Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
0 2
 /  N O V E M B R O  /  2 0 0 8

EFRAIM E MANASSÉS NÃO IAM AO CULTO, MAS JESUS IA - PARTE III
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil
         

            Antes de finalizar esse ensaio, registre-se que os salvos, os filhos espirituais de Abraão, são pessoas que se parecem com JESUS. Na dicção do apóstolo Paulo, são transformados de glória em glória a imagem e a semelhança de JESUS – II Coríntios, capítulo 3, versículo 18:

“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”

            Os salvos, os livres da eternidade do inferno são pessoas parecidas com JESUS, numa evolução contínua e progressiva. Conquanto pouco refletido, é simples e é isso. Se você não se parece com JESUS e desconhece a transformação de glória em glória da mesma imagem dele, então o que prevalece em você é o seu eu, e com ele o pecado, e com ele a morte eterna, o inferno e o lago de enxofre.

            Se há uma frase que pode resumir a motivação da vida de JESUS e a dos salvos é esta – João, capítulo 2, versículo 17:

"E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará."  (João 2 : 17)

            Os discípulos de JESUS observaram seu comportamento e lembraram a profecia afeita ao MESSIAS e seu zelo pela casa de DEUS, tanto que mesmo administrada pelos homicidas de JESUS, após a morte dele, conforme demonstrado no texto anterior, freqüentavam assiduamente, ainda que se lhes custasse a vida. E a muitos deles custou, especialmente do maior evangelista da era cristão, o apóstolo Paulo.

            Os pais de JESUS freqüentavam a sinagoga em Cafarnaum e desciam a Jerusalém, ao templo principal, no tempo aprazado. Aos doze anos, numa dessas idas ao templo em Jerusalém, os pais retornaram para casa achando que JESUS estivera com algum parente e, três dias depois, configurado o sumiço, retornaram e o encontraram no templo discutindo com os doutores da lei. Dizem as Escrituras que ELE lhes era submisso, mas o zelo da casa do seu PAI o consumiu, de modo quedou-se ali num comportamento desconhecido, apesar da extrema obediência aos pais terrenos. O zelo pela casa era muito forte.

            Mas o zelo da casa do SENHOR o consumia. Aos trinta anos JESUS entrou numa sinagoga, como fazia todas as semanas, pediu o rolo do livro de Isaías, leu os versículos 1 e 2 do capítulo 61 do livro de Isaías e disse que naquele exato momento se cumprira a profecia a respeito dele. JESUS se revelou expressamente dentro de uma sinagoga, num culto que se realizava semanalmente.

            Após o périplo, pregando nas cidades circunvizinhas, visitando sempre as sinagogas semanalmente, tanto que alguns milagre se deram dentro delas, JESUS foi a Jerusalém e findou seus dias ali, antes de ser sacrificado, ensinando diariamente no templo.

            Quem inicia uma experiência com DEUS tem o primeiro impulso de congregar, de reunir-se com os santos, os separados por DEUS e para DEUS, porque o ESPÍRITO DE DEUS o insufla a isso.

            Mas se você não se freqüenta uma igreja aonde se invoca o DEUS altíssimo por meio do único acesso que é JESUS, se não lhe faz falta, se vive bem sem, se não trabalha, não se envolve semanalmente como JESUS fazia, o que você fará no céu, que é um grande templo vivo? 

            Chegará lá para mudar os hábitos e começar a freqüentar os cultos na Jerusalém eterna, morada do ALTÍSSIMO? Aprenderá cânticos espirituais, estudará as Escrituras, congregará com os demais filhos espirituais de Abraão, os salvos?

            Não, você não fará isso, porque irá a um lugar aonde não há culto, não há encontros semanais com os filhos espirituais de Abraão, cânticos espirituais, reuniões de orações, estudos das Escrituras sistêmicos, enfim, o lugar reservado aos desprovidos de zelo da casa do ALTÍSSIMO não consumiu, aos que passam semanas, meses e anos sem aparecer e vivem bem assim. Um lugar de total ausência de culto: o inferno.

            Os que adentram ao céu são afeitos, são os que nasceram de novo pelo poder sobrenatural do ESPÍRITO SANTO, mediante o sangue de JESUS, são novas criaturas, adoradores, são os íntimos do culto ao ALTÍSSIMO.

            Quem cultua embaixo, cultua em cima; quem freqüentava em baixo, freqüentará em cima. 

            Freqüentar o culto não salva ninguém. Os salvos naturalmente freqüentam o culto e, sobretudo, cultuam. O céu não é um lugar para mudança de hábito. 

            Viveu sem cultuar o ALTÍSSIMO, seguirá assim por toda a eternidade longe do ALTÍSSIMO, a não ser que se arrependa, abre o coração e escute o que a palavra diz, e se entregue a esta convocação  – Joel, capítulo 2, versículos 12 a 16:

“Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.

Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o SENHOR vosso Deus? Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento.”

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI