Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

GESTÃO DE MARKETING E NEGÓCIOS
16 / JANEIRO / 2008

Dr. Antônio Inácio Ribeiro, colunista-titular do Portal Brasil, www.portalbrasil.netPOSITIVISMO PROFISSIONAL
Por Antônio Inácio Ribeiro (*)
Colunista-titular do Portal Brasil e diretor da Odontex, www.odontex.com.br

            Quem me acompanha sabe que tenho e tento passar uma disposição favorável a atitudes construtivas. Não uma coisa da boca para fora, mas baseado em fatos e experiências. Isto me leva a encarar a vida só pelo seu lado prático e útil.

            Muitos imaginam que o positivista pensa que tudo vai dar certo e que todas as pessoas são boas. Não é bem assim. Na verdade o positivista é aquele que se orienta na realidade, sendo mais prosaico e prático. Ou seja, vê as coisas de maneira trivial, comum, sem afetar-se pelas ilusões.

            Ser positivo é um modo de ver a vida pelo lado afirmativo, sem ter dúvidas. O que é, é. O certo é certo. Ter fé, convicção e acreditar que as coisas vão dar certo. E o que tem que ser, será. Esta postura leva as pessoas a positivar-se.

            Não é pelas coisas de fora, pelo meio e o país que vivemos e sim algo de dentro de cada um. Uma estrutura de pensamento voltada a coisas boas e positivas, mesmo quando tudo parece complicado e difícil, como tem nos acontecido nos últimos anos.

            Para tornar-se positivo é preciso esclarecer, conhecer melhor a vida, para depois ser preciso e afirmativo. A segurança do conhecimento é que leva alguém a se positivar. A ter maior segurança e com isto determinar-se.

            Por isso me preocupo tanto em passar aos meus amigos e leitores, este hábito de buscar domínio de conhecimentos através da leitura. Quem conhece, dificilmente se aperta ou vacila, mesmo frente aos fatos e situações mais adversas. Deste domínio emana a sua positividade.

            Engana-se quem pensar que isto é coisa de velho. Quanto mais cedo conquistarmos esta segurança positiva, mais fácil será a nossa vida. Mais rápido chegará o sucesso. Por isso que uns o fazem na jovem idade e outros não o conseguem, nem na maturidade.

            Estas diferenças entre fracos e fortes se acentuam nos momentos de crise, como a que está passando na Odontologia, por conta das dificuldades resultantes da alta competitividade no seu mercado de trabalho. Tornam-se mais evidentes e diferenciam as pessoas, entre os que se saem bem e os nem tanto.

            Conquista mais clientes e melhor clientela quem demonstrar mais segurança no trato pessoal. Quem está seguro, demonstra-o no contato do dia a dia, na convivência com pessoas, até com as que não são seus clientes e que muitas vezes por esta credibilidade, passam a ser.

            Existe uma tendência natural em lembrarmos das pessoas fortes para oferecer algo bom, ou uma oportunidade e das pessoas fracas quando pensamos em fazer uma caridade, pelo próprio fato das primeiras estarem mais capacitadas para a vida e as segundas mais dependentes de ajuda externa.

            A tudo isto dou como definição: posturamento. Palavra que minha mãe, com todo o seu domínio da língua portuguesa, diz não existir. Não a encontrei nos dicionários, mas traduz bem o que pretendo com estas idéias: um posicionamento mental. Algo como uma filosofia de vida, voltada e orientada por posições definidas. Assumir uma mentalidade.

            A medida que fui estudando e principalmente refletindo sobre as coisas da vida, me coloquei a pensar, desde cedo, sobre todas as coisas que me aconteciam ou deixavam de acontecer. Dei-me conta que quanto mais sabia, mais fáceis as coisas se tornavam.

            E não sei muito. Mas conheço bem do que falo. Trato de ser cada vez melhor no que faço. Não paro. Estou sempre disposto. E a ver o que tudo que acontece pode trazer de bom a mim e aos que me são caros. Por isso dividimos estes momentos. Por isso merecemos fazer sucesso. E aos que merecem, ele acontecerá!

            SEJA POSITIVO. PREPARE-SE! SE JÁ NÃO CHEGOU, SUA HORA VAI CHEGAR!

(*) Doutorando em Marketing pela ULR / Espanha, MBA em Marketing pelo ISAE / FGV, Especialista em Marketing pela PUC / PR, Pós-graduado em Marketing pela ADVB / SP, Administrador pela Universidade Mackenzie / SP, autor de 29 livros, tendo já publicados mais de 800 artigos e colunas, 200 no Brasil e 600 no exterior, ministrador de 220 cursos e palestras. [email protected]   www.odontex.com.br

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL
- AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA EXPRESSAMENTE PELO AUTOR PARA O PORTAL BRASIL -


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI