Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

GESTÃO DE MARKETING E NEGÓCIOS
16 / MAIO / 2007

FRENTE E VERSO: UMA IDÉIA GENIAL
Por Antônio Inácio Ribeiro (*)
Colunista-titular do Portal Brasil e diretor da Odontex, www.odontex.com.br

            Com o incremento do número de faculdades, as dificuldades cresceram por conta do grande número de recém formados. E do número maior ainda de cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação com atendimento a clientes, com preços de custo.

            Praticamente todas as famílias de classe média para cima, têm um profissional da sua área na família e nestes tempos de desconhecidos, tratar com um conhecido é um atrativo. Também quase todos os bairros ou cidades pequenas têm agora representante de cada profissão.

            Nestas situações adversas, a melhor solução não é gastar muito em propaganda e sim usar criatividade, fazendo parcerias que é o que mais se vê nos dias de hoje. Basta analisar todas as promoções de qualquer setor. Na maioria duas ou mais empresas se unem para dividir custos e resultados. Esta é a essência da nossa proposta.

            Que começa com uma idéia simples e revolucionária. Coisa tipo ovo de Colombo!  Que logo vai ser a sensação dos que aproveitam as boas idéias: um cartão de visitas impresso na frente e no verso. De um lado o seu. No verso o cartão de um parceiro, naturalmente de outra área de atividade, que não a sua.

            Como sugestão, busque parceiros com áreas de atuação que possam, por sua ação, atuar em meio cujos clientes podem necessitar dos seus serviços. Abaixo alguns exemplos, tomando a Odontologia como base, para entender melhor e mais facilmente a idéia e ajudar aos que dela gostaram:

Odontopediatra              Médico pediatra
Ortodontista                    Fonoaudiólogo
Implantodontista            Cirurgião Plástico
Cirurgião                          Traumatologista
Periodontista                  Cardiologista
Dentística                         Esteticista

            Afora este critério por afinidades, todas as outras composições por laços de família, proximidade de consultórios, amizades de várias procedências ou outras, são oportunas no objetivo de se utilizar o verso do cartão de visitas para fazer divulgação de um parceiro profissional e ter a sua parceria também.

            As mais comuns serão certamente as familiares. Marido e mulher, irmão e irmão, pai e filho, com certeza terão total facilidade em adotar esta nova idéia e fazer dela uma maneira de ampliar clientela, até porque não existe utilização prática para o verso do cartão de visitas, muitas vezes sendo este usado por seus possuidores, como local de anotações.

            Toda vez que algum parceiro seu entregar o cartão dele, estará automaticamente fazendo uma divulgação. Muitas vezes com testemunho, porque se o cliente olhar o verso do cartão e perguntar, certamente o seu parceiro de cartão fará bons comentários a seu respeito.

            Nesta idéia de parceria com compartilhamento de cartões de visita, diferentemente do que acontece com a AIDS, aqui são aceitos vários parceiros, sem necessidade de fidelidade ou outras limitações. Quantos parceiros mais usarem o verso dos cartões com o seu, mais chances de novos clientes você terá. Mais gente vai saber a sua atividade e seu telefone.

            Afora o aspecto custos, que se por um lado é insignificante, por outro faz com que os custos com cartão o sejam ainda menores e tendo muitos cartões, você dificilmente vai esquecer de sair com os seus, dando-se ao luxo de escolher o parceiro do dia, de acordo com o tipo de compromisso que for ter.


A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL
- AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA EXPRESSAMENTE PELO AUTOR PARA O PORTAL BRASIL -


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI