Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
0 7
 /  J U N H O  /  2 0 0 9

A SEGUNDA DIMENSÃO, O ÉDEN
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil

            Como visto, antes do jardim do Éden e do mundo conhecido, a Bíblia revela que havia uma criação espiritual, seres espirituais num quadrante espiritual, até a rebelião de Lúcifer e seu banimento, quando caiu do céu como um raio, na dicção de JESUS – Lucas, capítulo 10, versículo 18.

            Infere-se das Escrituras que a queda de Lúcifer se deu antes da criação do mundo. Talvez entre o início da criação até a formação do homem no Éden. Mas o mais provável é que a criação tenha sido depois.

            Moisés ensina em Deuteronômio que aquilo que DEUS revelou pertence ao homem e o oculto, a DEUS. A relação entre a queda de Lúcifer e o mundo físico criado posteriormente é desconhecida. Mas há uma teoria.

            No mundo exclusivamente espiritual seres eram criados por DEUS o criador de todas as coisas. Cada novo ser criado partia dele mesmo, o próprio DEUS, com uma única exceção, JESUS que foi gerado em DEUS e porta a mesma essência do PAI, portanto DEUS em toda a acepção da palavra, conforme revela Hebreus, capítulo 1, versículo 1 a 9:

“HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho.  A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.  O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas.  Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai,  e ele me será por Filho? E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.  E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, e de seus ministros labareda de fogo. Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.”

            JESUS é o único que foi gerado de DEUS na dimensão de filho de DEUS, por isso é o unigênito do PAI, o único. Adiante, DEUS, melhor, a trindade, DEUS PAI, DEUS FILHO JESUS e o DEUS ESPÍRITO SANTO, resolveu chamar à existência uma nova criatura, um ser a imagem a semelhança de DEUS, o formou do pó da terra como o oleiro faz com o vaso de barro e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida. Ei-lo, o homem.

            Talvez tenha sido uma resposta de DEUS em substituir o objeto do seu amor não correspondido, o então querubim da guarda ungido. Certo é que pela primeira vez um ser espiritual habitaria um corpo físico, forjado em tríplice acepção: corpo, alma e espírito, e ademais em gênero masculino e o feminino, homem e mulher os criou.

            Há um princípio em DEUS, conhecido como “a glória da segunda casa é sempre maior”. Quando o mal macula o que DEUS fez, ELE refaz em maior glória. A Bíblia nunca descreveu os anjos como criaturas à imagem e semelhança de DEUS, a despeito da glória que têm. Já o homem foi feito e registrado como criatura à imagem e à semelhança. Não é filho de DEUS só por nascimento como se apregoa, mas portador de uma imagem e semelhança.

            No capítulo 1 de Gênesis, quando a trindade conversa usa a expressão “façamos o homem à nossa imagem e semelhança”, do que se extrai que pela primeira vez DEUS criara alguém nessa dimensão, sem atributos da deidade, mas com a aparência de DEUS, mãos, pés, boca, cabelos, olhos, nariz.

            E o diferencial da “glória maior da segunda casa”: o homem experimentaria a alegria de participar da geração de outro ser, que levasse suas características genéticas. Participar porque toda a criança é gerada por DEUS no ventre da mãe, no momento em que o esperma penetra o óvulo, de forma que o homem e a mulher agora são co-adjuvantes de uma alegria que os anjos na primeira dimensão não experimentaram.

            Espiritualmente, tanto no mundo espiritual quanto no físico, todos os seres são criados por DEUS e segue assim. Mas como o homem, ser espiritual, vive em carne, em meio físico, a geração de outro ser passará pelo processo biológico, ou seja, espiritualmente só DEUS gera vida, contudo física e biologicamente o homem ganhou o dom de ser co-participante.

            Noutro dizer, se o homem fosse exclusivamente espiritual para se gerar outro, DEUS o faria e o homem assistiria, como se procedeu com os anjos. Sendo espírito vivendo em carne, DEUS gera o espírito, mas o homem participa biologicamente e transfere traços de seu DNA. Talvez seja esse o maior mistério da criação de um ser espiritual, parecido com DEUS, mas feito em carne, porque, frise-se, JESUS é o unigênito do DEUS PAI, o único gerado na mesma essência de DEUS, portanto DEUS. Todos os demais são criaturas.

            Esse foi o diferencial do princípio da glória da segunda casa, o amor de DEUS superando o que era perfeito, numa sensibilidade e numa beleza maior.

            E pela sensibilidade de DEUS houve outro diferencial. Na primeira dimensão, anterior ao Éden, os anjos caídos viam incessantemente a face de DEUS, como os anjos de DEUS até hoje. No Éden DEUS visitava o homem na viração do dia.

            Não só isso. Seguindo, na primeira dimensão, no monte de DEUS a dependência dos seres espirituais era total em DEUS, não necessitavam conhecer o bem e o mal, uma vez que viviam mergulhados na bondade de DEUS, a saber, no próprio DEUS até que se achou iniqüidade no coração de Satanás.

            Na segunda dimensão DEUS disponibilizou a árvore da vida, que é nada menos do que JESUS, a VIDA, e também, a árvore do conhecimento do bem e do mal, cujos frutos se o homem comesse morreria.

            Apesar de Eva mencionar à serpente que a árvore do conhecimento do bem e do mal estava no meio do jardim, quem estava no meio era a árvore da vida.

            Enfim, nesta dimensão o DEUS PAI, o DEUS FILHO e o DEUS ESPÍRITO SANTO deram ao homem o privilégio de ter uma família, assim como a trindade é uma família, de gerar filhos, assim como DEUS gerou JESUS, e disponibilizaram ao homem a oportunidade de demonstrar se amariam a DEUS ou não pela obediência em não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, se prefeririam viver em DEUS ou sem DEUS.                      

            Essa é a história da terceira dimensão.

            Paz.

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI