Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

GESTÃO DE MARKETING E NEGÓCIOS
16 / JUNHO / 2007

CURRÍCULO COMO MARKETING PROFISSIONAL
Por Antônio Inácio Ribeiro (*)
Colunista-titular do Portal Brasil e diretor da Odontex, www.odontex.com.br

            Convivendo intensamente com profissionais liberais nos últimos anos e adotando nos meus cursos mais recentes uma pergunta sobre quantos tem seu currículo pronto para aproveitar uma oportunidade e enviá-lo ou entregá-lo, percebi que a maioria não o tem pronto ou imagina que ele só se justifica quando se for procurar emprego.

            Procurando fazer dele mais um instrumento de marketing do profissional, alguns aspectos importantes o motivarão a atualizar o seu e a disponibilizá-lo nos momentos oportunos, como um elemento a mais de seu marketing pessoal, simples, barato e de alta eficácia pelos resultados que podem trazer.

            Sua utilização se tornou bem mais viável a partir do computador, pelo fato de uma das necessidades a um bom currículo ter se tornado bem mais fácil com o advento dos computadores pessoais: fazê-lo e atualizá-lo, que hoje é tarefa simples, bastando se ter organizado em uma pasta própria, o que há de novo para incluir.

            O currículo nos tempos modernos é nosso cartão de visitas mais detalhado, com a vantagem de em poucas páginas poder dar um completo histórico de nossas capacitações e realizações, eliminando a necessidade de ficarmos nós mesmos verbalmente as destacando, o que algumas vezes pode dar uma conotação prepotente.

            Por sua formatação específica presta-se como um marketing profissional de que o utiliza, justo nos momentos que se precisa. Algumas vezes quando pretendemos algo e não queremos dar a entender explicitamente. É uma maneira sutil de nos colocar como candidatos a algo e de forma bem embasada.

            Estas oportunidades podem ser naturais ou estimuladas. Especificamente as mais comuns poderiam ser: palestra ou conferência em alguma entidade de classe, quer a sua ou outra, escola, associação de pais e mestres, clubes, empresas ou eventos de várias naturezas, onde por menção de seu nome e profissão, a promoção será natural.

            Em algumas situações específicas, tais como trabalhar sua indicação para algum cargo, remunerado ou não, que lhe conote prestígio e destaque ou ainda chamamento para alguma atividade que gere destaque, do tipo participar no júri de algum concurso, em comissão de alguma entidade ou delegação para alguma atividade externa.

            Antigamente o ato de entregar currículo era quase sempre pessoal ou mesmo quando enviado por correio, dava conotação pretensiosa. Com o advento dos computadores este ato se tornou bem mais natural, pois pela Internet se disponibiliza o currículo para pessoas e situações que o estejam necessitando.

            Esta inovação que revolucionou nossos dias não prescinde da necessidade de termos alguns exemplares impressos prontos, de preferência com apresentação esmerada, na forma de uma simples sobre capa plástica protetora e uma encadernação que pode ser em espiral ou de encaixe, tudo prático e econômico.

            Identificando situação que o oportunize, elabore uma pequena mensagem e o envie por e-mail ou correio, conforme corresponda a situação. Procure certificar-se antes por telefone o nome e função da pessoa certa para recebê-lo. Isto otimizará seu resultado, visto que o mesmo irá parar exatamente nas mãos de quem decide.

            Nos currículos não profissionais, aqueles para se conseguir emprego, algumas variáveis são permitidas e outras bem vindas. Por exemplo, a inclusão de algumas outras atividades correlatas ou não, tais como vida desportiva e social, atividades voluntárias ou benemerentes, outros cursos e participações, do tipo escotismo, atividade comunitária ou condecorações, no sentido de ampliar uma análise a seu respeito e valorizar atividades. Podem ser incluídas homenagens e destaques.

            Não sendo para obter emprego, pode estender-se por outras atividades tais como congressos e cursos participados, conferências ou palestras ministradas, outras atividades para curriculares, tais como estágios e outras experiências. Dependendo da finalidade, é oportuna a colocação de foto.

            Considerando que a maioria não o tem disponível, embora a partir desta coluna muitos passarão a tê-lo, por ora ainda poucos o dispõe, de forma que por um bom tempo ainda será um diferencial identificador, além de ser um facilitador para identificar potencialidades e disponibilidades.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL
- AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA EXPRESSAMENTE PELO AUTOR PARA O PORTAL BRASIL -


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI