Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

 Página Principal

R E L I G I Ã O
0 5
  /  J U L H O  /  2 0 0 9

MARCOS NA INTERNET
Um pouco sobre o projeto: Marcos, um estudo devocional

Excepcionalmente por Pr. Luciano Roberto Pereira Nunes

Desde o ano passado tenho acalentado um desejo de estudar, de forma devocional, o Evangelho de Marcos. Porém, somente este ano poderei investir tempo e esforço nesta tarefa.

 

Sempre gostei da forma sucinta e coloquial, quase que informal, que Marcos utilizou para escrever seu Evangelho. Diferente de Mateus e Lucas, Marcos evita, creio que propositalmente, a sistematização, de modo que a sua informação é transmitida com a dramaticidade de uma história sem maquiagem, sem retoque...

 

Quem quer estudar e tirar o maior proveito do livro de Marcos deve lê-lo, no mínimo, três vezes. Um leitor lento gastará aproximadamente duas horas nesta leitura.

 

Um pouco sobre o Evangelho de Marcos

 

Este Evangelho é considerado o mais antigo dos evangelhos. A data mais provável deve ficar entre 57-61 d.C. Visivelmente Mateus e Lucas utilizaram Marcos como fonte de pesquisa e roteiro. É comum, entre os lingüistas, denominar Marcos como documento "Q" (Letra inicial da palavra “fonte” em alemão – “Quelle”).

 

Um pouco sobre Marcos

 

 Pouco se sabe sobre o autor. Entretanto, algumas passagens nos fornecem sugestões acerca de seus interesses e personalidade. Ele costuma ser identificado como João Marcos, membro de uma família cristã de Jerusalém. Provavelmente seu lar era um centro de reuniões dos líderes cristãos em Jerusalém, pois a primeira casa que Pedro procurou, quando livre da prisão, foi a de sua mãe (At. 12: 12). É provável que nesta casa ficasse o cenáculo, onde a última ceia pascal de Jesus Cristo foi celebrada.

 

Muitos estudiosos acham que o anônimo jovem de Marcos 14: 51, quando da prisão de Jesus no Getsêmani, fosse o próprio Marcos, pois somente ele narra o fato.

 

Marcos, ainda jovem, envolveu-se na obra missionária de Barnabé, de quem era primo (Cl 4:10) e Paulo, auxiliando-os. Acompanhou-os a Chipre, depois a Perge, na Panfília, mas não prosseguiu até o final da primeira viagem missionária (At 13: 15; 15: 38). Depois do episódio de Atos 15, Marcos desaparece da narrativa e só volta a ser citado dez anos mais tarde (Cl 4: 10) quando esteve com Paulo em sua prisão em Roma. Tempos depois Paulo diz que Marcos lhe é útil no ministério (II Tm 4:11), o que mostra que o desentendimento registrado em Atos 13 havia sido superado. Também trabalhou junto com o apóstolo Pedro que o trata como “filho” (I Pe 5: 13).

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA CONVIDADA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI