Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

M O T I V A Ç Ã O   &   E M P R E E N D E D O R I S M O
1 6  /  D E Z E M B R O  /  2 0 1 1
 

O dia de Ação de Graças
Por Denise Amaral (*)
 

Hoje é Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças), um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e não comemorado aqui no Brasil.

Após um inverno especialmente rigoroso, os colonos de Plymouth, Massachusetts, tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621, e por ordem do governador uma festividade foi marcada para o outono daquele ano. Em alguns estados americanos, a população passou a repetir a data, mas foi somente em 1863 que o presidente Abraham Lincoln declarou a quarta quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças. Após um desavença entre estados sobre a melhor data para a festa, o  Congresso americano  instituiu que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro,  e que seria um feriado nacional.

Agradecer por todas as coisas que nós temos exige um exercício anterior – o de olhar ao nosso redor, e reconhecer que somos, de fato, abençoados com muitas graças. Mas não dedicamos muito tempo ou muita atenção às coisas que vão bem, quando existem tantos problemas que temos que resolver, tantas dificuldades que ainda temos por vencer.  Se alguma parte do corpo está doendo, é somente a ela que damos atenção – todo o resto que está bem passa despercebido. Ou se um negócio não dá tão certo como imaginamos, ou não apresenta os resultados que esperamos, ficamos frustrados, insatisfeitos, sem dar um segundo de atenção a todas as outras negociações que foram tão boas – ou até melhores – do que o antecipado.

Dedicar um dia para olhar em volta de nós, procurando identificar tudo o que está bem, é com toda certeza um descanso bem positivo para o nosso humor! Varrer a angústia para fora do nosso coração e deixar entrar uma brisa de agradecimento é reconfortante e reenergizante! Além do mais, uma pessoa agradecida e satisfeita atrai para si acontecimentos positivos, enquanto os negativistas acabam atraindo ainda mais dificuldades para se somarem àquelas que já perturbam tanto a sua pesada existência.

A vida não pode simplesmente passar e ficar para trás – temos que aprender com ela, e torná-la cada vez melhor. Podemos, nós, melhorar um pouco a cada dia, trabalhando nossos defeitos, corrigindo nossos vícios, exercitando a generosidade, alimentando as amizades e fortalecendo nossos laços familiares. Muito do que fazemos e do que dizemos ao longo do dia é resultado da correria das grandes cidades, das pressões de inúmeras responsabilidades, de uma agenda com  compromissos demais. Não temos tempo de rever o que fizemos, repassar o que falamos, reconsiderar as reações que tivemos, e vamos deixando um rastro cada vez maior de sementes que talvez não sejam muito boas... Parar um pouco e olhar para trás pode abrir nossos olhos para uma realidade bem diferente daquela que sonhávamos para nós.

Mas a história continua a ser escrita, com uma página em branco diante de nós a cada novo dia. Sempre é tempo de corrigir e melhorar. E se não temos exatamente um dia do ano dedicado a parar, pensar e agradecer, podemos definir alguns momentos para  ficar em silêncio, e tentar ouvir aquilo que Deus tem a nos dizer. Quantas vezes não sentimos alguém ou alguma coisa tentando nos falar, seja através  de um pensamento, de um pressentimento, de um sinal qualquer, e não temos tempo de dar atenção? E depois percebemos que, se tivéssemos seguido nossa intuição, o desfecho de uma situação qualquer teria sido bem melhor? 

Nossa mente está diretamente ligada ao Universo, e quando eliminamos ruídos e interferências, fica mais fácil manter um relacionamento tranquilo e construtivo com o mundo e com as pessoas que compartilham a vida conosco. As intuições e os pressentimentos são sempre positivos. Se de repente você se lembrar de alguém que não vê há muito tempo, não deixe a oportunidade passar – ligue para ela, mande uma mensagem.  Você pode ter boas surpresas!

Mantenha sua atenção voltada ao que você tem – não ao que lhe falta. Pense em tudo o que já conseguiu – não fique revivendo as oportunidades que perdeu.  Conte e agradeça suas bençãos – muitas mais virão a partir daí!

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 400 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

PROIBIDA REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS©.

Leia aqui mais colunas sobre Motivação & Empreendedorismo


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI