Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

A D M I N I S T R A Ç Ã O     D E     E M P R E S A S
1 6  /  M A R Ç O /  2 0 1 1
 

A VIDA é feita de ESCOLHAS!
Por Marizete Furbino (*) 

"A escolha é a alma gêmea do destino."
(Sarah Ban Breathnach)

 No decorrer da caminhada, observamos que quanto mais maduros nos tornamos, mais conscientes de nossas escolhas ficamos; por conseguinte, conseguimos acertar mais, talvez porque após escolhido o caminho, traçamos estratégias de como caminhar, analisamos com maiores detalhes os percursos já caminhados, evitando cair novamente nos erros já cometidos e assim verificamos todos os percalços, toda trilha já percorrida, de forma a considerar os prós e os contras. Com isso, aprendemos, amadurecemos, desenvolvemos e crescemos.

Importante perceber que toda trajetória de nossa vida é marcada por nossas escolhas, nada, absolutamente nada, além disso. Nossa escolha tem o poder de transformar, de mudar e/ou alterar toda a nossa trajetória de vida; desta forma, temos que estar preparados para assumirmos as conseqüências das nossas decisões.

Vale ressaltar que cotidianamente fazemos escolhas e quem não escolhe também está fazendo uma escolha; logo, não temos como fugir, estamos a todo tempo escolhendo, decidindo, pelo sim e/ou pelo não.

Em meio à caminhada, mesmo esta sendo árdua, recheada de diversidades, adversidades, obstáculos e desafios, você é quem irá optar como levar a própria vida, se de bom humor ou de mau humor, com alegria ou com a tristeza estampada no rosto e na alma, com pesar ou com leveza, com pessimismo ou otimismo, continuando a trilhar o caminho ou desistindo de percorrer todo o traçado a ser seguido. Desta forma, tudo está em suas mãos.Tudo depende de sua escolha.

Constata-se que com as marcas e cicatrizes do passado e com os erros já cometidos, podemos escolher a aprender e crescer, ou escolher mergulhar em uma tristeza, um negativismo e amargura sem fim, que irão contribuir somente para definhar o seu ser e lhe abater, tendo o poder de levá-lo a sucumbir numa provável depressão, impedindo que enxergue desta forma todo o sabor e a leveza que a vida possa lhe oferecer, levando-o a perceber somente os dissabores, impedindo-o assim de continuar caminhando, barrando atitudes que poderiam conduzi-lo ao sucesso e até mesmo à felicidade.

Nesse diapasão, importante salientar que em meio à caminhada, podemos escolher ser vítimas de outrem, do destino e mesmo do mundo ou escolher a arregaçar as mangas e partir para a luta, mesmo em meio a um temporal, sempre de bem com a vida, sendo pessoas mais responsáveis e conscientes dos direitos e deveres, capazes de desnudar e transformar a realidade em que nos encontramos.

Nesse sentido, é de fundamental importância perceber que a vida passa num piscar de olhos e talvez você pode deixar de vivê-la com qualidade, também por uma questão de escolha, e quando você se assustar ..., o tempo já  passou..., não tem como voltar atrás, a oportunidade foi perdida, pois a vida não permite ensaios. Assim, cada segundo deverá ser vivido, de forma profunda e consciente.

É nesse contexto que ressaltamos que, neste mundo, estamos por aqui de mera passagem; sendo assim, devemos viver a vida de modo intenso, pois isso é o único e o melhor que se tem a fazer. Cada momento é realmente único; não temos como voltar o filme de nossa vida; portanto, temos que abrir nossos olhos, acordar para a vida; viver, viver e viver sempre com esperança, entusiasmo, bom humor, alegria, perseverança, otimismo e determinação! Mesmo em meio às tempestades que a vida possa nos oferecer, conseqüências, claro, de nossas escolhas.

Dessa forma, é de primordial importância que você se auto-analise, se auto-avalie, questione seus hábitos, costumes, princípios, valores, comportamentos, condicionamentos, atitudes e siga em frente, não se deixando abater e, muito menos, se martirizar pelos “traumas” que poderá sofrer no decorrer da caminhada.

Diante disso, precisamos ter em mente que cotidianamente enfrentamos desafios e alguns problemas, muitos dos quais frutos de nossas próprias escolhas. Estes fazem parte da nossa caminhada; assim, devemos procurar retirar todo o medo que porventura apareça e que teime em permanecer, pois, o medo somente serve para nos estagnar, impedindo-nos de caminhar, de desenvolver e crescer, conduzindo-nos a um verdadeiro caos.

Com base nesses preceitos, devemos aprender a valorizar as oportunidades, bem como os momentos que a vida nos oferece e que você, através de suas escolhas, pode muito bem usufruí-las e viver com qualidade. Assim, mesmo em meio a inúmeros problemas não adie a opção de viver bem! Lembre-se que a vida é uma só e passa rapidinho!

Aprenda a viver e a valorizar a sua vida!

Só por estarmos vivos, já é um motivo forte para isso!

(*) Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela UNILESTE-MG. É Administradora, Consultora e Professora Universitária na UNIPAC - Vale do Aço. Contatos através do e-mail: [email protected]r.

PUBLICAÇÃO AUTORIZADA EXPRESSAMENTE PELA AUTORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO PORTAL BRASIL
® E À SUA AUTORA

Leia mais sobre administração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI