Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
2 2
 /  M A R Ç O  /  2 0 0 9

AMIGOS E INIMIGOS
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil

            Getúlio Vargas dizia: aos amigos tudo; aos inimigos, a lei. O livro “44 Leis do Poder” ensina a explorar bem a relação entre amigos e inimigos, aliás, isso pouco importa, se não as vantagens que se pode auferir. Então o amigo virá inimigo e vice-versa. 

            Metade dos Salmos nas Escrituras são de Davi, a maioria respirando angústia de morte, por um rei ensandecido chamado Saul, perturbado por espíritos malignos na exata dicção da palavra, que resolvera matar Davi, seu genro, general, melhor soldado, libertador de Israel contra o gigante Golias, o que cabia a ele Saul fazer - alguém que só trouxera paz ao seu reino. 

            O problema é que DEUS rejeitara Saul e indicava dia a dia que o ESPÍRITO DO SENHOR repousava sobre aquele jovem, daí a indicação clara de que a profecia de que DEUS se provera de um rei no lugar de Saul se cumprira debaixo de seu nariz.

            Então Davi fugiu. Saul alocou três mil homens de guerra, escolhidos da estirpe de Israel, uma plêiade de exterminadores para dar cabo de Davi. Nessa empreitada maldita Saul adentra a uma caverna para defecar, lugar onde Davi se escondera, o qual deteve seus homens para que não tocassem em Saul, salvo para lhe retirar a botija de água, como demonstração de que nada tinha contra Saul.

            Saul se vai e após afastar-se Davi sobe numa montanha. Um vale os separa e chama Saul lhe mostrando com a botija que poupara sua vida. Saul chora, lhe chama de filho, promete não mais persegui-lo. Mas o chamado de livros como “44 Leis do Poder” e congêneres era forte em Saul.

            Na segunda empreitada para riscar o nome de Davi da terra e garantir o próprio reino a despeito da palavra de DEUS, Davi e Abisai ousadamente penetram o acampamento sub-repticiamente, enquanto dormiam, e Davi corta um pedaço do manto de Saul, espera o dia amanhecer, do alto de outro monte grita, desperta o séqüito da morte capitaneada por Saul, o qual lhe ouve a voz, chora, lhe chama de filho, se arrepende porque pela segunda vez Davi poupara sua vida.

            Mas o desejo de apagar o que DEUS resolvera, a saber, tirar o trono de sua casa e dá-lo à casa de Davi persistiu, firme, resoluto, impávido, até sua morte trágica e vergonhosa.

            Anos depois, o maior rei da história de Israel, Davi, fugia de Jerusalém por causa do motim de seu filho Absalão, ladeado por seus valentes à direita e à esquerda, quando Simei, um descendente da casa do Saul, aparece para lhe atirar pedras e vociferar blasfêmias.

            Só para visualizar, Joabe soldado de Davi dispunha de sete escudeiros tão somente para levar suas armas, ou seja, não lutavam, apenas lhe serviam durante as batalhas. Seu irmão, Abisai, sozinho bradara à espada contra trezentos filisteus e os matara. Os tais fizeram um pedido a Davi e ouviram o inusitado – II Samuel 16, versículos 5 a 14:

“E, chegando o rei Davi a Baurim, eis que dali saiu um homem da linhagem da casa de Saul, cujo nome era Simei, filho de Gera, e, saindo, ia amaldiçoando. E atirava pedras contra Davi, e contra todos os servos do rei Davi; ainda que todo o povo e todos os valentes iam à sua direita e à sua esquerda. E amaldiçoando-o Simei, assim dizia: Sai, sai, homem de sangue, e homem de Belial. O SENHOR te deu agora a paga de todo o sangue da casa de Saul, em cujo lugar tens reinado; já deu o SENHOR o reino na mão de Absalão teu filho; e eis-te agora na tua desgraça, porque és um homem de sangue. Então disse Abisai, filho de Zeruia, ao rei: Por que amaldiçoaria este cão morto ao rei meu senhor? Deixa-me passar, e lhe tirarei a cabeça. Disse, porém, o rei: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Ora deixai-o amaldiçoar; pois o SENHOR lhe disse: Amaldiçoa a Davi; quem pois diria: Por que assim fizeste? Disse mais Davi a Abisai, e a todos os seus servos: Eis que meu filho, que saiu das minhas entranhas, procura a minha morte; quanto mais ainda este benjamita? Deixai-o, que amaldiçoe; porque o SENHOR lho disse. Porventura o SENHOR olhará para a minha miséria; e o SENHOR me pagará com bem a sua maldição deste dia.  Prosseguiram, pois, o seu caminho, Davi e os seus homens; e também Simei ia ao longo do monte, defronte dele, caminhando e amaldiçoando, e atirava pedras contra ele, e levantava poeira. E o rei e todo o povo que ia com ele chegaram cansados, e refrescaram-se ali.”

            Pelas “44 Leis do Poder” era para Davi matar Saul quando pudesse, mas Davi acreditava que seria amaldiçoado se estendesse à mão a tocar em alguém que DEUS ungira como rei, e de fato o fizera. Que o SENHOR estendesse a mão, jamais Davi porque lhe faltava autoridade espiritual para tanto.

            Quanto à Simei, sobrava autoridade para que Davi lhe apagasse, mas não o fez, porque entendeu que DEUS lhe enviara para corrigir. Também de fato Davi cometera adúltero associado a homicídio. DEUS lhe perdoara, mas as conseqüência de seu pecado viriam. O sangue não se apartou da casa de Davi, irmão contra irmão, nem depois da morte dele, e, naquele momento, Absalão, filho de suas entranhas, lhe queria matar.

            Davi nada devia à casa de Saul, pelo contrário, a casa de Saul lhe devia. Mas Davi resolveu receber como de DEUS as palavras do iníquo Simei, pelo que duramente exortou Abisai e Joabe, homens que lhe devotavam a vida, por causa de Simei, o que jamais fizera com Saul, o sandeu sanguinário.

            A relação de Davi com os homens não tinha relação com questão de amizade ou de inimizade, mas com a perspectiva do relacionamento dele com DEUS. Por DEUS não tocou em Saul, não tocou em Simei e repreendeu acidamente homens que expunham a vida constantemente por amor a ele.

            Davi é o maior rei da história de Israel. A força aérea de Israel se chama “Asas de Davi”, seu túmulo está guardado e preservado em Jerusalém, o que por si só já é um milagre, sua estrela é símbolo de uma nação, vista constantemente em jornais e noticiários quase todos os dias.

            Davi não tinha relação nenhuma com dogmas malditos ensinados em livros estranhos à essência e à natureza de DEUS. Viveu conforme o que DELE aprendera, viveu aqui como se estivesse dia-a-dia diante de sua face. E estava, melhor, está...

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI