Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

T U R I S M O
0 1 / F E V E R E I R O / 2 0 1 2
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

É tempo de férias, o verão chegando e nada melhor que viajar e espairecer, ou seja, uma maneira de deixar temporariamente os problemas do dia a dia de lado. Não é preciso ir longe, ou fora do Brasil, uma vez que temos o privilégio de vivermos num país cheio de riquezas naturais, além dos patrimônios históricos e muitos outros atrativos na área de lazer. Sem esquecermos que o Brasil é exaltado por grandes compositores e poetas inesquecíveis, respectivamente, Ary Barroso e Gonçalves Dias.

De Norte a Sul são incontáveis as nossas belezas, belezas naturais onde o meio ambiente e a natureza é que atuam as maravilhas que vivemos. Conhecer as cidades históricas e o nosso folclore faz parte de um grande enriquecimento tanto pessoal quanto cultural.

“O turismo interno cresceu 16% entre 2007 e 2010 e boa parte disso é de viajantes domésticos que já correspondem por 85% do turismo brasileiro. Segundo Enrico Torquato, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis, os responsáveis deste aumento são os 30 milhões de brasileiros que entraram para a nova classe C. A tendência é continuar crescendo porque vamos ter mais 50 milhões de brasileiros que estão emergindo e que não tinham o turismo na sua base de consumo e agora terão”. Estes números positivos empolgam a rede hoteleira, agentes de viagens e operadoras. O destino com maior procura da classe C é o Nordeste brasileiro. E não poderia ser diferente, pois a cultura nordestina é um grande atrativo, principalmente nesta época de carnaval, onde Salvador continua sendo um dos destinos mais procurados além de Olinda e Recife, sendo que, estas duas últimas cidades, em seus cinco dias de festa, as multidões cantam e dançam o frevo e o maracatu pelas ruas e ladeiras numa grande celebração das festas populares. Em Caruaru e Campina Grande estão as mais famosas festas juninas. Além disso, o Nordeste é conhecido pelo seu artesanato, que é um dos mais conhecidos, não só pela renda, como também pelas belíssimas cerâmicas. Tudo é muito envolvente, desde as festas populares até aos nossos patrimônios históricos culturais.

O povo do Norte e Nordeste é bastante acolhedor - além de festeiro - e essa característica é conhecida mundialmente. Viajar e conhecer novas culturas, hábitos e locais como museus, igrejas, as diferentes arquiteturas e degustar a culinária de Norte a Sul é um privilégio que está sendo motivado e incentivado através da atividade turística que está cada vez mais presente e atuante na vida do brasileiro. Cultivar e explorar o enriquecimento do turismo doméstico seja através de questões religiosas, questões de saúde ou mesmo por lazer nos permite vivenciar as diferentes culturas e diversidades existentes em um país tão rico historicamente como também das belezas naturais nas diversas regiões. Portanto, não posso deixar de mencionar as cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto, Mariana e Congonhas - o que nos faz lembrar o grande trabalho de Aleijadinho, as imagens religiosas esculpidas em madeira e outras em pedra-sabão, importante matéria prima brasileira.

Ainda em Minas Gerais temos a Gruta de Maquiné, local de atração turística, que abriga esculturas belas e naturais e as grandes galerias são resultantes da atividade erosiva milenar.

Queda do Caracol, Gramado (RS)Contrastando com o Nordeste, temos a região Sul, para aqueles que preferem um clima mais frio. Temos vários pontos e atrativos turísticos como as Cataratas do Iguaçu, mais conhecida como Véu de Noiva, espetáculo este inigualável. A festa da Uva também é uma grande atração, uma festa brasileira que vem da cultura italiana. A arquitetura (europeia), a gastronomia e a população da região têm descendência de italiano e alemão. O povo é também bastante alegre e festivo, assim como todos os povos do Brasil. Já na região central, você pode praticar o ecoturismo, caminhar pelo cerrado e ter a oportunidade de visualizar lindos mirantes. No Parque Nacional da Chapada dos Guimarães o turista tem ampla visão da planície pantaneira e muitas quedas de água. Em Cáceres, às margens do rio Paraguai, predomina o turismo da pesca e do ecoturismo. Dom Aquino abriga a maior fonte de água mineral do Planeta, tem o Parque Industrial da Água Mineral Puríssima, na qual é possível ver todo o processo de produção dos recipientes, o envasamento, a limpeza e o reaproveitamento das embalagens retornáveis. Em Campo Verde a grande atração é a Fazenda Marabá onde podemos visitar a usina de algodão e o processo de industrialização que, por sinal, os turistas podem interagir e deixam de ser apenas visitantes. Em Nobres, o turismo é a Lagoa Azul, grande atração para os visitantes. Para o turista aventureiro, este é o roteiro ideal. A flora da Amazônia e suas imensas árvores e rios permitem um dos visuais mais belos e intocáveis. Uma viagem ao nosso país jamais poderá ser completa sem conhecermos sua história e cultura. De grande extensão territorial, ocupa uma área de 8.547.403km², porém o Brasil não pode ser medido por km² e sim, por sua magnificiência.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A AUTORA E AO PORTAL BRASIL.
A REPRODUÇÃO É LIVRE MEDIANTE PRÉVIA E EXPRESSA ANUÊNCIA


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI