Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
2 4  / A G O S T O  /  2 0 0 8

CARREGANDO A CRUZ DE CRISTO
(*) Excepcionalmente por "Pr. Luciano Roberto Pereira Nunes" (Igreja Presbiteriana)

"Puseram-lhe a cruz sobre os ombros, para que a levasse após Jesus..." (Lucas 23.26) 

A proposta de Jesus para os Seus seguidores é a da centralidade da cruz. Não há Cristianismo sem cruz, sem sacrifício, sem renúncia.

As suas palavras esclarecedoras em Lucas 9:23-25 nos alertam quanto à necessidade de segui-Lo carregando sua própria cruz: “Dizia a todos: Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por Minha causa, esse a salvará. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?”.

Jesus sabia que muitos queriam segui-lo sem a cruz. São aqueles que querem o bônus, mas não querem o ônus.

Hoje este alerta se faz mais do que necessário, tendo em vista o risco iminente de consolidação de um tipo de cristianismo irrelevante e fútil. O resultado é percebido na atitude descompromissada e gananciosa com que muitos o seguem, na postura mais de consumidores que de adoradores. Isto porque, infelizmente, a cruz foi renegada.

Somos informados, por Lucas, que Simão, o cireneu, foi obrigado a carregar a cruz de Cristo numa parte do trajeto até o Gólgota, em razão da completa exaustão física sofrida por Jesus. Há informações da sua conversão ao Evangelho após esta experiência marcante.

É interessante o fato de que Simão, o cireneu, teve uma experiência diferente dos demais cristãos que seguem Jesus, de acordo com a ordem dada por Jesus, transcrita por Lucas. Ele não carregou a cruz por iniciativa própria; mas, durante a caminhada entendeu o significado espiritual da cruz. Creio que, por esta razão, a partir daquele momento, Simão decidiu seguir Jesus da forma apropriada (voluntariamente), carregando a cruz, como sinal visível de amor e devoção.

A cruz deve significar para nós a realidade das dores e humilhações presentes no ministério do cristão num mundo hostil a Deus e à Sua cruz. Por outro lado, a cruz que devemos carregar traz o significado da honra e da alegria de ser ser portador da mensagem real de vitória sobre o pecado e sobre a morte. Anunciamos ter sido nela que o Senhor Jesus morreu por nós e venceu o diabo, triunfando gloriosamente e concedendo-nos eterna salvação.

Tome sua cruz diariamente e siga-O. Não se esqueça também de que você suporta esta cruz em parceria. Alguns estudiosos afirmam que Simão carregou somente a parte inferior e a mais leve da cruz e não toda ela. É bem possível. Cristo pode ter carregado a parte mais pesada, a dos braços da cruz. Certamente assim é com você, que carrega apenas a extremidade mais leve da cruz; Cristo levou a parte mais pesada e continua a fazer quando ela se tornar mais pesada.

Confortemo-nos com a idéia de que, em nosso caso, assim como no de Simão, não é a nossa cruz mas é a cruz de Cristo que estamos carregando. Quando formos importunados em razão da nossa devoção, lembremo-nos de que não é nossa cruz, mas a de Cristo, que carregamos, junto com Ele.

Quão prazeroso é carregar a cruz de nosso Senhor Jesus! O sofrimento é substituído pela honra. Se você carrega a cruz após Ele, você tem uma bendita companhia; seu caminho é marcado pelas pegadas do seu Senhor. 

(*) O Rev. Luciano Roberto é pastor-titular da IPLS - www.ipls.org.br

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI