Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
2 9
 /  M A R Ç O  /  2 0 0 9

POR TI O ÓRFÃO ALCANÇA MISERICÓRDIA
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil

            Segue Oséias, capítulo 14, versículo 3: 

“Não nos salvará a Assíria, não iremos montados em cavalos, e à obra das nossas mãos já não diremos mais: Tu és o nosso deus; porque por ti o órfão alcança misericórdia.”

            Esse texto encerra seis premissas. A primeira, o órfão nasce desprovido de misericórdia, porque algo ou alguém lhe defraudou direito a ter pai e mãe.

            Certa criança com poucos meses de vida, durante a madrugada, se preparava para chorar, como choram os bebês com os olhinhos fechados, quando seu pai que a observava lhe disse: calma, papai está aqui. O bebê suspirou relaxadamente.

            Quantas crianças choram e até desistirem, porque aprendem que ninguém as ouvirá. Milhares e milhares. São os órfãos. Quando se adentra ao um orfanato o momento mais dolorido é o da refeição. Mãozinhas em movimentos frenéticos, num ambiente em que se contabiliza que para cada criança há um déficit de duas ou mais pessoas, ou seja, uma família.

            O prejuízo psíquico e emocional da ausência dos pais é incomensurável e incalculável. Só quem conhece o profundo da alma humana pode mensurar o dano da ausência.

            Ademais, esse texto reconhece que os órfãos experimentam o extremo oposto à natureza e à essência de DEUS, um pai, mas um pai pleno de amor.

            O maior drama de JESUS foi sentir pela primeira vez em sua existência eterna, pois ELE é DEUS também, a suspensão da relação profunda pai-filho com o DEUS PAI, no momento em que os pecados da humanidade foram lançados sobre ELE, porque o pecado faz separação entre DEUS e os homens, ainda que sobre seu FILHO amado.

            Terceira premissa, há esperança, porque o único e verdadeiro DEUS se compraz em ser chamado PAI DOS ÓRFÃOS, sente alegria em associar seu nome e glória aos desprovidos, e anseia em derramar nessas crianças a essência daquilo que o mundo as negou.

            Quarta, a maldição das trevas, alimentada pelos pecados de cada um, fomentam a cadeia de deformação da humanidade irradiando efeitos, dentre eles, a morte de JESUS, que antes de morrer avisou que se faziam isso com ELE, lenho verde, o que não fariam com o lenho seco, especialmente as crianças?    

            Mas o texto reconhece, como quinta premissa, que no ALTÍSSIMO o órfão alcança misericórdia.

            O livro de Daniel é a história de quatro crianças órfãs, que assistiram a bárbara execução dos pais, que perderam a nacionalidade, a língua, a cultura, que foram levadas cativas, cujas vidas dependiam do talante e alvitre de um tirano, Nabucodonosor, ícone da crueldade babilônica, que, enfim, perderam tudo, exceto a crença de que tinham um pai, o PAPAI DO CÉU.

            Uma moça foi à fazenda com seu esposo e viu ao longe que uma vaca seria sacrificada. Ao iniciar o extermínio, percebeu que um bezerro, no estábulo, seu filho, desesperadamente mogia e a sua mãe em meio a toda a dor respondia. A moça se foi e deixou o esposo porque não suportou a dor, nem o suficiente para recolher seu marido. Esta foi a dor que esses garotos sentiram. Jeremias, o projeta “chorão”, de descompunha porque via profeticamente imagens como essa.        

            JESUS advertiu aos discípulos que a ninguém chamassem de pai, porque só um era o pai deles, o PAPAI DO CÉU – Mateus, capítulo 23, versículo 9 - , e, assim, aquelas crianças do livro de Daniel com uma fé talvez pequena como o tamanho deles, uma fé sobrevivente, operaram sinais e prodígios

            Daí a sexta premissa: os órfãos precisam ouvir as Escrituras Sagradas, porque a fé vem pelo ouvir a Palavra de DEUS, e n’ELE elas alcançarão misericórdia.

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI