Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

A D M I N I S T  R A Ç Ã O     D E     E M P R E S A S
0 1  /  S E T E M B R O  /  2 0 0 8

OS TALENTOS DE CADA UM
Por Denise Amaral (*)

            Em qualquer processo de seleção dentro das empresas, é necessário que os candidatos sejam avaliados de forma bem abrangente. Claro que seus conhecimentos técnicos e sua experiência profissional contam, mas as pessoas são muito mais do que aquilo que estudaram ou aquilo que já fizeram – é importante investigar como, exatamente, elas aproveitaram de fato tudo isso.

            Considere, por exemplo, uma turma de alunos em uma faculdade qualquer. As aulas são as mesmas  para todos, os mesmos professores, carga horária idêntica... e no entanto, cada um tem um aproveitamento próprio. Isso porque as personalidades são distintas, a percepção é diferente, os critérios de importância mudam, e o próprio perfil psicológico de cada um faz com que os estímulos sejam recebidos e absorvidos de forma particular.

            Alguns são mais quietos, outros mais expansivos. Alguns se atêm aos detalhes enquanto outros têm uma percepção mais acurada da situação como um todo. Alguns são obrigados, pelas circunstâncias da vida, a administrar vários problemas ao mesmo tempo, enquanto outros são poupados, e podem focalizar uma questão de cada vez. Alguns levam uma vida privilegiada, sem muitas pressões, enquanto outros precisam conciliar trabalho com sérios problemas pessoais. Alguns só cuidam de si mesmos, enquanto outros têm família para cuidar.

            As peculiaridades de cada pessoa formam uma trama única, e montam um indivíduo especial. São estas diferenças que determinam se um profissional é indicado, ou não para determinada posição.

            Não é nada fácil escolher, pois o ser humano é extremamente complexo. Um erro de avaliação e teremos criado um grande problema, tanto para a empresa, que não terá suas necessidades imediatas supridas pelo profissional contratado, quanto para o indivíduo  que, por melhor que sejam as condições materiais da posição assumida, não conseguirá se desenvolver plenamente, pois não terá  condições propícias para tanto.

            Preparo técnico não é tudo – os talentos pessoais de cada um é que determinam o profissional que se encaixa perfeitamente em cada posição.

            Preparar-se para um futuro profissional de sucesso implica, portanto, em desenvolver esses talentos,  e saber determinar como e onde eles serão aplicados com o máximo de aproveitamento. Do contrário, seria como querer ter uma vinícola,por exemplo, e investir nos melhores profissionais do ramo, mas escolher uma área cujo clima não é nada propício para o  cultivo de uvas.

            O sucesso é composto por uma série de condições que se harmonizam e se entrelaçam, e o profissional inteligente tem que descobrir quais são, e como utilizá-las em seu benefício, de forma que as vantagens que o diferenciam dos demais e que o tornam perfeito para este ou aquele cargo fiquem muito claras para quem o estiver entrevistando.

            Nesta perspectiva, é sempre bom lembrar que cada experiência é importante, que todos os fatos contam, mesmo que a princípio pareça que não há relação direta com o trabalho a ser realizado. Mas cada característica, cada capacidade, cada facilidade faz parte daquilo que uma pessoa é – e, portanto, daquilo que ela está apta a enfrentar e conseguir.

            Na mesma proporção as fraquezas e dificuldades, mesmo que em outras áreas da vida, sinalizam um possível problema no decorrer da vida profissional.

            Em se tratando de sucesso profissional, não podemos abrir mão de nenhuma oportunidade de aprimoramento – tanto técnico como pessoal. Tudo conta – a forma como uma pessoa se veste, como se porta, como se dirige aos outros, sua forma de se expressar, as palavras que escolhe usar, sua atitude diante de superiores e inferiores hierárquicos, sua reação a imprevistos e a falhas (tanto suas quanto às dos demais)...  O ser humano é uma criatura complexa e maravilhosa! Mas não é difícil de decifrar para aqueles que realmente prestam um pouco de atenção. Os sinais estão por toda parte!

            O problema é que, nos dias de hoje, a pressa que se tornou tão característica e se disseminou tão assustadoramente por todas as camadas da sociedade, faz com que quase ninguém pare, realmente, para analisar, gerando erros de avaliação gravíssimos no momento de escolher ou contratar.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade. É autora do livro  "Crianças podem voar",
publicado pela Editora Internacional e possui mais de 400 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho. Seu e-mail: [email protected].

PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA POR ESCRITO
OS DIREITOS AUTORAIS DESSE TEXTO ESTÃO RESERVADOS AO SEU AUTOR

Leia mais sobre administração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI