Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
1 3
 /  J A N E I R O  /  2 0 1 3

 

Você é ensinável
Por Pastor Hélder Rodrigues
           

“O Conhecimento traz orgulho”. Rm 8.1
“Quanto mais sei
, vejo que nada sei”. Sócrates


Todos nós somos ignorantes em algum assunto. A ignorância é a falta de conhecimento, discernimento, sabedoria e instrução sobre determinado tema. O problema maior não está no desconhecimento, mas na atitude de não querer aprender.

A verdade é libertadora tanto no sentido espiritual como no humano. O aprendizado transforma nossa mente, revoluciona a forma de vermos o mundo, pois à medida que aprendemos nossa percepção aumenta.

Quando o ser humano se fecha no casulo da ignorância é porque estabeleceu critérios equivocados, preconceitos ou mesmo por preguiça espiritual ou mental, não aceita conselho ou orientação. Na sua “zona de conforto” suas crenças, valores e achismos o embrutecem... a pessoa torna-se não ensinável.

Entretanto, tal atitude é contrária ao DNA que Deus colocou em nós. A natureza humana é propensa ao aprendizado, basta ver como uma criança imita os seus pais. Fico a pensar quantos pais, muitas vezes, se envergonham de comportamentos reprováveis de seus filhos, contudo, se esquecem que, normalmente, isto foi adquirido no seio familiar.

Também me causa estranheza quando, num aconselhamento, a pessoa é admoestada conforme a Palavra e diz: “eu sei, pastor, que a Bíblia diz isso..., mas...” tentando fazer prevalecer a todo custo seus desejos pecaminosos e valores equivocados. Jesus nos chama de insensatos quando não colocamos os ensinamentos bíblicos em prática (Mt 7.24-27).

Por que tantas vezes preferimos permanecer no erro a seguir os ensinamentos perfeitos do Senhor? Por que deixamos que nossa paralisia mental e espiritual tenha “mais poder” do que a ação divina?

A grande ignorância não é desconhecer, mas é conhecer e decidir permanecer no mesmo estado. Tiago nos exorta: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos” (Tg 1.22).

Envelhecemos de fato não à medida que o tempo passa, mas quando nos tornamos não ensináveis. Assim, um jovem adulto pode iniciar seu envelhecimento precocemente quando não aceita a admoestação. Nas palavras de Salomão: “Pobreza e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado” (Pv 13.18).

A pessoa ensinável progredirá, o orgulhoso se perderá. Infelizmente há cristãos que se tornam mais ignorantes do que os não-crentes, simplesmente porque não querem aprender mais. A boa semente, a Palavra que transforma e liberta cai constantemente num solo rochoso (Mt 13.20-21), ou seja, num coração endurecido.

O aprendizado muitas vezes é doloroso, contudo, muito pior é permanecer na ignorância. Aprender exige esforço, sacrifício, paciência e por vezes dinheiro, mas seus resultados são recompensadores.

O quanto você é ensinável? Este será o teto do seu crescimento!

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI