A estrela de Rachel Berry e a estrela de Davi, por Bruno Aníball Peixoto de Souza

Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
2 9
 /  D E Z E M B R O  /  2 0 1 3

 

A estrela de Rachel Berry e a estrela de Davi
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza

Le Michele é a principal atriz-cantora que interpreta “Rachel Berry” na premiada série de televisão americana “Glee”, cujo enredo é a formação de um coral numa high school.

 Sempre que põe seu nome em uma lista de atividade artístico-escolar Rachel cola ao final uma estrela dourada, a powerful methapore segunda a mesma, porque se reputa uma estrela. E de fato é porque capitaneia uma plêiade de garotos ultra e multi talentosos - são dançarinos, cantores e atores.

Tanto a atriz quanto a personagem são judias, o que resta explicito nos valores apregoados. Ela não dá presentes de Natal – porque isso não integra o calendário judaico - , diz ao namorado que seus filhos serão criados no judaísmo, idolatra outra atriz cantora judia – Barbra Streisend. 

Não é só a atriz judia que possui uma “estrela”. Na bandeira do Estado de Israel também há uma estrela, também poderosa metáfora de um povo que se destaca na arte, na mídia, nas finanças, na moda e na ciência.

Moisés registrou que o destino dessa nação é ser cabeça e não cauda, e só não prosperou mais porque resiste à palavra de DEUS. Um dos pontos que identificam os judeus é a rejeição ao “Rei dos Judeus”, ao messias, JESUS, o filho do DEUS vivo, aquele que paradoxalmente são as estrelas que os distinguem.

Então, por que DEUS preserva tais habilidades a despeito de haverem assassinado JESUS e o rechaçarem renhidamente? O apóstolo Paulo responde em Romanos, capítulo 11, versículo 29, “pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis”.

Apesar da estrela – os talentos - , gerações de judeus partem à eternidade para a morte eterna, o inferno, pois rejeitaram o caminho, a verdade e a vida, JESUS, bem assim, todos os que não experimentaram o novo nascimento e se tornaram seus discípulos.

Em Apocalipse João vê vinte e quatro anciões com coroas de ouro assentados em vinte e quatro tronos ao redor do trono do CORDEIRO (JESUS), os quais no meio da adoração tiram as coroas da cabeça e as arremessam a JESUS, devolvendo a ELE o que d´Ele receberam.

Quanto a JESUS, ainda no versículo 29 de Romanos 11, Paulo atesta que “dele e por ele, e para ele, são todas as coisas”, especialmente as estrelas que os judeus receberam, pelo que haverá um dia que a nação, toda a nação, reconhecerá que o messias que tanto aguardam é aquele que crucificaram, na exata dicção do profeta Zacarias, capítulo 12, versículos 1 a 14:

“Peso da palavra do SENHOR sobre Israel: Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele.
Eis que eu farei de Jerusalém um copo de tremor para todos os povos em redor, e também para Judá, durante o cerco contra Jerusalém.
E acontecerá naquele dia que farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a carregarem certamente serão despedaçados; e ajuntar-se-á contra ela todo o povo da terra.
Naquele dia, diz o Senhor, ferirei de espanto a todos os cavalos, e de loucura os que montam neles; mas sobre a casa de Judá abrirei os meus olhos, e ferirei de cegueira a todos os cavalos dos povos.
Então os governadores de Judá dirão no seu coração: Os habitantes de Jerusalém são a minha força no Senhor dos Exércitos, seu Deus.
Naquele dia porei os governadores de Judá como um braseiro ardente no meio da lenha, e como um facho de fogo entre gavelas; e à direita e à esquerda consumirão a todos os povos em redor, e Jerusalém será habitada outra vez no seu lugar, em Jerusalém.
E o Senhor salvará primeiramente as tendas de Judá, para que a glória da casa de Davi e a glória dos habitantes de Jerusalém não seja exaltada sobre Judá.
Naquele dia o Senhor protegerá os habitantes de Jerusalém; e o mais fraco dentre eles naquele dia será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo do Senhor diante deles.
E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém.
Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.
Naquele dia será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megido.
E a terra pranteará, cada família à parte: a família da casa de Davi à parte, e suas mulheres à parte; e a família da casa de Natã à parte, e suas mulheres à parte.
A família da casa de Levi à parte, e suas mulheres à parte; a família de Simei à parte, e suas mulheres à parte.
Todas as mais famílias remanescentes, cada família à parte, e suas mulheres à parte.” 

Feliz 2014!  

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI