Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

GESTÃO DE MARKETING E NEGÓCIOS
01 / OUTUBRO / 2007

ENTREVISTAS COMO MARKETING
Por Antônio Inácio Ribeiro (*)
Colunista-titular do Portal Brasil e diretor da Odontex, www.odontex.com.br

            Aproveitei minha viagem à Argentina para ler um livro sobre PNL – Programação Neuro Lingüística, tema preferido de nove entre dez comunicadores dos dias atuais. Nele há um destaque para a importância da linguagem na comunicação e desta ao sucesso profissional.

            A partir deste posicionamento lembrei do quão importante é para o Cirurgião Dentista, comunicar-se com seus clientes, a curta e a longa distância. Na curta aproveitando bem o tempo que tem o ouvido do paciente a sua disposição enquanto trabalha e na longa, utilizando-se dos modernos meios de comunicação à disposição.

            Como tem sido característica de nossa coluna, temos buscado sempre novas alternativas de comunicação, para aumentar seu leque de possibilidades, ao tempo em que cada um analisa e vê quais se apresentam como mais viáveis ou oportunas a si mesmo.

            Para nosso tema de hoje escolhemos uma que é uma das mais antigas formas de jornalismo e que com algumas dicas e uma sugestão padrão, pode transformar-se em uma matéria ou marketing pessoal, com a aplicação dos modelos de entrevistas que colocaremos ao final.

            Objetivando dar uma aplicação imediata para estas entrevistas, lembramos que nossa página www.odontex.com.br tem uma secção de entrevistas, tanto de Cirurgiões Dentistas como de pacientes destes, com uma pergunta sutil ao final, que pode se transformar em excelente instrumento de marketing, na medida que você tiver um paciente VIP, quer a nível nacional ou local.

            Aos que ainda não as leram, sugerimos que o façam agora, depois da leitura desta coluna, para melhor avaliar o potencial deste tipo de comunicação e aproveitando da linguagem que nela introduzimos, no objetivo de lhe facilitar o aproveitamento desta ferramenta.

            Para motivar sua utilização, procure lembrar quantas vezes você já leu entrevistas em jornais e revistas ou quantas as assistiu na televisão, estágio seguinte do sucesso daqueles que, passando pelas entrevistas preparadas, estão aptos para as ao vivo.

            Lembre que o ser humano tem uma curiosidade histórica pelos feitos de seu semelhante e em muitas vezes se inspira neles para definir seus passos e caminhos. E que quanto mais estivermos expostos à mídia, maiores serão nossas chances de nos tornarmos mais conhecidos e assim conquistarmos mais clientes.

            Aproveite as entrevistas-padrão que colocamos a seguir não só para praticar, como para pensar em quem e onde se as poderão publicar. Não pense de imediato num grande veículo, pois isto poderá retardar seu projeto. Certamente em um veículo mais próximo, suas perspectivas aumentam e os resultados idem.

            De nossa parte pretendemos também obter com o envio dos modelos a seguir, novas entrevistas e entrevistados para atualizar a cada tanto nossa página e desta forma motivar a mais leitores que nos visitam cada vez mais.

            Neste objetivo o convidamos a fazer cópia destas entrevistas em um disquete e impressas em papel, para as telas prontas sempre que aparecer uma oportunidade. Este procedimento facilitará sua aplicação no momento exato.

            Entendendo ser necessária alguma modificação nas perguntas, sinta-se à vontade, já que nosso objetivo foi somente colocar um modelo padrão que pudesse servir de ponto de partida e motivação para que se adote este marketing como forma de divulgar a profissão e aos que a ela se dedicam.

            Assim que tiver a sua ou a de um cliente famoso, nos a envie. Se entender que regionalmente obterá mais resultados, veja o veículo que lhe parecer mais oportuno e a envie, pois esta é melhor maneira de tornar seu sonho possível. E realidade.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL
- AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA EXPRESSAMENTE PELO AUTOR PARA O PORTAL BRASIL -


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI