Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

GESTÃO DE MARKETING E NEGÓCIOS
0 1  /  A G O S T O  /  2 0 0 8

MARKETING PESSOAL
"Que vês quando me vês?"
Por Fabiano Brum (*)

            Em um trecho de uma das músicas gravadas pelo grupo de rock Tihuana, o compositor questiona: “Que vês quando me vês?”.

            Esta interrogação tem muita relação com o marketing pessoal, principalmente com a nossa “imagem”, ou seja, a impressão que passamos para outras pessoas sobre nossa postura pessoal e profissional.

            Freqüentemente compramos, experimentamos produtos, serviços ou contratamos pessoas baseadas puramente na “imagem ou impressão” que elas nos passam. Como por exemplo: entramos naquela loja porque a vitrine nos atraiu, provamos um pedaço daquela torta de morangos pois ela estava linda no refrigerador da panificadora, compramos o picolé pois o sorveteiro nos pareceu ser uma pessoa asseada, contratamos aquele profissional porque na entrevista gostamos da sua forma de se vestir e ele apresentou-se de uma maneira sóbria, ética e comunicativa.

            Observe que nos exemplos acima nossas decisões foram quase que na totalidade baseadas na “imagem”, e mesmo que esta nos engane futuramente ou que se apresente de uma outra forma, no primeiro momento, o que compramos ou contratamos foi nossa impressão e percepção.

            Um dito popular diz: “Raramente temos uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão!” - Amigos, mais uma vez “imagem”!

            Será que somos aquilo que pensamos ser, ou aquilo que os outros vêem? Será que basta ser, ou também é preciso parecer?

            Marketing pessoal é o ato de um indivíduo ir modificando seu comportamento e sua forma de agir, visando um melhor posicionamento no mercado, melhorando sua imagem perante as empresas e/ou pessoas que lhe interessam. Para isso precisamos desenvolver técnicas para poder divulgar nossa imagem, nossa competência e utilizar nossos contatos para chegar onde queremos.

            Para passar a imagem assertiva, um profissional deve realizar três atividades:
            1 - Entender o que o mercado precisa, o que o mercado e as pessoas esperam.
            2 – Realizar uma auto-análise procurando refletir sobre o seu atual posicionamento. Ou seja, qual imagem está conseguindo passar hoje para este mercado e estas pessoas?
            3 – Procurar se adaptar, estudar e evoluir no sentido de buscar ser e ter uma imagem o mais próxima do ideal de mercado, para em seguida começar a se divulgar através de sua rede de relacionamentos e outros meios.

            Porém, para que seu tiro não saia pela culatra, vale a pena mais uma reflexão:

            - Muitas vezes nem mesmo o mercado tem uma real percepção do ideal, e muitas pessoas têm feito sucesso justamente atuando e passando uma imagem diferente daquilo que se espera, buscando um diferencial, fazendo aquilo que ninguém fez, passando uma imagem que ninguém passou, ou seja, fazendo o óbvio e mostrando um algo a mais.

            Mas uma coisa é certa! No campo da “imagem” é bom seguir o conselho do Roberto Carlos: “detalhes tão pequenos de nós dois, são coisas muito grandes para esquecer”.

            Os detalhes farão a diferença. Preocupe-se com aparência pessoal (roupas adequadas, corte de cabelo, etc), cartão de visita, estruturação de um bom site na internet,  visibilidade inteligente,  boa comunicação, postura, ética e não se esqueça, quem não é visto não é lembrado. 

Melhore sua imagem e afine-se para o sucesso!

 

(*) Fabiano Brum: Palestrante especialista em motivação, vem destacando-se em palestras, cursos e seminários pela maneira inteligente e criativa
com que alia seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos. E-mail: [email protected]  -  Site:
www.fabianobrum.com.br.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL
- AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA EXPRESSAMENTE PELO AUTOR PARA O PORTAL BRASIL -


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI