Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
2 1
 /  S E T E M B R O  /  2 0 0 8

KATLEN, A AVESTRUZ, E AS 186 CRIANÇAS ÓRFÃS
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil
    

            Quem viu de perto uma avestruz sabe que não se trata de animal de estimação, menos ainda de algo recomendável às crianças, porque são diferentes dos cães pastores alemães, por exemplo, ferozes com estranhos, mas dóceis com quem protegem, e como protegem, especialmente os vulneráveis. Há relatos de cães pastores que além de cuidar de ovelhas, amparam outros animais menores, desde que integrem sua “matilha”, claro, que façam parte da sua turma.

            Mas uma avestruz? Definitivamente, dela não se espera essa função. Pois bem, há um orfanato que recebeu de doação uma avestruz. Mas para as crianças ela tem nome: Katlen. Grande, imponente e assusta. Quando se aproxima lentamente, numa intimidade constrangedora, o impulso é o de sair do seu raio de alcance. Detalhe, ela olha dentro dos olhos, algo estranho num mundo afeito às dissimulações.

            Num determinado dia, dentro de uma linda igreja construída com a doação de alemães, nesse mesmo lugar, alguém falava que, apesar de não se entender as razões e os porquês, DEUS é bom, e as amava, e a si mesmo se autodenominou O PAI DOS ÓRFÃOS. O papai e a mamãe se foram, mas o PAPAI DO CÉU não. Então o pregador tentou demonstrar a bondade de DEUS com um exemplo.

            Qual a única imagem que lhe veio? Isso mesmo, a da Katlen, a assustadora avestruz fêmea. Assim, se deparou com olhinhos de 186 ávidas crianças órfãs pela prova de que alguém tão especial como DEUS as amava, apesar da dor e da solidão. E persistia a imagem da avestruz na sua cabeça. Foi quase um branco, uma catarse: a imagem daquele animal num fundo branco. Tentava visualizar outro exemplo, mas a assustadora avestruz não lhe saia da cabeça. 

            Então arriscou: quem gosta da avestruz? Todas disseram unânimes: eu. Essa lhe foi a primeira surpresa. A segunda: vocês gostam mais da avestruz ou dos brinquedos? Com mais entusiasmo que da primeira vez responderam: da avestruz.

            É inacreditável: aquelas crianças acariciam o avestruz. Escorregam suas mãozinhas pequenas na plumagem dura e empoeirada de uma ave gigante selvagem, desprovida de entendimento segunda as Escrituras - Jô capítulo 39, versículos 13 a 17:

O avestruz bate alegre as asas; acaso, porém, tem asas e pernas de bondade? Ele deixa os seus ovos na terra, e os aquenta no pó, e se esquece de algum pé os pode esmagar ou de que podem pisá-los os animais de campo. Trata com dureza dos seus filhos, como se não fossem seus; embora seja em vão o seu trabalho, ele está tranqüilo, porque Deus lhe negou sabedoria e não lhe deu entendimento; mas, quando de um salto se levanta para correr, ri-se do cavalo e do cavaleiro.”

            Eis a prova da bondade de DEUS: uma animal grande, desengonçado e assustador é alvo unânime do amor de um orfanato inteiro. Onde faltaram sabedoria e entendimento humano diante de um incalculável déficit de amor e carinho, onde faltou a sabedoria e o entendimento do homem, DEUS, que usa as coisas insignificantes do mundo para envergonhar as grandes e, as que nada são para reduzir a nada as que são, lhes proveu um animal que, sem entendimento e sabedoria, impacta suas vida.

            Afirma o ALTÍSSIMO pela boca do profeta Oséias – Oséias, capítulo 11, versículo 4: “Atrai-os com cordas humanas, com laços de amor...” . A corda humana mais humana que DEUS estendeu ao mundo foi a absoluta encarnação de seu filho, JESUS, 100% DEUS em essência, origem e fundamento.

            Mas quando faltam as cordas humanas dos que foram envolvidos pelas cordas humanas de JESUS, então o próprio JESUS alerta que virão cordas “não humanas” - Lucas, capítulo 19, versículo 40:

E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão.”

            Katlen é uma “pedra”, sem entendimento nem sabedoria, mas que alegra a vida das crianças, com seu alegre bater de asas que não voam. Quando morrer, elas vão querer saber aonde enterraram aquela enorme avestruz fêmea; visitarão o seu lugar, porque ela, sem entendimento nem sabedoria, marcou a vida delas, afastando do coração a dor e a solidão.

            DEUS é DEUS.

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI