Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

T U R I S M O
1 6  /  S E T E M B R O  /  2 0 1 2
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

Turismo de dar água na boca
Por Márcia Castro (*)

Quem nunca viajou com o objetivo único de degustar as delícias de uma determinada região? Falo do turismo gastronômico que vem ganhando cada vez mais espaço na atividade turística e tem por finalidade, também, aumentar a demanda turística. Normalmente, quando falamos em turismo, logo vem à ideia de viajar e descansar, mas o turismo é um setor que está em crescente aumento em suas mais variadas formas. As novas modalidades que vêm surgindo no decorrer dos anos, visa atender ao público que está cada vez mais exigente. A gastronomia, assim como os outros tipos de turismo, como o rural, o religioso, saúde, dentre outros, também tem um papel de suma importância sócio-econômico, porque tem o poder de gerar empregos. É através da gastronomia que podemos conhecer a história de cada região ou país, além de ser uma das manifestações culturais mais atrativas. Também é considerado forte instrumento para se utilizar na tentativa de preservar a identidade cultural de uma determinada região. Nosso país tem uma culinária bastante diversificada para o turismo gastronômico, que tanto tem sido divulgado em muitas regiões. A culinária do Brasil tem influências dos africanos, indígenas e do branco europeu. Dos indígenas, a maior herança foi a mandioca e dos negros é o inhame, o azeite de dendê, o quiabo e o cuscuz. Daí os sabores da nossa cozinha, que é conhecida no exterior tanto quanto a sua música. Dorival Caymmi e Ary Barroso, que cantaram anos atrás, respectivamente, A preta do acarajé e Tabuleiro da baiana mostrou através da musicalidade a importância da gastronomia baiana no contexto turístico-cultural.

Para quem gosta de peixe um excelente destino é o Pantanal; para Parati, quem gosta de apreciar uma boa cachaça, até porque o viajante pode conhecer todo o processo de fabricação da cachaça desde a plantação até o engarrafamento. Já no Pará, a lista de sabores é extensa e saborosa. As compras dos ingredientes são realizadas no tão famoso Mercado Ver o Peso.  A culinária típica no local é tacacá, pato no tucupi, maniçoba e pirarucu. Na Bahia é o famoso acarajé e vatapá. Não é fácil de esquecer até porque as músicas citadas acima já fazem a divulgação, não só no Brasil, como também no exterior.

Sem dúvida alguma, o turismo gastronômico é um elemento bastante motivador para atrair turistas de todas as partes do Brasil e/ou do exterior. É a busca pelas delícias que gera a visitação a locais com identidade gastronômica diferenciada

Quando se fala nos famosos pãezinhos de queijo, logo pensamos em Minas Gerais. Um bom vinho é no sul do país. E por aí nós vamos degustando todas as maravilhas gastronômicas do nosso Brasil. Isto porque ao buscarmos referências sobre alimentação no Brasil, nos deparamos com uma herança de um passado decorrente das influências culturais das diferentes raças que também ajudaram a construir nosso país. Refiro-me as três raças: o negro, o índio e o branco, ou seja, a nossa miscigenação da qual pertencemos.

“Viagem e sabor” é o primeiro portal de turismo gastronômico do Brasil, com informações sobre culinária típica, notícias, eventos, histórias e viagens. Ideal para profissionais do ramo. Os festivais gastronômicos também são de grande importância, porque é uma excelente oportunidade para novos profissionais e também conhecer as novidades gastronômicas.   

Turismo é uma atividade fascinante, setor que está sempre em crescimento e motivando as pessoas com a finalidade de viajar. A única vantagem do turismo gastronômico é que, com a realização de festivais, acaba com a sazonalidade que impera neste setor. Mergulhar neste mundo de condimentos exige do profissional do setor estar sempre atento as novidades, além também de aprender sobre a cultura, história e tradições daquela região. Turismo gastronômico é de um contínuo aprendizado, sempre cheio de novidades. Vamos à mesa?

(*) Márcia Castro é carioca, professora e bacharel em Turismo.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A AUTORA E AO PORTAL BRASIL.
A REPRODUÇÃO É LIVRE MEDIANTE PRÉVIA E EXPRESSA ANUÊNCIA


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI