Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

M O T I V A Ç Ã O   &   E M P R E E N D E D O R I S M O
01 / AGOSTO / 2007

ADVERSIDADES VENCIDAS PELA UNIÃO
Por Yasushi Arita (*)

Todos os seres humanos têm suas funções e talentos. A habilidade de um pode não ser o melhor do outro,
mas a soma das diferenças é sempre positiva quando há respeito à individualidade

            Com a saúde bastante debilitada e preocupado com o destino de sua família, um patriarca chama seus filhos e faz um pedido. Cada um deles teria que se apresentar diante dele com uma vara nas mãos. Apesar do inusitado, eles obedeceram. Quando estavam todos presentes, o pai pediu que cada um quebrasse, sem receios, a sua própria vara. Eles cumpriram, sem dificuldades, o desejo do ancião. Em seguida, o homem pediu que o filho mais forte juntasse todos os pedaços das varas num único feixe e partisse de uma só vez todas elas ao meio. Apesar da sua força e virilidade, o rapaz não conseguiu sequer fazer estalar o monte de varas. Diante dessa cena, o velho chamou a atenção de todos e concluiu que as varas representam cada membro de sua família. Se cada um pensasse somente nas suas próprias necessidades seriam fracos e vulneráveis. Mas, se todos se mantivessem unidos, seriam fortes e venceriam todas as adversidades.

            Essa ilustração mostra que poucas coisas são tão valiosas quanto a união entre as pessoas. A unidade é a alma de uma equipe, corporação, sociedade ou família vitoriosa. Membros unidos num grupo são capazes de alcançar bons resultados mais rapidamente, desenvolvem a auto-estima, a autoconfiança, criam melhores condições para administrar sua vida em todos os âmbitos e confiam na cumplicidade de outras pessoas. Quando cada um cumpre a sua parte e ainda se dispõe a colaborar com o outro, todos saem ganhando. A união de forças gera vantagens que ultrapassam os limites corporativos e acrescentam também individualmente.

            A capacidade de trabalhar em equipe tornou-se uma virtude imprescindível para o sucesso de qualquer profissional. Criar e manter a cultura de unidade numa equipe não é fácil, afinal, onde há pessoas com diferentes idéias existe a possibilidade de haver conflitos. Mas, o resultado de idéias de duas "cabeças pensantes" é melhor que uma. Todos os seres humanos têm suas funções e talentos. A habilidade de um pode não ser o melhor do outro, mas a soma das diferenças é sempre positiva quando há respeito à individualidade.

            O Homem, em sua essência, não sobrevive sozinho. Desde que o mundo é mundo, por mais individualista que seja, ele precisa da convivência de semelhante. Seja no mundo dos negócios, nos relacionamentos pessoais ou sociais, nenhuma área fica isenta dessa verdade. Aprender diferentes perspectivas e criar relações que beneficiam todas as partes é um excelente exercício para estabelecer a união entre as pessoas. Quando a união é a marca de uma equipe as idéias fluem para conquistar o objetivo comum e também gera melhores condições de atuação individual.

            Há alguns anos, eu passei pela experiência de dissolver uma sociedade e iniciar a Arita Leader Training. A participação e união da minha família foram fundamentais para superar as dificuldades e engrenar a nova empresa. Se tivesse acontecido o contrário creio que sozinho eu não teria consolidado o empreendimento. Hoje, a empresa se mantém próspera e eu conto com membros da minha família e diversas outras pessoas que estão unidas comigo no mesmo objetivo. Valorizo o crescimento pessoal porque entendo que esse aspecto reflete no profissional e vice-versa. As minhas equipes estão divididas em três regiões diferentes, mas a unidade entre as pessoas, o propósito da empresa, o foco do trabalho é transparente para todos. Eu não tento quebrar o feixe de varas sozinho. Preocupo-me em manter a equipe unida para superar as dificuldades. Só se vence pela força da união.

(*) Yasushi Arita é facilitador e diretor da Arita Leader Training e autor do livro "Olhe o que você está fazendo com a sua vida!"
Site: www.arita.com.br/ E-mail: [email protected]

A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS©

Leia aqui mais colunas sobre Motivação & Empreendedorismo


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI