vir.

            Ainda bem que está surgindo um novo tipo de aproveitamento para o nosso potencial turístico, este bem mais interessante. Por conta dele tenho escutado comentários cada vez mais constantes de brasileiros atendendo profissionalmente cada vez mais a turistas europeus, que aproveitam sua vinda ao Brasil para fazer tratamentos e serviços, com inúmeras vantagens.

            Dentre os relatos, alguns ricos e outros curiosos do setor odontológico que é minha área de maior atuação. Um tem atendido só a espanhóis. Outro montou consultório em São Paulo para atender os suíços. Muitos atendem italianos, pela afinidade étnica. Um do Rio tem sua página também em francês. Tem um em Santa Catarina que tem a maioria de seu tempo tomado por clientes que vem da Alemanha. Aqui em Curitiba sei de um que é o preferido dos que vem da Polônia. No interior de São Paulo tem um que atende aos holandeses. Sem falar dos portugueses que preferiram importar algumas centenas de CD’s brasileiros e ter o atendimento local.

            A justificativa é fácil. Passam as férias aqui, passeiam, se divertem, conhecem novos lugares e com a economia do tratamento odontológico pagam a passagem e o hotel, por conta de nossos preços serem ótimos ao serem comparados aos europeus e norte americanos. E os tratamentos são pagos à vista, quanto muito no cartão de crédito. Pelo menos agora enquanto alguns de má índole não inflacionarem preços para estrangeiros ou porem a perder com serviços mal feitos.

            Isto é importante já que esta oportunidade só acontece porque nossa formação e pós-graduação são de primeiro mundo, inclusive superior e melhor da praticada em muitos paises europeus. E esta imagem está se difundindo e se consolidando pelo nível dos nossos livros e congressos, onde muitos constatam o conhecimento e a capacidade dos profissionais brasileiros.

            É uma ótima alternativa para os que são descendentes de europeus e para os que são fluentes em outros idiomas. Opção para os que montaram clínicas ou escritórios de bom nível e agora tem dificuldade de arcar com seus custos pelo momento nacional. Forma também de recuperar investimentos em tecnologia de ponta.

            Para a maioria só tem um problema: fazer-se conhecido na Europa, o que é bem mais difícil do que fazê-lo aqui. Mas nada que um bom marketing não resolva. Não adianta fazer propaganda nos livretos de turismo daqui, pois o certo é o turista já vir programado desde seu país. Para tanto, o caminho sem dúvida é a Internet, através de visitas a páginas dedicadas ao turismo do país pretendido e anotar destas as páginas, os e-mails que normalmente se encontram no “contate-nos” das agencias de viagens de lá.

            Com este pequeno cadastro, enviar periodicamente informações sobre seus serviços, no idioma deles, comentando sobre suas intenções em atender turistas em trânsito pelo Brasil. Alguns pedirão uma comissão de agenciamento, o que se tratando de uma agência de serviços é normal, outros se contentarão com um atendimento especial aos próprios, quando de suas viagens.

            Aos que pretendam se dedicar com mais atenção a esta prática, é recomendado introduzirem na sua “home page” um segundo idioma e nestas oferecer vantagens para turistas, do tipo imersão total em um ou dois dias para tratamento integral. Atendimento à noite ou nos fins de semana. Os próprios clientes brasileiros serão influenciados, ao saberem que se está atendendo estrangeiros, é por que é bom. E o valorizarão mais.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL
- AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA EXPRESSAMENTE PELO AUTOR PARA O PORTAL BRASIL -


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI