Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
2 2
 /  J U N H O  /  2 0 0 8

JESUS, ESTER E A ESPADA, parte I
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil
 

            Segundo o adágio romano “se queres paz, prepara-te para a guerra”. No antigo testamento as lutas na nação israelita eram guerras entre o DEUS de Israel e os deuses dos povos pagãos, ou seja, subjacente as lutas físicas residia a peleja espiritual, de forma que muitos se curvaram em honra e adoração ao ALTÍSSIMO, e experimentaram a bondade do DEUS de Israel, a exemplo da prostituta Raabe que, além de desfrutar a salvação de DEUS, a mão de DEUS a enxertou na linhagem de JESUS, tornando-a mãe genealógica de seu filho unigênito JESUS.

            Daí no templo de Salomão reservar-se o pátio dos gentios, aos que reconheciam o DEUS de Israel como único e verdadeiro DEUS, criador dos céus e da terra. Passagens nas Escrituras mostram que a esmagadora maioria dos povos preferiu persistir na idolatria, como fazem até hoje, servindo imagens que não andam, não falam, mestras do engano, desprovidas de salvação, ao invés de buscarem o autor da vida e, pior, reiteradamente se levantaram para apagar Israel do mapa, e vão perseguindo os filhos de Abraão, porque a incompatibilidade é espiritual – o meu “santo”, o diabo, não bate com o SANTO dele, JESUS. E não bate mesmo porque JESUS o esmagou na cruz.

            No velho testamento, quando os povos idólatras perdiam no vale, queriam lutar na montanha, porque se cultuavam deuses dos vales, das montanhas, da chuva, dos rios, só não o DEUS verdadeiro, o DEUS de Israel. Assim as lutas no antigo testamento eram lutas físicas e espirituais. Sob a nova aliança no sangue de JESUS, o oráculo de DEUS foi retirado dos judeus e dado aos gentios, pelo que as lutas são estritamente espirituais, não mais contra a carne e o sangue, mas contra principados e potestades, contra dominadores nas regiões espirituais, enfim, contra o diabo e seus anjos, os quais outrora arregimentavam povos para lutar contra os israelitas, o povo do DEUS único e verdadeiro e, agora, levantam homens com filosofias e doutrinas para diluir a luz dos que portam a verdade que é uma pessoa: JESUS.

            Em comum, tanto no antigo testamento quanto no novo testamento, a nação do ALTÍSSIMO sofria a angústia da perseguição, da sede de extermínio. Clamavam a DEUS por socorro e respiro. "Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada ... ;"  São palavras de JESUS em Mateus, capítulo 10, versículo 34, direcionada aos que iam nascer de novo pelo sangue de JESUS mediante o poder do ESPÍRITO SANTO DE DEUS, porque o diabo veio para matar, roubar e destruir, e JESUS veio destruir as obras do diabo.

            O livro de Ester revela faceta dessa oposição de forças com a situação dos filhos de Abraão. O contexto é de luta física e espiritual, mas as ilações são totalmente cabíveis a experiência que JESUS veio trazer na dimensão da nova aliança pelo seu sangue, no novo testamento, no tempo que se chama hoje.          

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI