Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
1 4
 /  A G O S T O  /  2 0 1 1

O porquê do mal
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil

É difícil explicar o grassar do mal diante da dimensão do DEUS descrito na Bíblia, o DEUS que respondeu a Jó, o qual poderia atar as cadeias do Sete-estrelo, ou soltar os laços de Órion, ou guiar a Ursa com seus filhos.

Esclarecendo, no livro de Jó, capítulo 38, versículos 31 a 32, em resposta a Jó, DEUS lhe revelou que ELE é quem mantém as sete estrelas do Sete-estrelo em marcha na mesma direção e na mesma velocidade, portanto preservando seu desenho no espaço; que ELE fez com que as três estrelas de Ôrion que aparecem alinhadas no céu disparassem em direções opostas a velocidades diferentes, pelo que um dia não estarão mais alinhadas; e, mais, que a estrela Ursa cem vezes maior que sol literalmente foge do próprio sistema arrastando consigo mais de cinqüenta astros. 

A Jó sequer se lhe provia a condição de entender a magnitude do que DEUS lhe falara. Enfim, como explicar que a grandeza desse DEUS permita o mal?

Em breves linhas e longe de esgotar o tema, a Bíblia pontua que DEUS entregou a autoridade da criação ao homem no Éden e o homem a deu ao Diabo, por isso após a vitória na cruz JESUS a reassume e demonstra nestes termos em resposta a visão que João dele teve glorificado – Apocalipse capítulo 1, versículos 17 e 18:

“E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; e que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno."

Mel Gibson na paixão de CRISTO mostra esta cena ao final, quando foi despojado. Literalmente, nem a chave da casa dele o Diabo tem.

O segundo motivo repousa na parábola do joio, descrita por JESUS, em que no campo de trigo veio o inimigo e semeou o joio.

Como o trigo e o joio são semelhantes no começo, o senhor da terra, uma alusão ao próprio DEUS, disse aos seus servos que deixassem crescer até que se lhes distinguissem, quando recolheriam o trigo no celeiro e, noutro extremo, lançariam o joio ao fogo inextinguível, numa alusão ao céu e ao inferno.

DEUS permitiu que os sacerdotes judeus extravasassem toda a maldade instalada no coração deles, descarregando-a justamente sobre seu filho, JESUS, porque DEUS quer manifestar em atos a maldade antes de julgá-la.

Mas toda a maldade findará. Seguem palavras do DEUS altíssimo insculpidas no livro de Malaquias, capítulo 3, versículos 13 a 18, e capítulo 4, versículo 1 e 2: 

“13 As vossas palavras foram agressivas para mim, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti?

14 Vós tendes dito: Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos?

15 Ora, pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade são edificados; sim, eles tentam a Deus, e escapam.

16 Então aqueles que temeram ao SENHOR falaram freqüentemente um ao outro; e o SENHOR atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o SENHOR, e para os que se lembraram do seu nome.

17 E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.

18 Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.

CAPÍTULO 4

1  Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo.

2  Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.”

Paz.

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI