Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

C  I  N  E  M  A
C R Í T I C A

1 6  /  J U L H O  /  2 0 0 9
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS


TÚLIO SOUSA BORGES, Colunista de cinema do Portal Brasil - www.portalbrasil.net

HÁ TANTO TEMPO QUE TE AMO
(II y a longtemps que je t'aime, 2008)

Só poderia ser muito bom um filme que toma seu título da encantadora cantiga infantil “A la claire fontaine”.

Enquanto sobem os créditos finais de Il y a longtemps que je t’aime – e procuramos nos bolsos um lenço para secar as lágrimas, nos damos conta de que acabamos de ver algo muito especial.

Não seria exagero conceber uma moção para alterar o último Oscar de Melhor Atriz. Afinal de contas, a britânica Kristin Scott Thomas, que sempre transitou com facilidade através do Canal da Mancha, está simplesmente fabulosa no filme. Trata-se de um papel para ficar na memória; mais do que uma interpretação, uma encarnação; superior, sem sombra de dúvida, aos cinco desempenhos combinados das brilhantes atrizes indicadas ao Prêmio da Academia em 2009. Perto da Juliette Fontaine de Scott Thomas, a Hanna Schmitz de Kate Winslet (O Leitor) chega a parecer ridícula.

Juliette tenta retomar a vida depois de passar quinze anos na prisão, agora morando na casa de sua irmã mais nova Léa (Elsa Zylberstein, outra excelente atriz), que era muito jovem quando se separaram. Não sabemos exatamente que crime ela cometeu (pelo menos até um dado momento), embora estejamos cientes de que foi algo gravíssimo, causador de traumas irreparáveis. E quando, chocados, descobrimos o que ela fez, ainda resta saber por quê. Esse é um filme de revelações graduais, que recompensa a paciência do espectador. Há qualquer coisa de fascinante a respeito de Juliette, essa misteriosa esfinge que permanece quase que inescrutável enquanto, sem qualquer intenção, faz os outros se abrirem com ela. A trilha sonora, ultramoderna e aparentemente sem imaginação, foi muito bem concebida, pois espelha com seu minimalismo as inflexões anímicas da protagonista.

Tradicionalmente verbosos, filmes franceses parecem-se mais orelhas de livros ou fotogramas de teatro do que propriamente cinema. Il y a longtemps padece de algumas dessas limitações, mas seu diretor, o romancista Philippe Claudel, consegue superar a maioria delas – mesmo sem eliminá-las, apresentando novas possibilidades cinematográficas. O jovem realizador demonstra não apenas sofisticação literária e dramática, mas também uma notável sensibilidade visual.

E se o espectador consegue antecipar um pouco do desenvolvimento da trama, não se justifica qualificá-la de previsível. No fim das contas, o filme até possui alguns defeitos, mas é preciso ser muito mesquinho para dar-lhes importância.

O que se vê na tela é um drama muito poderoso, que retrata a vida em toda sua tragédia e beleza, fincando garras no peito do espectador. Trata-se de um filme de esmagadora beleza sobre recomeçar a viver. No cerne, o sentimento que une duas irmãs, um amor maravilhoso e indestrutível. Não há apenas uma, mas incontáveis cenas memoráveis em seu desenrolar, além de um elenco perfeito. E, com o risco de soar repetitivo – ou até mesmo incauto, afirmo: em termos de peso dramático, o que Kristin Scott Thomas consegue aqui é comparável ao que Maria Callas fazia nos palcos.

Pensar que essa foi apenas a estréia de Claudel na direção e, mais, que ainda se pode realizar uma obra de tamanha seriedade nesses tempos é no mínimo alentador. Em poucas palavras, un film incontournable!

Veja onde ele está passando em: http://www.moviemobz.com/film/profile/mid/1016

Por Túlio Sousa Borges, [email protected]

PROIBIDA REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA EXPRESSA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO PORTAL BRASIL
® E AO SEU AUTOR

Para ler colunas anteriores, Clique aqui

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI