Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

GESTÃO DE MARKETING E NEGÓCIOS
16 / SETEMBRO / 2007

MARKETING PROFISSIONAL GRATUITO
Por Antônio Inácio Ribeiro (*)
Colunista-titular do Portal Brasil e diretor da Odontex, www.odontex.com.br

            Muito comentei em meus textos e cursos sobre a necessidade de se comunicar mais com a comunidade, através dos veículos de massa, no objetivo de promover a importância da sua profissão, através de matérias específicas com temas pontuais e de forte apelo por suas conseqüências.

            Como comparativo sempre cito a presença do Dr. Dráusio Varela, que se constitui em um verdadeiro marketing gratuito da Medicina, todos os domingos, no horário nobre da Globo, com toda a força da audiência de um Fantástico, a promover as necessidades médicas de forma leiga para que o povo entenda seus problemas e busque solução.

            Neste sentido tenho comentado a importância do livro “100 motivos para ir ao dentista” que escrevi como um manancial de temas a serem abordados em programas e reportagens leigas sobre os 98 outros problemas odontológicos, que deveriam levar os pacientes aos consultórios, além da dor e da estética.

            Isto é tão verdade que o livro vem sendo publicado com destaque em outros países (Espanha, Argentina, Peru, Colômbia e Venezuela) e aqui no Brasil, embora todo o meu esforço para popularizá-lo, ele não consegue o destaque devido. Talvez por não o considerarem pelo que ele verdadeiramente é: um marketing da profissão.

            Talvez quando for publicado por uma grande editora de âmbito nacional e estiver presente em todas as livrarias do Brasil, com o destaque e a força editorial desta grande editora, tradicional publicadora de “best sellers”, o quadro mude.

            Comento do livro hoje, porque ontem o Fantástico apresentou uma matéria sobre o mau hálito, com uma visão médica e outra odontológica, sem esquecer de comentar da importância de se visitar um dentista a cada seis meses, como parte das iniciativas de solução ao problema.

            Imagino que durante a semana o número de pacientes nos consultórios perguntando sobre mau hálito tenha aumentado bastante, o que poderia acontecer periodicamente com outros motivos diferentes, abordados em programas de grande audiência, para levar as pessoas aos consultórios.

            Além do mau hálito, outros temas interessantes que abordo no livro, dariam boas matérias no Fantástico ou em programas similares, tais como: o ronco, a enxaqueca, enfartos por bactérias, clareamento, diastema, trauma psicológico, bruxismo, respiração bucal, aftas e herpes, dentre muitos outros.

            Uma maneira de se obter este destaque em programas de grande audiência é colocar a os temas da sua profissão nas demais mídias, na forma de reportagens, matérias, entrevistas, programas de variedades, colunas, conferências, aulas e palestras em empresas e entidades usando motivos para se lançar mão dos serviços da sua profissão, que se elaborados e catalogados, em pouco tempo poderão transformar-se em livro diferente, com elemento inspirador para os vários temas e abordagem leiga, em razões para mais valorizarem a sua profissão.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL
- AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA EXPRESSAMENTE PELO AUTOR PARA O PORTAL BRASIL -


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI