Área Cultural

Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal


- E D I T O R I A L -
1 6  /  D E Z E M B R O  /  2 0 0 8

AVIAÇÃO - Azul deixa o céu brasileiro mais disputado - A empresa aérea "Azul Linhas Aéreas Brasileiras", iniciou ontem suas operações como mais nova empresa aérea de transporte aéreo regular do país. Seu primeiro vôo foi na rota Campinas (leia-se São Paulo) - Salvador. A empresa iniciará ainda este mês operações nas cidades de Porto Alegre, Curitiba e Vitória. A empresa utilizará aeronaves fabricadas pela Embraer, modelos 190 e 195, todas elas equipadas com bancos em couro e apenas duas fileiras com duas poltronas cada, trazendo, com isso, maior conforto aos seus usuários. Já não era sem tempo já que as "empresas brasileiras" utilizam apenas aeronaves norte-americanas ou européias (Gol, TAM, Oceanair, Webjet, TAF, Rico, VARIG, etc). O dono da empresa, David Neeleman, comanda a Jet Blue, norte-americana, uma das mais bem sucedidas empresas aéreas do mundo e que foi quem iniciou as chamadas tarifas "low-fare", de baixo custo, inicialmente acompanhada pela GOL. Hoje a GOL cresceu, não precisa mais disso, e ignorou seus princípios. A meta é ganhar dinheiro e terceirizar pessoal, mesmo que isso importe em baixa qualidade de atendimento. Na minha opinião a GOL é hoje a pior das empresas aéreas brasileiras regulares.

            O jato escolhido para equipar a frota, o Embraer 190 e 195, não são apenas os mais confortáveis ou os mais avançados aviões da categoria. Na configuração escolhida pela Azul, serão uma das mais seguras aeronaves em operação em todo o mundo. Cada um deles será equipado com dois dispositivos moderníssimos, os HUD – Head Up Displays – que permitirão um significativo aumento na segurança operacional. Eles funcionam projetando informações fundamentais sobre os vidros adiante dos pilotos. Desta forma, eles podem trabalhar com mais segurança, sobretudo em condições de baixa visibilidade. A Azul será a única no mundo a operar com HUDs duplos, para ambos os pilotos, em 100% da frota. Mais uma inovação adotada pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras: os novos Embraer 195 contarão com dispositivos eletrônicos de controle dos documentos, papéis, relatórios de cálculos e demais funções da administração de vôo. Esse sistema chama-se EFB – Electronic Flight Bag. David Neeleman está entusiasmado com a aeronave escolhida. "O Embraer 195 é perfeito para o mercado brasileiro. Nós poderemos estabelecer serviços lucrativos, sem escalas entre vários pares de cidades, bem como um número maior de freqüências entre elas."

            A empresa já tem encomendadas dezenas de novas aeronaves que serão incorporadas aos poucos. O site da empresa é o www.voeazul.com.br que já vende bilhetes de forma online também.

AVIAÇÃO II - Caos aéreo continua: ANAC e companhias aéreas continuam demonstrando incompetência administrativa e operacional - A Infraero registrou atraso de mais de 30 minutos em 71 (11,6%) dos 610 vôos previstos entre 0h e 10h de hoje, de acordo com boletim divulgado pela empresa. Foram cancelados 49 vôos (8%). No Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica), em Guarulhos (SP), 12 (18,5%) dos 65 vôos programados atrasaram e três (4,6%) foram cancelados.

            Segundo a Infraero, o movimento no terminal era intenso por volta das 10h, mas considerado normal nesta época. O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, teve 13 (20%) dos 65 vôos previstos cancelados. Até as 10h, não havia registro de atrasos. Segundo a Infraero, o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, registrava atrasos em sete (13%) dos 54 vôos previstos até as 10h e nenhum cancelamento. O terminal Santos Dumont, no centro da capital fluminense, tinha um cancelamento (4,5%) e nenhum atraso.

            Outros aeroportos que apresentavam índices expressivos de atrasos no horário eram Manaus (40%), Belém (33,3%) e Brasília (28,2%).

ECONOMIA - Japão aprova maior orçamento de todos os tempos - O governo japonês aprovou um orçamento recorde de 88,548 trilhões de ienes (um trilhão de dólares, 720 bilhões de euros) para o exercício 2009-2010, com o objetivo de financiar "medidas sem precedentes" contra a recessão.

            O orçamento do próximo ano fiscal (que vai de 1º de abril de 2009 a 31 de março de 2010) representa uma alta de 6,6% em relação ao exercício 2008-2009.

            Os gastos, aprovados pelo conselho de ministros, ainda devem ser votado em janeiro no Parlamento. "Diante de uma situação econômica extraordinária, devemos adotar medidas sem precedentes", afirmou o primeiro-ministro Taro Aso. "O Japão não pode evitar esta tsunami da recessão mundial. Porém, adotando medidas radicais, queremos ser o primeiro país do mundo a sair da recessão", acrescentou, antes de advertir que "as condições vão piorar no próximo ano".

            A economia japonesa, a segunda maior do mundo, já entrou oficialmente em recessão - com a contração do PIB por dois trimestres consecutivos - e as exportações, especialmente de veículos e produtos eletrônicos, desabaram nos últimos meses.

            As emissões de bônus do Tesouro para financiar o orçamento vão aumentar 31,3% (33,29 trilhões de yenes). Com o aumento orçamentário, a dívida pública do Japão, que já é a maior entre os países desenvolvidos, vai registrar uma alta considerável. O valor dos bônus do Tesouro em circulação vai atingir o recorde de 581 trilhões de ienes (6,4 trilhões de dólares) em março de 2010.

            Os créditos para a ajuda ao desenvolvimento vão cair 4% e os de defesa nacional 0,1%. A arrecadação fiscal registrará queda de 13,9%, em conseqüência da redução de impostos às empresas para que possam enfrentar a desaceleração econômica. O governo projeta crescimento zero para 2009-2010, apesar do Fundo Monetário Internacional (FMI) ter previsto uma forte contração da economia nipônica.

TRANSPORTES - Eleitos os carros do ano - Como faz anualmente a Revista Quatro Rodas, da Editora Abril, elegeu, em suas respectivas categorias, os melhores carros de 2008. São eles:

Peruas e utilitários esportivos leves - Hyundai Tucson
Hatches compactos básicos - Ford Ka
Hatches compactos premium - Renault Sandero
Hatches médios - Fiat Stilo
Picapes leves - Fiat Strada
Picapes médias - Toyota Hilux
Sedãs compactos - Renault Logan
Sedãs médios - Honda Civic
Minivans - Honda Fit.

Melhor veículo de 2008 (eleito pelo Portal Brasil): Hyundai Tucson.

Destaque: Hyundai Tucson - Em duas versões de motorização (2.0, 4 cilindros, 16 válvulas e 142 HPs e 2.7, V6, 24 válvulas e 180 HPs) é, de longe, a melhor perua do mercado, principalmente se comparado seu custo x benefício. 95% delas são da versão 4 cilindros (a partir de R$ 79 mil). A V6 porém (R$ 92,4 mil), é o grande destaque onde, em sua versão top, impressiona pelo pacote oferecido, veja a seguir:

- Motor V6, 2.7, 24 válvulas com 180 cv; 4x4 automático integral; 8 airbags, inclusive cortinas laterais; Controle automático de tração e de estabilidade; Direção hidráulica, câmbio automático tiptronic, vidros e portas elétricas, ar condicionado digital com controle de pólen e filtro, teto solar elétrico, retrovisores com recolhimento, retrovisor interno com 3 sensores de claridade - automáticos -, bússola digital, som com MP3 e 6 cds de bandeja no próprio painel, bancos em couro, porta malas e tanque com sensor e abertura interna, abertura pelo vidro traseiro, pneus Bridgestone, freios a disco com abs, faróis com acendimento automático, limpadores de párabrisas com 14 regulagens de velocidade (dianteiro e traseiro), diversas regulagens do banco, volante em couro, piloto automático, bloqueio do diferencial, regulagem de altura de faróis, faróis de milha integrado, bancos rebatidos com suporte para notebook, película de segurança contra assalto, com capacidade para suportar 90 kgs., sensor de estacionamento, acionador de vidros à distância e ainda com 5 anos de garantia!!!

            Parabéns à coreana Hyundai que ainda tem na Santa Fé, na Vera Cruz no Azera veículos de primeiríssima categoria. Além disso, o Grupo CAOA, do médico paraibano Carlos Alberto de Oliveira, já tem uma indústria no Parque Industrial de Anápolis (caminhões leves Hyundai) e um imenso depósito de veículos e peças. A própria Hyundai está preparando a instalação de uma fábrica no interior de São Paulo com inauguração prevista para 2010. Fizemos um teste que nos impressionou. Nada fica devendo às tradicionais marcas, símbolos de qualidade, tais como Mercedes-Benz, BMW, Audi, Porsche...

QUIZ BRASIL - O Quiz Brasil está instalado num moderno escritório, com servidor dedicado e acesso exclusivo, tudo isso resultando em maior estabilidade, confiabilidade e velocidade de acesso. Além do Portal Brasil, no site do "superdownloads" o QuizBrasil também está disponível para downloads e, desde 04.01.2007, até 15.12.2008 já haviam sido feitos naquele site, cerca de 5.470 downloads (112 na última quinzena) - www.superdownloads.com.br (link direto abaixo). Além disso é o único  quiz que "roda" a versões "Windows" versões 9X, NT, 2K, Me, XP, 03, DOS e Vista. Estamos desenvolvendo estudos para firmar parcerias de forma a tornar o Quiz ainda mais divertido e emocionante. O Quiz Brasil tem a maior base de dados de jogos de Quiz do Brasil!!

            Dando continuidade ao histórico do jogo segue abaixo um resumo com alguns dados do mesmo, lembrando que o forum continua firme e forte:

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24875694
Forum
: http://quizbrasil.6.forumer.com/index.php

Download e instruções gerais no site do Portal Brasil: Clique aqui
Download no site Superdownloads: Clique aqui

Abaixo apresentamos uma tabela onde podemos demonstrar a evolução do Quiz Brasil, lançado em 28.11.2004, no decorrer desse período:

Dia

Perguntas disponíveis

Crescimento (*)

Jogadores cadastrados

Crescimento (*)

16 / dezembro / 2008

97.492

+ 1,03%

1.899

+ 6,26%

01 / dezembro / 2008

96.499

+ 0,43%

1.787

+ 4,42%

16 / novembro / 2008

96.082

+ 1,21%

1.708

+ 3,89%

01 / novembro / 2008

94.926

+ 1,21%

1.644

Revisado

16 / outubro / 2008

93.789

+ 1,10%

1.745

+ 8,79%

01 / outubro / 2008

92.765

+ 0,75%

1.604

+ 3,35%

16 / setembro / 2008

92.071

+ 0,08%

1.552

+ 3,81%

01 / setembro / 2008

91.998

+ 0,28%

1.495

+ 0,53%

16 / agosto/ 2008

91.734

+ 1,25%

1.487

+ 6,97%

01 / agosto / 2008

90.600

+ 6,55%

1.390

Revisado

16 / julho / 2008

85.029

+ 0,65%

1.583

+ 7,17%

01 / julho / 2008

84.477

+ 0,58%

1.477

Revisado

16 / junho / 2008

83.987

+ 0,89%

1.609

+ 5,71%

01 / junho / 2008

83.242

+ 3,13%

1.522

+ 6,06%

16 / maio / 2008

80.712

+ 0,70%

1.435

Revisado

01 / maio /2008

80.145

+ 1,74%

1.496

+ 7,24%

16 / abril / 2008

78.773

+ 1,07%

1.395

+ 6,81%

01 / abril / 2008

77.933

+ 1,32%

1.306

+ 9,74%

16 / março / 2008

76.916

+ 2,77%

1.190

+ 8,57%

01 / março / 2008

74.843

+ 1,20%

1.096

Revisado

16 / fevereiro / 2008

73.955

+ 1,87%

1.116

Revisado

01 / fevereiro / 2008

72.591

+ 2,95%

1.296

+ 13,68%

16 / janeiro / 2008

70.444

+ 2,59%

1.140

+ 13,32%

01 / janeiro / 2008

68.664

+ 4,18%

1.006

+ 17,66%

16 / dezembro / 2007

65.908

+ 4,65%

855

+ 22,66%

01 / dezembro / 2007

62.977

+ 8,82%

697

+ 34,81%

16 / novembro / 2007

57.871

+ 6,83%

517

+ 35,69%

01 / novembro / 2007

54.152

+ 20,74%

381

Zerado em 16.10.07

16 / outubro / 2007

44.850

Revisado

989

Revisado

01 / outubro / 2007

87.021

+ 0,98%

2.053

+ 9,26%

16 / setembro / 2007

86.174

+ 0,28%

1.879

Revisado

01 / setembro / 2007

85.931

+ 1,25%

2.109

+ 9,90%

16 / agosto / 2007

84.863

+ 0,84%

1.919

Revisado

01 / agosto / 2007

84.154

+ 1,04%

2.471

+ 5,46%

16 / julho / 2007

83.284

+ 0,28%

2.343

+ 3,50%

01 / julho / 2007

83.052

Em manutenção

2.261

Em manutenção

16 / junho / 2007

83.052

Em manutenção

2.261

Em manutenção

01 / junho / 2007

83.052

+ 1,82%

2.261

Revisado

16 / maio / 2007

81.564

+ 1,69%

2.368

+ 4,73%

01 / maio / 2007

80.208

+ 1,34%

2.261

Revisado

16 / abril / 2007

79.147

+ 1,29%

2.347

+ 3,39%

01 / abril / 2007

78.138

+ 1,26%

2.270

Revisado

16 / março / 2007

77.165

+ 0,15%

2.368

+ 3,81%

01 / Março / 2007

77.047

+ 0,55%

2.281

Revisado

16 / fevereiro / 2007

76.620

+ 2,04%

2.353

+ 6,18%

01 / fevereiro / 2007

75.084

+ 0,84%

2.216

Revisado

16 / janeiro / 2007

74.455

+ 1,09%

2.424

+ 14,23%

01 / janeiro / 2007

73.652

+ 0,46%

2.122

Revisado

16 / dezembro / 2006

73.309

+ 10,83%

2.143

+ 9,72%

01 / dezembro / 2006

66.145

+ 1,85%

1.953

Revisado

16 / novembro / 2006

64.939

+ 7,03%

1.970

+ 10,36%

01 / novembro / 2006

60.669

+ 8,07%

1.785

+ 9,77%

16 / outubro / 2006

56.135

+ 9,57%

1.626

Revisado

24 / setembro / 2006

51.231

+ 0,36%

1.717

+ 2,69%

17 / setembro / 2006

51.047

+ 1,90%

1.672

+ 2,45%

10 / setembro / 2006

50.094

+ 2,50%

1.632

+ 3,55%

03 / setembro / 2006

48.872

+ 4,27%

1.576

Revisado

27 / agosto / 2006

46.868

+ 1,38%

2.266

+ 3,23%

20 / agosto / 2006

46.226

+ 1,88%

2.195

+ 1,76%

13 / agosto / 2006

45.372

+ 4,84%

2.157

+ 3,40%

06 / agosto / 2006

43.274

+ 1,76%

2.086

+ 1,16%

30 / julho / 2006

42.522

+ 5,77%

2.062

+ 3,87%

23 / julho / 2006

40.200

+ 4,60%

1.985

+ 2,47%

16 / julho / 2006

38.432

+ 1,79%

1.937

+ 0,78%

09 / julho / 2006

37.756

+ 5,02%

1.922

+ 4,17%

02 / julho / 2006

35.950

+ 5,91%

1.845

+ 3,65%

25 / junho / 2006

33.941

+ 4,89%

1.780

+ 2,06%

18 / junho / 2006

32.356

+ 1,48%

1.744

+ 0,81%

11 / junho / 2006

31.884

+ 22,11%

1.730

+ 4,46%

04 / junho / 2006

26.109

+ 75,06%

1.656

+ 4,08%

28 / maio / 2006

14.914

-

1.591

-

21 / maio / 2006

Em manutenção periódica

14 / maio / 2006

Em manutenção periódica

07 / maio/ 2006

Em manutenção periódica

30 / abril / 2006

49.162

+ 3,05%

2.055

Revisado

23 / abril / 2006

47.704

+ 5,06%

2.203

+ 2,03%

16 / abril / 2006

45.404

+ 3,59%

2.159

+ 2,71%

09 / abril / 2006

43.827

+ 6,56%

2.102

+ 2,88%

02 / abril / 2006

41.129

+ 117,77%

2.043

+ 0,19%

26 / março / 2006

18.886 (*)

(*)

2.039

+ 3,50%

19 / março / 2006

191.648

+ 0,41%

1.970

+ 2,07%

12 / março / 2006

190.861

+ 0,21%

1.930

+ 5,75%

05 / março / 2006

190.461

+ 0,24%

1.825

+ 3,39%

26 / fevereiro / 2006

190.399

+ 0,13%

1.765

+ 1,84%

19 / fevereiro / 2006

190.138

+ 0,34%

1.733

+ 2,12%

12 / fevereiro / 2006

189.495

-

1.697

+ 1,73%

05 / fevereiro / 2006

189.495

+ 0,31%

1.668

Revisado

29 / janeiro / 2006

188.896

-

1.927

+ 3,10%

22 / janeiro / 2006

188.896

+ 0,05%

1.869

+ 4,82%

15 / janeiro / 2006

 188.802

-

1.783

+ 2,64%

08 / janeiro / 2006

188.802

-

1.737

Revisado

01 / janeiro / 2006

188.802

-

2.020

+ 1,10%

25 / dezembro / 2005

188.802

+ 1,26%

1.998

+ 5,10%

18 / dezembro / 2005

186.449

+ 1,11%

1.901

+ 4,10%

11 / dezembro / 2005

184.387

+ 1,53%

1.826

+ 1,84%

04 / dezembro / 2005

181.601

+ 1,05%

1.793

Revisado

27 / novembro / 2005

179.708

+ 1,46%

2.115

+ 2,32%

20 / novembro / 2005

177.108

+ 1,01%

2.067

+ 1,17%

13 / novembro / 2005

175.335

+ 0,74%

2.043

+ 3,54%

06 / novembro / 2005

174.041

+ 0,56%

1.973

Revisado

30 / outubro / 2005

173.069

+ 0,73%

2.359

+ 0,89%

23 / outubro / 2005

171.801

+ 0,87%

2.338

+ 2,05%

16 / outubro / 2005

170.311

+ 0,92%

2.291

+ 2,38%

09 / outubro / 2005

168.755

+ 2,16%

2.238

Revisado

02 / outubro / 2005

165.172

Revisado

3.113

Revisado

07 / agosto / 2005

165.874

+ 1,16%

3.568

+ 1,65%

31 / julho / 2005

163.957

+ 1,21%

3.510

+ 1,12%

24 / julho / 2005

161.981

+ 1,70%

3.471

+ 2,14%

17 / julho / 2005

159.269

+ 1,24%

3.398

+ 1,94%

10 / julho / 2005

157.309

+ 1,65%

3.332

- 10,74% (*)

03 / julho / 2005

154.744

+ 1,51%

3.736

+ 1,93%

26 / junho / 2005

152.437

+ 0,76%

3.665

+ 1,49%

19 / junho / 2005

151.283

+ 0,80%

3.611

+ 0,95%

12 / junho / 2005

150.072

+1,59%

3.577

+ 1,53%

05 /junho / 2005

147.717

+ 1,23%

3.523

- 6,37% (*)

29 / maio/ 2005

145.909

+ 0,95%

3.763

+ 1,51%

22 / maio / 2005

144.530

+ 0,77%

3.707

+ 1,36%

15 / maio / 2005

143.422

+ 1,36%

3.657

+ 1,21%

08 / maio / 2005

141.485

+ 1,10%

3.613

+ 2,90%

01 / maio / 2005

139.942

+ 0,65%

3.511

+ 1,82%

24 / abril / 2005

139.037

+ 0,62%

3.448

+ 3,69%

17 / abril / 2005

138.176

+ 0,85%

3.325

+ 2,11%

10 / abril / 2005

137.104

+ 0,83%

3.256

+ 1,90%

03 / abril / 2005

135.974

+ 1,36%

3.195

+ 5,02%

27 / março / 2005

134.145

+ 1,15%

3.042

+ 2,35%

20 / março / 2005

132.618

+ 1,23%

2.972

+ 3,33%

13 / março / 2005

131.004

+ 1,77%

2.876

+ 2,93%

06 / março / 2005

128.725

+ 1,55%

2.794

+ 3,82%

27 / fevereiro / 2005

126.749

+ 1,98%

2.691

+ 4,30%

20 / fevereiro / 2005

124.279

+ 4,25%

2.580

+ 3,78%

13 fevereiro / 2005

119.183

+ 3,36%

2.486

+ 5,60%

06 fevereiro / 2005

115.303

+ 2,88%

2.354

+ 5,41%

30 / janeiro / 2005

112.073

+ 3,91%

2.223

+ 7,30%

23 / janeiro / 2005

107.848

+ 2,04%

2.081

+ 6,82%

16 / janeiro / 2005

105.690

+ 3,26%

1.948

+ 5,48%

09 / janeiro / 2005

102.352

+ 2,02%

1.838

+ 8,50%

01 / janeiro / 2005

100.319

+ 34,47%

1.694

+ 7,69%

26 / dezembro / 2004

74.601

+ 14,44%

1.573

+ 11,24%

19 / dezembro / 2004

65.185

+ 14,13%

1.414

+ 15,71%

12 / dezembro / 2004

57.112

+ 18,41%

1.222

+ 13,78%

05 / dezembro / 2004

48.229

+ 26,98%

1.074

+ 25,02

28 / novembro / 2004

37.980

+ 4,87%

859

+ 46,83%

21 / novembro / 2004

36.225

-

585

-

Quinzena que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     

LEIA OUTRAS COLUNAS AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI