Você responde ou reage..., por Professor Menegatti

Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

M O T I V A Ç Ã O   &   E M P R E E N D E D O R I S M O
1 6  /  J U L H O  /  2 0 1 3

 

Você responde ou reage...
Por Professor Menegatti (*)

Você responde ou reage? Espero que a sua resposta tenha sido “respondo”, porque responder é positivo e reagir é negativo. Exemplo: você fica doente e vai ao médico. Ele lhe dá uma receita e diz para voltar no mês que vem. Quando você entra no consultório, o médico olha, balança a cabeça e diz: “vamos ter de mudar essa receita porque seu organismo não está reagindo ao remédio”. Ninguém fica feliz com efeitos negativos.

Então, você volta outro dia, o médico o examina e diz: “parece que acertamos. Seu organismo esta respondendo ao tratamento”. Todos ficam felizes com resultados positivos.

No mundo dos negócios ou para ser mais exato, no mundo em geral, nem tudo o que encontramos é positivo. Por exemplo, podemos dizer com toda a segurança que 99% dos profissionais um dia já levaram um “bolo” de um cliente, alguém dentro da empresa levantou um boato injusto de você. Pode-se dizer quase com a mesma segurança, que a maioria de quem leva “bolo” ou que foram envolvidos em fofocas, reagiu com raiva, frustração, desapontamento ou uma combinação dos três.

Quanto acontecer isso, ao invés de ficar com raiva, fale para você mesmo frases de incentivo e superação:

Se você deseja um arco-íris em sua vida meu amigo, terá que suportar a chuva...

(*) Prof. Menegatti é administrador de empresas com MBA em Gestão Empresarial. Durante 16 anos foi diretor de uma empresa de varejo. Foi presidente da Associação Catarinense de Supermercados.
Atuou como professor em cursos de graduação e pós-graduação nas cadeiras de Administração de Serviços e Gestão do Capital Humano. Site: www.menegatti.srv.br.

PROIBIDA REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS©.

Leia aqui mais colunas sobre Motivação & Empreendedorismo

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI