Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

GESTÃO DE MARKETING E NEGÓCIOS
16 / NOVEMBRO / 2007

MELHOR HORÁRIO PARA TRABALHAR
Por Antônio Inácio Ribeiro (*)
Colunista-titular do Portal Brasil e diretor da Odontex, www.odontex.com.br

            Uma das maneiras de se obter melhor desempenho e resultados em sua profissão é adequar seu horário de trabalho às disponibilidades e necessidades do mercado, fazendo com que sua disponibilidade coincida com as necessidades de quem está procurando por seu serviços.

            Assim como um restaurante não deve fechar ao meio dia, à noite ou aos domingos, deixando a folga para segunda, dia de menor procura, um Cirurgião Dentista que procura melhorar seu desempenho precisa observar alguns detalhes que podem mudar significativamente seus resultados.

            A melhor alternativa seria começar um pouco mais tarde, porque são poucos os que se habilitam irem cedo a tratar dos dentes, que infelizmente a maioria empurra para mais tarde. Em vista disto uma alternativa para o turno da manhã seria das 9 às 13 horas, cobrindo um pouco os que querem ser atendidos logo após saírem de seu trabalho em industrias ou comércio.

            Para o período da tarde o básico seria das 15 às 19, com alternativa das 16 às 20 aos que defendem como os espanhóis, que depois do almoço o sangue se concentra no estomago para a digestão e não no cérebro. A vantagem de começar o período da tarde um pouco depois, seria também ter um horário todos os dias para ir ao protético, à dental, ao banco ou outros compromissos tão corriqueiros, como indispensáveis.

            Há que se considerar também que as industrias que estão em ritmo acelerado ou desejam progredir, fazem um turno da noite, assim como as lojas que buscam vender mais, mesmo trabalhando de 2ª a 6ª, abrem nos sábados e domingos, como as dos shoppings, usando uma outra equipe de funcionários, aproveitando o mesmo custo fixo das instalações.

            Neste sentido, considerando que o maior investimento para o exercício da Odontologia é o próprio consultório, uma alternativa inteligente seria o atendimento por um outro profissional, no mesmo local, em horário especial que bem poderia ser das 19 às 24 horas, cabendo a este um plantão com celular nos fins de semana.

            Estas propostas permitem atender clientes nos horários convencionais de almoço das outras profissões e após o encerramento das atividades destas (18 horas), no objetivo de busca de um melhor aproveitamento de disponibilidades de parte a parte.

            Não pretendemos mudar os hábitos de quem já se estabilizou e sim dar novas opções a que esta precisando melhorar seu desempenho, que certamente será mais facilmente obtido na medida em que se adequarem aos horários dos interessados.

            Aproveitando para puxar um pouco para o meu lado, vamos tratar agora do outro tema proposto é o melhor horário para a leitura. É justamente o tempo perdido para outras coisas, como por exemplo, quando um paciente falta ou se atrasa, nos dias de chuva, quando outras coisas são difíceis de fazer. Também quando o sono não vem ou quando se acorda de madrugada e não se consegue voltar a dormir. Nestas duas situações a leitura funciona como um sonífero natural.

            Nas situações propostas acima, o importante é ter à mão algo útil para se ler, não o fútil de leituras inconseqüentes, de forma que esta disponibilidade seja um incentivo à criação do hábito, que se não for assim não acontecerá por que não nos motivamos a coisas comuns. Neste sentido tenho trabalhado estes envios, para criar nos amigos o hábito da leitura continuada e os convido a comprarem alguns dos meus livros para os momentos em que a situação requerer leitura mais adequada. 

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL
- AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA EXPRESSAMENTE PELO AUTOR PARA O PORTAL BRASIL -


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI