Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

M O T I V A Ç Ã O   &   E M P R E E N D E D O R I S M O
01 / FEVEREIRO / 2007

ORGANIZAÇÕES: CUIDADO! ATENÇÃO, PERIGO!
Por Gilberto Wiesel (*)


            As empresas sempre estão em busca da superação. Os desafios culturais, políticos e econômicos exigem um estado de alerta geral, em todos os setores de uma empresa. Percebe-se, assim, que essa postura é responsável pela sobrevivência e também pelo crescimento das organizações. É a estratégia do olhar, sentir e ouvir o mercado. Acredito que esse seja o caminho para diminuir riscos e sobressaltos. Nesse processo, porém, há uma situação que preocupa. Refiro-me a um fator invisível chamado DEPRESSÃO.

            A depressão é uma doença muito séria que tem o poder de anular todo e qualquer procedimento predeterminado pela empresa. Um colaborador em depressão pode afetar o desempenho de toda equipe. Para o coletivo estar afinado, estruturado e unido, todos os indivíduos devem estar visivelmente sadios. Não me refiro, nesse caso, à saúde física, mas à saúde psicológica. A depressão é um mecanismo desestabilizador e neutraliza a força e a energia das equipes e da organização como um todo. Então, cuidado! Atenção! Perigo!

            Diante do exposto, conclui-se que esse invisível deve ser motivo de preocupação em uma organização.

            Como proceder então para identificar em si mesmo e nos colegas sintomas da doença?

            A seguir, citarei alguns sintomas que podemos considerar como pistas e, dependendo da identificação desses e do quadro que se apresentar, será necessário procurar ajuda especializada.

            A depressão é uma doença marcada pelo cansaço, dores físicas, perda de energia, distúrbios de sono, mudança no apetite, dores nas costas, dores de cabeça e abdominais, fadiga e distúrbios gastrintestinais, estresse, falta de concentração, desesperança, culpa excessiva, apatia, alterações na libido, além de outros.

            É bom salientarmos que a depressão atinge:
- 15% da população;
- 12% dos homens;
- 20% das mulheres;
- 17 milhões de brasileiros.

            O não tratamento da doença traz como conseqüência a mortalidade por suicídio em 18% dos casos, além de contribuir para o surgimento de outras doenças como diabetes, por exemplo.( Fonte: Organização Mundial da Saúde )

            A partir dessas informações, fica claro que a empresa, composta por seres humanos, tem a obrigação de acolher seus colaboradores com um olhar mais abrangente, mais humano. A depressão é uma doença que pode estar em qualquer setor, ou classe social, pois ela é resultado da ação do homem no universo. A dinâmica do mundo nos joga, muitas vezes, em doenças invisíveis que são difíceis de serem aceitas. Por esse motivo, acredito, que é obrigação dos que podem ajudar, oferecer ajuda, encontrando, no mundo corporativo, espaço para os caminhos da cura. Os especialistas aguardam àqueles que se permitirem ser ajudados.

            Considerar o invisível procurando desmistificá-lo é muito importante, só assim estaremos aliviando as dores da nossa alma e dos que convivem ao nosso redor.

(*) Gilberto Wiesel, palestrante motivacional, foi colunista-titular do Portal Brasil e hoje é colaborador eventual. Seu site: www.gilbertowiesel.com.br.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS©

Leia aqui mais colunas sobre Motivação & Empreendedorismo


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI