Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

M O T I V A Ç Ã O   &   E M P R E E N D E D O R I S M O
0 1  /  F E V E R E I R O  /  2 0 1 2
 

Os líderes entre nós
Por Denise Amaral (*)

Estamos acostumados com as pessoas que trabalham e convivem conosco, e muitas vezes essa familiaridade nos impede de ver muitas coisas sobre elas.

Ao mesmo tempo em que conseguimos identificar defeitos e falhas que os demais não conseguem enxergar – e nos sentimos à vontade para chamar atenção sobre eles – deixamos de reconhecer qualidades importantes. Há um ditado que diz que “ninguém é profeta em sua própria terra”. De fato, é difícil reconhecer grandes qualidades no irmão, ou no vizinho, no colega da mesa ao lado ou no filho do carpinteiro... Afinal, eles fazem parte do nosso dia a dia. Como é que podem se tornar, de repente, pessoas “importantes” ou mesmo “especiais”?

Pode ser que você tenha ao seu lado, muito perto mesmo, alguém capaz de mudar o rumo de seus negócios!

Líderes estão por toda parte – algumas vezes têm seus talentos aproveitados, outras não. Mas o potencial de uma pessoa com perfil de liderança é muito grande, e não pode ser desprezado. Ou seja, se você percebe entre seus funcionários alguém que seja competente em seu trabalho, e que tenha uma personalidade alegre e positiva, pode estar diante de um líder.

Ser líder é muito mais do que saber mandar. É saber estimular os outros a respirar fundo, reunir esforços, compartilhar talentos, e partir para uma conquista. E essa conquista pode ter várias formas – desde melhorar o nível do serviço oferecido, até aumentar a qualidade de um produto, ou mesmo criar algo novo que atenda as necessidades de um mercado sempre faminto de novidades. Não existe realidade que não pode ser melhorada. Por melhor que pareça o nível de sua empresa, ele pode se tornar um pouco mais elevado. Não há razão que justifique a estagnação de um negócio, pois o que parece muito bom hoje pode não ser o ideal amanhã. Não se esqueça de que a concorrência está ali fora, ativa, constantemente preparando uma ultrapassagem.

Uma empresa pode ter líderes em posições com pouco espaço de manobra, e pode ter profissionais normais em posições de liderança. Lembre-se que liderar não é sinônimo de mandar. Mandar qualquer um pode, enquanto são poucos os que realmente conseguem liderar.

Pode ser que você tenha ao seu lado talentos latentes, com pouco espaço para se manifestar, e que poderia ser de colaboração inestimável. Pode ser também, que nem a própria pessoa se dê conta de seu potencial, por nunca ter tido a oportunidade de colocá-lo em prática, ou por sequer saber que a energia que sente dentro de si é uma coisa rara, importante, e que pode mudar sua vida.

Às vezes vejo pessoas por aí que estão transbordando em potencial, e mesmo assim têm aquele olhar inseguro de quem não sabe bem o que dizer, não sabe bem o que fazer, e morre de medo de errar. Por isso não arrisca nunca. Quanto desperdício!

Indivíduos com auto-estima baixa, que cresceram cercados de críticas e pouco ou nada conhecem sobre reconhecimento e elogios, deixam suas qualidades escondidas em algum lugar escuro de sua personalidade, e não arriscam trazê-las à luz. Deixam-nas bem guardadas, com medo de que um passo além do esperado os transforme em alvo de críticas ou de que alguém os ridicularize, sem que eles sejam capazes de se defender.

É necessário corrigir esta postura para que a pessoa seja tudo aquilo que ela pode ser, para que faça tudo o que é capaz de fazer – e para que se sinta à vontade para seguir em frente, e crescer.

Educar é uma escolha. Aprender é uma benção. Se todos aqueles que são capazes de educar, seja crianças, jovens ou adultos, erguessem suas mangas e partissem para o trabalho, de forma séria e comprometida, teríamos uma população capaz de tornar este país uma verdadeira potência mundial. Um país não é nada sem seu povo – apenas uma extensão de terra coberta de potencial. Mas para transformar este potencial em conquistas reais são necessárias pessoas que saibam o que fazer, e como fazê-lo. São necessárias pessoas preparadas para enfrentar e vencer desafios, pessoas capazes de aperfeiçoar o antigo, de criar o novo, de pensar e enxergar adiante e de saber como chegar até lá.

Se você tiver ao seu lado alguém que precise aprender, ensine. Se você precisar aprender e não tiver ao seu lado ninguém que o ensine, busque exemplos, busque respostas, e liberte todo o poder que existe dentro de você. Precisamos de pessoas que acreditem em si mesmas, e que não se contentem com pouco. Precisamos de pessoas que se decidam a sair do meio da multidão para poder respirar, agir e se destacar. Precisamos descobrir onde é que estão os verdadeiros líderes capazes de caminhar à frente de todos rumo ao sucesso de cada um.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 400 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

PROIBIDA REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS©.

Leia aqui mais colunas sobre Motivação & Empreendedorismo


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI