Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

G E S T Ã O     D E     M A R K E T I N G      E     N E G Ó C I O S
1 6  /  J U N H O  /  2 0 0 9

O colunista Gilclér Regina, aqui, em foto na AlemanhaFÁBRICA DE SONHOS
Por Gilclér Regina (*)

            A menor empresa da indústria automotiva mundial, tem a marca mais famosa de todas. Na verdade ela é uma das quatro marcas mais famosas do planeta, juntamente com empresas como a IBM, a Coca-Cola e a Microsoft. Sim, estou falando de uma empresa, de uma marca que praticamente nunca teve um orçamento publicitário, a Ferrari.

 

            No Salão do Automóvel, por exemplo, a Ferrari é a única empresa que não precisa pagar pelo espaço de exibição, uma vez que os organizadores estão dolorosamente conscientes de que esses belos carros esportivos os ajudam a vender ingressos. Em muitas revistas especializadas, o fato de ter a Ferrari como matéria de capa infalivelmente ajuda a aumentar as vendas das mesmas.

 

            O mais impressionante a respeito dos carros da Ferrari não é a estabilidade do carro, sua potência, velocidade, mas sim sua facilidade para atrair clientes e dominar a imaginação, o sonho. A Ferrari é a empresa automotiva mais famosa da Terra com os menores recursos de marketing, e isto somente por uma razão: ela transformou um automóvel, um produto construído para satisfazer as necessidades específicas de transporte de pessoas, em sonho.

 

            Este é um grande exemplo para que as empresas busquem inspiração para seus produtos e serviços. Hoje, para fazer sucesso e ser competitivo, é preciso prender a atenção fugaz de seus clientes, conectando-se com seus sonhos. Aliás, o que é sonho? Parece que estamos falando de algo etéreo, distante e subestimando a seriedade tão exigida nos negócios. Contudo, sonho é uma imagem cativante, a que melhor descreve o que desperta nossa imaginação e nossos desejos.

 

            E junto com os sonhos vem a criatividade e com ela as mudanças de rumo. Os jeans Levi's nasceram como calças originais para mineiros de carvão. Os tênis Nike são mais uma declaração de estilo de vida do que calçados esportivos. O filme Titanic é muito mais que uma história bem documentada do trágico naufrágio do navio. A verdade é que o fato de estabelecer uma ligação com a imaginação do cliente

tornou-se “o caminho das pedras” para o sucesso nos negócios.

 

            As pessoas não mais se contentam em satisfazer suas necessidades, elas querem satisfazer seus sonhos. O exemplo da Ferrari nos resgata isso. Pessoas e empresas que desejam o sucesso precisam estar comprometidas com as emoções dos seus clientes. Pense no seu produto. Pense no seu serviço. O que ou quem pode ser melhorado, especializado, treinado para que os seus clientes sonhem com toda emoção e se motivem em comprá-los? Pense na qualidade, no atendimento, no algo mais que pode ser feito ou oferecido. Pense no sorriso de gratidão que as pessoas darão espontaneamente ao falar de você.
Pense nisso! Pense mesmo! Um forte abraço e esteja com Deus!
 

(*) Gilclér Regina é Consultor, Escritor e Palestrante no Brasil e exterior. Tem formação em Dinâmica Humana pelo The National Value Center- Texas-EUA, em TQM pelo ASQC American Society for Quality Control-Winsconsin-EUA curso de Desenvolvimento e Gestão Humana pelo The Graves Technology. É presidente da empresa CEAG Desenvolvimento de Talentos e Editora Ltda. www.ceag.com.br.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI