Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

M O T I V A Ç Ã O   &   E M P R E E N D E D O R I S M O
16 / DEZEMBRO / 2007

A ESCOLHA CERTA
Por Denise Amaral (*)

            Você tem o poder de escolher. Pode optar pelo certo ou pelo errado, pelo fácil ou pelo mais elaborado, por aquilo que implica em responsabilidades ou pelo que o livra de qualquer preocupação. Você pode escolher entre ficar onde está, ou pode querer ir muito mais adiante. Pode contentar-se com aquilo que tem, ou pode ir atrás de novos desafios e novas oportunidades.

            Suas escolhas refletem sua personalidade, sua formação, seu caráter, e determinam seu presente, seu futuro, e o tipo de vida que você vai viver. Determinam também a influência que você vai ter na sua família, na sua empresa e na sociedade.

            Faça suas escolhas com prudência e sabedoria. Não se engane por recompensas imediatas, cujas conseqüências futuras podem ser extremamente negativas. Acostume-se a olhar mais adiante, a ponderar antes de decidir, para que suas decisões gerem apenas benefícios, reais e duradouros.

            Assuma riscos calculados, sem jamais menosprezar a força do certo, do justo, do honesto, pois estes são valores duráveis, confiáveis. Não se deixe levar pela impressão de que pode mais aquele que é mais esperto, que burla as regras sem ser pego, que tira vantagens da inocência alheia, que se beneficia pela obscuridade de intenções ou a omissão de informações. Agarre-se à verdade e à integridade, pois elas o guiarão a salvo para o equilíbrio seja qual for a crise, seja qual for a tempestade.

            Que suas escolhas tenham nas virtudes as suas raízes, e elas o manterão firme e forte, crescendo sempre, e dando frutos bons em grande quantidade.

            Descubra quais as coisas que você sabe fazer muito bem. Cada pessoa tem qualidades que lhe são próprias, talentos que a diferenciam dos demais, e estes talentos podem ser utilizados de várias maneiras diferentes. Você pode aplicar estes talentos em seu trabalho. Mesmo que não seja diretamente na atividade que você realiza com mais freqüência, mas auxiliando outras pessoas, ou colaborando em projetos nos quais você não está diretamente ligado.

            Algumas pessoas conseguem perceber detalhes que escapam à grande maioria. Conseguem enxergar além dos fatos, antecipar problemas, identificar falhas que os outros deixam passar. São sensíveis a gestos e olhares, e chegam a perceber a intenção que está por trás da atitude aparentemente normal de muita gente.

            Este é um talento que não deve ser desperdiçado. Mas para que realmente produza resultados práticos positivos, deve estar firmemente atrelado às virtudes.

            Se você percebe que alguém cometeu um erro grave em um ponto qualquer de um processo complicado, não deixe de alertar. Lembre-se que o erro alheio não significa que a sua capacidade de acertar seja mais notada ou melhor recompensada. E o erro de uma pessoa pode afetar, lá na frente, o resultado do seu trabalho também. Mas demonstrar solidariedade a outro, e uma preocupação com o trabalho como um todo, isso sim é notado.

            O melhor profissional é aquele que não trabalha apenas para si, mas para a sua empresa, e empresta dela o seu sucesso. Seu desempenho implica em prestígio para a empresa, prestígio que lhe retorna multiplicado.

            Se uma empresa faz sucesso no mercado, o fato de trabalhar para ela traz um reconhecimento público pessoal para todos aqueles que têm seu nome ligado a ela. Portanto, todo esforço feito no sentido de realizar um bom trabalho a cada dia se transforma em energia altamente positiva, cujos efeitos se fazem sentir não apenas no âmbito profissional, mas no plano social também.

            Tenha a coragem de apontar erros, e de oferecer soluções. Tenha a coragem de procurar as pessoas responsáveis por cada projeto de que você participa ou não, sempre que sentir que pode colaborar para que os resultados sejam melhores. Toda empresa precisa de profissionais com iniciativa e criatividade, que não tenham medo de enfrentar um desafio e de buscar soluções novas para os problemas ou para as demandas do mercado.

            Sempre que houver uma chance, aproveite. E mostre o quanto você é capaz de fazer, e quanto sucesso é capaz de alcançar.

            Ao mostrar-se capaz de realizar outras tarefas e disposto a fazer além do que você habitualmente faz, você lança luzes sobre sua capacidade profissional e cria caminhos por onde avançar em sua carreira.

            Não falta oportunidade para quem se mostra disposto a trabalhar, e não faltam desafios àqueles que se mostram capazes de enfrentá-los.

            Não desperdice suas energias lamentando que você não é reconhecido, e que seus talentos são desperdiçados em um trabalho que não está à altura da sua capacidade pessoal. Utilize-as de forma positiva, buscando todas as chances de mostrar que você tem muita iniciativa, é interessado e muito capaz.

            Os resultados virão mais rápido do que você imagina!

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 400 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.
Seu e-mail: [email protected].

A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS©

Leia aqui mais colunas sobre Motivação & Empreendedorismo


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI