Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

A D M I N I S T R A Ç Ã O     D E     E M P R E S A S
1 6  /  J A N E I R O  /  2 0 0 9

GESTÃO ADMINISTRADORES: CARREIRAS E EMPREENDIMENTOS 2009
Por Sérgio Dal Sasso (*)

            Ai como dói ter certo esclarecimento dos fatos? Tem horas que bate uma vontade de ser “burrinho” e aceitar ser enganado desviando dos acúmulos de problemas e desafios.

            Não vejo nada de errado nesse momento procurar arejar um pouco, pois às vezes refrescar a mente ajuda nas análises de novos caminhos, renovação de formulas e possíveis gerações de soluções.

            Na vida dos negócios seja qual for sua atividade, sempre duas coisas precisam ser lembradas e compreendidas: As que são imediatas que só dependem de nós mesmos e outras que independem da nossa vontade, que fazem parte das barreiras a serem ultrapassadas, demolidas ou desviadas para execução dos propósitos.

            Seja como for, a conquista dos resultados dificilmente será alcançada pelo como gostaríamos, mas pelo que se pode combinar disso com aceitação restritiva do que pode ser feito em cada situação.

            O ser competitivo continua pedindo em intensidade pelo acreditar em si e estar pró-ativado para executar. O que muda hoje é que quando nos momentos de conjunturas favoráveis olhamos muito as condições das pontas dos negócios como o vender, o servir, o marketing, sem muita atenção aos fatores dos custeios, já que suas perdas são ofuscadas pelos crescimentos da demanda.

            No fluxo contrário das demandas crescentes continuamos pelo aperfeiçoamento das ofertas, mas olhando com muita atenção a rentabilidade, a dinâmica dos parafusos, que mesmo aparentando não estarem soltos, necessitam de atenção especial e verificações, compondo garantias para que nossas ações não permitam que vírgulas possam mudar o sentido pretendido.

            Olhemos para frente com a certeza de que o preparo do dia seguinte será um diferencial e que dependerá de uma ampla visão dos instrumentos de gestão, análise dos seus reflexos e definição de parâmetros lineares entre o histórico e viabilidades que sustentem os novos planos.

            Seria ridículo dizer que são nas crises aonde temos as grandes oportunidades, pois é fato que são bem mais raras. Mas nos dias de pão escasso temos a chance de aprender a ser muito mais sobreviventes e vencer nesses estágios é o próprio passaporte para conquistas nos meios adversos e desafios futuros, tanto em carreiras, como nos empreendimentos.

(*) Sérgio Dal Sasso, consultor, palestrante, escritor e articulista é formado pela FEA/USP, com MBA e pós graduação em gestão financeira (ambos também pela USP).
É diretor da NCM Soluções Empresariais e colunista da Revista Gestão & Negócios - www.sergiodalsasso.com.br.

PUBLICAÇÃO AUTORIZADA EXPRESSAMENTE PELO AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO PORTAL BRASIL
® E AO SEU AUTOR

Leia mais sobre administração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI