Run, Moisés, run!, por Bruno Aníball Peixoto de Souza

Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
0 8
 /  D E Z E M B R O  /  2 0 1 3

 

Run, Moisés, run!
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza

“Moisés respondeu: "E se eles não acreditarem em mim nem quiserem me ouvir e disserem: 'O Senhor não apareceu a você'?" Então o Senhor lhe perguntou: "Que é isso em sua mão?" "Uma vara", respondeu ele. Disse o Senhor: "Jogue-a ao chão". Moisés jogou-a, e ela se transformou numa serpente. Moisés fugiu dela, mas o Senhor lhe disse: "Estenda a mão e pegue-a pela cauda". Moisés estendeu a mão, pegou a serpente e esta se transformou numa vara em sua mão.” (Êxodo, capítulo 4, versículos 1 a 4).

O capítulo 13 de I Reis relata que o SENHOR enviou um leão que matou um profeta rebelde montado num jumento, de forma que o leão e o jumento ficaram ao lado do corpo; e o leão não os devorou.

Tal insólita cena se perpetuou no caminho até que um profeta mais velho levasse o corpo do profeta mais novo, sob o olhar do leão e do jumento.

Assim como o leão observava sem agredir, aquela serpente poderia olhar para Moisés sem atacar.

Moisés acabara de ver a sarça que ardia e não se consumia. Vivia um ponto de inflexão - turning point – extraordinário. Então pergunta a DEUS, como? DEUS lhe dá o primeiro sinal de poder.

Mas a cobra irrompe em sua direção.

Logo após ser ungido rei de Israel, Davi sofreu mais de uma década de perseguição. Era uma espécie de “cobra” que fazia parte do chamado.

A mensagem do texto é que mesmo no chamado há momentos de dificuldade.

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”, João capítulo 16, versículo 33.

Quando Moisés falou com Faraó, este recrudesceu as condições de escravatura dos hebreus; era a cobra perseguindo Moisés. Quando Israel acampou em frente ao Mar Vermelho e se viu cercada por montanhas e os carros egípcios em aproximação furiosa, era a serpente correndo atrás de Moisés.

E quando faltou água no deserto; e quando Corá, Datã e Abirão se sublevaram; e quando Miriam e Arão aliciaram a congregação por causa da mulher cuxita ...

Durante sua missão, em nenhum desses momentos DEUS perdeu o controle da situação, pelo contrário, a tempo e a hora DEUS lhe instruiu e as serpentes se transformaram em varas, instrumentos-testemunhos de autoridade dada por DEUS em sua mão.

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI