Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

M O T I V A Ç Ã O   &   E M P R E E N D E D O R I S M O
0 1  /  D E Z E M B R O  /  2 0 1 3

 

Tecnologia que vai vestir você
Por Professor Menegatti (*)

Estamos acostumados a ver os filmes de ficção científica e a nos surpreender com os efeitos especiais, achando que nunca passarão de uma história fictícia, que não viveremos.

Um exemplo clássico é o filme O terno de 2 bilhões de dólares, onde Jackie Chan é o simpático chofer do milionário, que acaba sofrendo um acidente que o hospitaliza. Jackie Chan é enviado para a casa de seu patrão para resolver alguns assuntos quando, sem saber, decide experimentar seu terno. Tal ato não haveria nenhum problema se o terno não fosse computadorizado e desse, a quem o vestisse, uma série de poderes.

O que acabei de descrever já é uma nova realidade nos dias de hoje. A chamada wearable devices é a própria tecnologia incorporada ao vestuário. Outro exemplo mais popular é o óculos Glass da Google, que leva as funções de um computador para o visor do óculos e é acionado pelo comando de voz. Ele grava vídeo, bate fotos, transmite imagens, encontra o caminho certo.

Se você analisar as grandes febres de consumo de tecnologia, verá que nos anos 80 a Microsoft criou o Windows para popularizar os PCs. A Nokia e a Motorola criaram os melhores celulares da década de 90 e a Apple criou o novo padrão para smartphone e tablet.

O que está fazendo a ficção virar realidade é o interesse de empresas de tecnologia, das pequenas até as gigantes

(*) Prof. Menegatti é administrador de empresas com MBA em Gestão Empresarial. Durante 16 anos foi diretor de uma empresa de varejo. Foi presidente da Associação Catarinense de Supermercados.
Atuou como professor em cursos de graduação e pós-graduação nas cadeiras de Administração de Serviços e Gestão do Capital Humano. Site: www.menegatti.srv.br.

PROIBIDA REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS©.

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI