Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
3 0
 /  N O V E M B R O  /  2 0 0 8

EFRAIM E MANASSÉS NÃO IAM AO CULTO, MAS O ALTO OFICIAL DE CANDACE IA – PARTE VII
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil

            Israel foi formado por doze tribos que descendiam dos doze filhos de Jacó e portam seus respectivos nomes à exceção de José. Não se conta a tribo de José, mas a meia tribo de Efraim e a meia tribo de Manassés, nomes de seus filhos. 

            O nome de cada filho também é filho da profunda intimidade de José com DEUS em condições de dor extrema, de tal forma que anos após sua morte, no momento da saída do Egito, quatrocentos anos depois, pela mão de Moisés, na contagem das tribos, se contabilizou a meia tribo de Efraim e a meia de Manassés, e não a tribo de José. 

            O testemunho de José foi a maior herança deixada, não só a seus filhos, mas a todos que amam, se submetem e crêem no ALTÍSSIMO, um legado de adoração profunda no turbilhão do sofrimento, de alguém que sonhou com o culto, melhor, com uma nação de adoradores que amiúde congregaria.

            Mas os descendentes de Efraim e Manassés esvaeceram o legado de vida eterna, deixaram de congregar, abandonaram o culto, viveram prósperos pela herança física e espiritual do pai José até a reserva espiritual secar, até o extermínio físico e espiritual. Não se contam mais a meia tribo de Manassés e a meia tribo de Efraim porque não mais existem, a despeito do poder dado, que era capaz de manter hasteado seus estandartes até o dia de hoje.

            Diga-se, sequer duraram o suficiente para ver o MESSIAS. Sequer tiveram a oportunidade de receber JESUS ou rejeitá-lo. Já não existiam à época. Aliás, só as tribos de Judá e de Benjamin subsistiram.      

            No templo em Jerusalém havia o pátio dos gentios era reservado aos adoradores não judeus, mas que amavam o DEUS de Israel, a despeito de não descenderem de Abraão, Isaque e Jacó, de se lhes estranhar a separação desde a infância tanto no aspecto individual, a pessoa, quanto de nação, estranha aos estatutos do ALTÍSSIMO.

            Um desses gentios era o alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, que descia a Jerusalém para adorar. O livro de Atos revela que insistia em ler as Escrituras Sagradas sem entender. Aquela não era sua língua, nem seu povo, nem sua cultura. Mas o varão etíope persistiu em congregar sem entender. Queria conhecer o TODO-PODEROSO, criador dos céus e da terra.

            Persistiu até sensibilizar o coração do DEUS PAI, do DEUS FILHO e do ESPÍRITO SANTO. JESUS subira, mas o ESPÍRITO DE DEUS descera à terra e agora, após o sacrifício de JESUS e o perfeito pagamento da dívida pelo pagamento, habitava os homens que creram em JESUS, dentre eles Filipe. O ESPÍRITO DE DEUS viu o esforço hercúleo do etíope e agiu de forma surpreendente. 

            Jeremias profetizou que se encontraria o ALTÍSSIMO quando ELE fosse buscado de todo o coração. Toda busca envolve sacrifício, porque só sacrifica quem ama e DEUS é o DEUS do relacionamento pessoal mediante aliança com os que o procuram. Então o ESPÍRITO DE DEUS agiu – Atos, capítulo 8, versículos 25 a 40:

“Tendo eles, pois, testificado e falado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém e em muitas aldeias dos samaritanos anunciaram o evangelho. E o anjo do SENHOR falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração, regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías. E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro. E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia. Assim não abriu a sua boca. Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento. E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.  E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro? Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus. E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho. E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.”

            JESUS avisou aos judeus que o rejeitavam que muitos viriam de longe e se assentariam à mesa com Abraão, Isaque e Jacó, ao passo que eles seriam lançados fora, aonde há choro e ranger de dentes. O etíope experimentou a profundidade do conhecimento e do amor de DEUS porque congregou em Jerusalém, e congregar é ato de busca, ainda que sem entender o que lia nem o que fazia.

            Assim como muitos vão à África caçar, ele veio da África como um “caçador” de DEUS. Buscou. Buscou de todo o coração. No retorno de Jerusalém, quando as chamas do culto aparentemente esmaeciam, JESUS, a razão de ser do culto, o DEUS que adiante vai o fogo consumidor, o encontrou na pessoa de seu discípulo Filipe, mediante seu ESPÍRITO que habitava a vida daquele judeu itinerante.  

            Filipe foi arrebatado para outros cultos, outros lugares de adoração.

            Paz.

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI