Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
3 1
 /  M A I O  /  2 0 0 9

A PRIMEIRA DIMENSÃO, ANTES DO ÉDEN
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil

            A primeira dimensão antecede a criação do mundo e do jardim do Éden. Não toca o homem diretamente, mas via indireta. As Escrituras descrevem uma seqüência, da qual se infere um liame, um elo. 

            Trata-se do monte de DEUS, lugar onde se lhe vê incessantemente a face, onde andava o querubim da guarda ungido. O profeta Ezequiel o descreve no livro homônimo, no capítulo 28. 

            A Bíblia não é um livro espiritual, é o livro espiritual, cuja densidade em si mesma desvela múltiplas dimensões, a saber, passado, presente e futuro convivem juntos, porque essa é percepção de seu autor, DEUS, e, mais, a descrição intencional alcança mais de uma extensão, a ocorrida, a que ocorre e a que vira.

            Assim, no capítulo 28 Ezequiel profetizava a destruição do rei de Tiro, a despeito de sua glória e sabedoria e, de inopino, num rompante, começa a descrever Lúcifer, sem introdução, apresentação, quebra de página ou similar, numa narrativa a revelar que o rei de Tiro e Lúcifer vão imbuídos do mesmo espírito de arrogância e rebelião contra DEUS, e receberão idêntico resultado, a destruição. Ei-lo, até o versículo 19, cujo grafado sinaliza inserção alusiva ao diabo: 

“E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor DEUS: Porquanto o teu coração se elevou e disseste: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares; e não passas de homem, e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus. Eis que tu és mais sábio que Daniel; e não há segredo algum que se possa esconder de ti. Pela tua sabedoria e pelo teu entendimento alcançaste para ti riquezas, e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros. Pela extensão da tua sabedoria no teu comércio aumentaste as tuas riquezas; e eleva-se o teu coração por causa das tuas riquezas. Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Porquanto estimas o teu coração, como se fora o coração de Deus, por isso eis que eu trarei sobre ti estrangeiros, os mais terríveis dentre as nações, os quais desembainharão as suas espadas contra a formosura da tua sabedoria, e mancharão o teu resplendor. Eles te farão descer à cova e morrerás da morte dos traspassados no meio dos mares. Acaso dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou Deus? mas tu és homem, e não Deus, na mão do que te traspassa. Da morte dos incircuncisos morrerás, por mão de estrangeiros, porque eu o falei, diz o Senhor DEUS. Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.”

                O espírito, a verve do rei de Tiro era a mesma de Lúcifer; e o fim daquele é mensagem profética do que DEUS fará ao grande dragão, a besta, o príncipe das trevas. No dia em que Lúcifer caiu JESUS o viu assentado do seu trono - Lucas, capítulo 10, versículo 18:

"E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu."

            Na primeira dimensão os seres eram exclusivamente espirituais, com acesso privilegiado e irrestrito ao monte de DEUS, pelo que a queda lhes acarretou o eterno banimento, rompimento com DEUS, fonte de toda beleza e bondade.

            Sem beleza nem bondade, porque tais elementos são nutridos pela harmonia com DEUS, como um celular cuja bateria precisa ser recarregada. Contudo força e inteligência subsistem nesses seres agora degenerados, como apanágios existências, simplesmente porque são o seres individualizados, criados, chamados à existência por DEUS, transmudados em demônios, castas e hordas, um terço dos anjos que caíram com Lúcifer, conforme revela Apocalipse, capítulo 12, versículo 4:

        "E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra”

            Infere-se que esse Lúcifer já estava caído quando DEUS criou o mundo conhecido e o jardim do Éden, uma vez que se inseriu na atual segunda dimensão, conhecida como o espaço e tempo atuais, com o fito de atrair a maldição sobre a raça humana, projetada sobre Adão e Eva, retirando do homem a autoridade que DEUS dera sobre a criação.

            Essa é a história da segunda dimensão.

            Paz.

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI