Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

GESTÃO DE MARKETING E NEGÓCIOS
01 / JUNHO / 2007

SE SOMAR É SEMPRE BOM, DIVIDIR É MUITO MELHOR !
Por Antônio Inácio Ribeiro (*)
Colunista-titular do Portal Brasil e diretor da Odontex, www.odontex.com.br

            Com toda a carga de marketing acontecida no mundo nas últimas décadas, ainda é muito pouca a propaganda dos profissionais liberais nos meios de comunicação. Não somente nos grandes, mas em todos de forma geral. Incluindo os econômicos jornais de bairro e os de valores irrisórios, como os de outras categorias profissionais, onde sua família tenha participação e nome.

            Ainda mais nos momentos em que alguma crise se anuncia ou que a falta de clientes esteja a indicar. Exatamente o contrário do que deveria acontecer. Quando as coisas estão boas, com muitos clientes, não seria necessário anunciar. É quando aparecem alguns anúncios. Nos momentos mais difíceis, que a propaganda se faria mais necessária para novos clientes, ela não acontece.

            Além da falta de hábito de anunciar, provavelmente a idéia de que anúncios custem caro, seja outro motivo para não divulgar seu nome e trabalho. Pode até ser nos grandes veículos e mais conhecidos veículos, os que certamente trarão mais clientes. Preocupado com esta ausência, tratei de sair em busca de uma idéia que pudesse viabilizá-la e acho que a encontrei.

            Coisas simples, fáceis e práticas, como o que costumo sugerir sempre, exatamente para que não sejam só boas idéias teóricas e sim sugestões de bons negócios. Dividir o custo dos anúncios em dois, três ou quatro colegas, da mesma profissão, que por serem amigos saberão dividir também os resultados.

            Dos que residem em cidades maiores, os que vão compartilhar estes custos e resultados devem ser de bairros diferentes e aos de cidades menores, é aconselhável que busquem colegas do mesmo estado, mas de regiões diferentes. Isto para minimizar a chance de superposição de clientes por área.

            Para que os anúncios não tomem muito espaço, como com endereços, por exemplo, uma sugestão é colocar somente o telefone, que é hoje a primeira via de contato de novos clientes. Para dar um toque de modernidade, podem ser colocados e-mails ou "home pages", se for o caso dos três ou quatro possuírem.

            A ordem dos nomes deve ser prioritariamente a alfabética e estes pelo qual o profissional seja mais conhecido. Nestas propagandas multiprofissionais as cidades e os bairros devem ter destaque, pois a escolha de um se fará pela conveniência de localização, devendo esta ter mais destaque que os próprios nomes. Mais destaque que a localização só a área de atuação.

            Para a hipótese dos resultados serem bons, avaliados pelo número de pessoas que citarem ter vindo pelo anúncio, pode ser pensada junto ao editor, uma coluna periódica com temas relacionados a profissão dos anunciantes, tendo a propaganda no rodapé, como um encaminhamento para os interessados.

            Não contrate um espaço pelo ano inteiro. Apenas busque dois ou três colegas para dividir a despesa e faça um teste para sentir resultados. A única coisa que não pode é ficar todo o ano sem fazer uma única propaganda. E depois reclamar que os clientes estão diminuindo. Que teve de baixar os preços. Que a profissão já não é mais a mesma. O mundo mudou.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL
- AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA EXPRESSAMENTE PELO AUTOR PARA O PORTAL BRASIL -


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI