Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
0 3
 /  F E V E R E I R O  /  2 0 1 3

 

Mergulhando no Salmo 23
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza

O SENHOR é o meu pastor e nada me faltará...” diz o mais ilustre e, a despeito disso, desconhecido Salmo, o Salmo 23 do grande rei Davi.

Davi, outrora pastor de ovelhas, poderia havê-lo transcrito assim: “não sei quanto a vocês, no que tange a mim, o SENHOR é o meu pastor e eu, sua ovelha”, porque o ponto é a cabal identificação, relação e dependência entre a ovelha (Davi) e seu DEUS; o refrigério, consequência.

Isso procedeu na vida de Davi de duas formas, num primeiro momento pelo estabelecimento de sacerdotes em sua vida, especialmente Abimeleque (I Samuel, capítulo 22, versículo 15), homem cuja característica foi a obediência ao DEUS de Israel mediante as ordenanças estabelecidas por Moisés, que abominam adorações a imagens e invocação a mortos, repise-se todos os mortos.

As Escrituras em Efésio, capítulo 4, versículo 11, Novo Testamento, revelam que ELE mesmo, DEUS, deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, logo, pastores são homens instituídos por DEUS conforme sua palavra, portanto aptos a abençoarem o rebanho do DEUS altíssimo.

Davi se vê como ovelha, reconhece a DEUS como seu pastor, identifica aqueles a quem DEUS usa como pastores, aos tais consulta e participa dos eventos espirituais porque a nação israelita era uma imensa igreja que congregava.

Mas houve um segundo momento em que Davi fugiu de Saul, o então rei de Israel, quando experimentou outra dimensão do PASTOR. Quando fugitivo e desprovido dos pastores que DEUS lhe provera, o ALTÍSSIMO se tornou o seu pastor – I Crônicas 14, versículos 14 e 15:

“E tornou Davi a consultar a Deus; e disse-lhe Deus: Não subirás atrás deles; mas rodeia-os por detrás, e vem a eles por defronte das amoreiras; e há de ser que, ouvindo tu um ruído de marcha pelas copas das amoreiras, então sairás à peleja; porque Deus terá saído diante de ti, para ferir o exército dos filisteus.”

Ao ser levantado rei, além dos sacerdotes e levitas que ministravam no tabernáculo, havia dois sacerdotes que ministravam na vida de Davi, Abiatar e Zadoque (II Samuel, capítulo 20, versículo 25).

Eis o mote, DEUS pastoreou Davi sua ovelha por meio dos sacerdotes fieis à sua palavra e, em após, pessoalmente, quando este se encontrou desprovido da comunhão da nação israelita.

Quem é o seu pastor? Essa a pergunta chave a quem quer desfrutar o refrigério descrito no Salmo 23.

Paz.

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI