Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

GESTÃO DE MARKETING E NEGÓCIOS
01 / SETEMBRO / 2007

SORRIR FAZ BEM A SAÚDE !
Por Antônio Inácio Ribeiro (*)
Colunista-titular do Portal Brasil e diretor da Odontex, www.odontex.com.br

            Às vezes nos apegamos a um fornecedor de serviços ou loja de conveniência, sem sabermos ao certo o porquê da sua escolha, como nosso preferido. Outras nos damos conta que nem sempre o seu preço, produto ou serviço é o melhor, mas a ele nos mantemos fiéis por um longo tempo.

            No marketing profissional estudamos isto, seus porquês e como conseguir esta fidelização. No marketing pessoal encontramos algumas razões. Que sempre começam com a simpatia e bom humor. E terminam invariavelmente em um bom sorriso.

            Partindo-se desse princípio, por que não buscá-lo e usá-lo, já que ele só nos trará benefícios? E clientes? Como conquistá-los? Simples: com bom humor. Usando até nossos defeitos para reverter o quadro e usá-los como atrativo.

            Lembro de um caso de Porto Alegre, onde os colegas do marketing tinham um problema com o nome de uma loja tradicional: Casas Huddersfield. Criaram uma campanha que em pouco tempo não saía mais da cabeça dos consumidores: Casas Huddersfield, difícil de pronunciar, mas fácil de encontrar.

            Vou dar um toque pessoal: desde os 30 anos comecei a perder cabelos. Aos 40 já era careca avantajado. E aos 50 assumi uma careca total e passei a me divertir com ela a ponto de hoje usá-la como minha referência: o careca mais famoso da Odontologia.

            Disto pode sair uma sugestão: aproveite alguns pontos negativos da profissão e faça deles motivo de piada. Divertimento que irá desmistificar e tirar medo de alguns clientes. Por exemplo, com o preço, contando uma piada relacionada.

            Seja como aquele amigo que você admira por saber contar piadas. Lembro que tinha uma dificuldade de falar em público que me fazia transpirar. Hoje falo para 500, 1.000 pessoas como se estivesse em casa. Sabe como? Só praticando. E tendo o que dizer. Faça o mesmo. Tenha piadas na cabeça e conte.

            Torne-se um bom contador de piadas da sua profissão. Dos outros temas não chamam tanto atenção, por já existirem muitos contadores. E ser um bom profissional, na avaliação subjetiva de muitos dos clientes, que o consideram “um cara legal”, um bom profissional. E conquiste assim mais alegres e fiéis clientes. Se divertindo e fazendo sorrir. Uma arte e uma missão!

            Esta idéia me parece tão importante que imagino seria interessante até se propor uma campanha: SORRIR FAZ BEM A SAÚDE ! Em contraponto à já famosa FUMAR FAZ MAL A SAÚDE. Sorrir faz bem aos brasileiros, um povo alegre por natureza, que muitas vezes só não sorri mais, por problemas dentais. Outros sorriem mais exatamente para mostrar sua nova prótese ou dentes mais brancos por clareamento. Contar piadas e fazer sorrir faria bem e aumenta o número de pessoas que vão lembrar de seus serviços quando deles precisarem. Exatamente pelas piadas.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL
- AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA EXPRESSAMENTE PELO AUTOR PARA O PORTAL BRASIL -


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI