Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
1 7
 /  N O V E M B R O  /  2 0 1 3

 

Jamanta-desfiladeiro-abaixo-sem-freio
Por Pastor Hélder Rodrigues

"Melhor é o homem paciente do que o guerreiro,
mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade."
Pv 16.32

            Deus nos dotou de sentimentos e emoções, sem eles a vida não teria sabor. As sensações que temos num dia são infinitas. Quando acordamos talvez paire o sentimento de preguiça, medo ou ânimo pelo novo dia que se inicia. Sentir a água escorrer em nosso rosto, o gosto mentolado da pasta de dente, a infinitude de sabores e texturas dos alimentos é impressionante. Olhar pela janela e ver a imensidão do azul celeste ou receber uma notícia, a cada estímulo temos as mais diversas reações, voluntárias ou não. 

            Lidar com as emoções não é uma tarefa fácil, muitos ficam reféns dos seus próprios desejos ansiando sentimentos cada vez mais fortes e, assim, extrapolam limites e fazem coisas erradas para aumentar ainda mais o estímulo.

            O apóstolo Paulo exorta: "Não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos" (Rm 6.12). Veja que Deus nos ensina a não sermos prisioneiros dos nossos desejos, pois o coração do homem é desesperadamente enganoso.

            Uma das marcas do cristão é o domínio próprio, gerado por meio da Palavra e pela manifestação do Espírito Santo. Assim, precisamos pesar nossas emoções e desejos para avaliar se convém ou não extravasarmos. Paulo, fazendo menção da mentalidade grega da época, parafraseia "Tudo me é permitido" e contrapõe tal filosofia "mas nem tudo convém. 'Tudo me é permitido', mas eu não deixarei que nada me domine." (1 Co 6.12). Você pode tomar esta decisão? Eu não deixarei que nada me domine! a não ser o Senhor?

            Se você é impulsivo lute contra isto! Peça que o Senhor lhe dê domínio próprio, aprenda a se conhecer pois quanto mais você tiver ciência do seu comportamento e reações a determinados estímulos mais prudência terá.

            Moisés, no afã de separar uma briga, acabou matando um egípcio. Nessa fase ele ainda não tinha desenvolvido um relacionamento íntimo com Deus, mas ao longo de sua vida caminhando com o Eterno foi transformado a ponto de se tornar o homem mais manso da terra (Nm 12.3). 

            Deus tem a capacidade de nos tratar e transformar, de gerar em nós o domínio próprio tão necessário para não sermos guiados pelos sentimentos.

            Paradoxalmente, quando obedecemos a Deus, em detrimento de nossa vontade, temos liberdade; quando reprimimos desejos nocivos é que somos livres. Jesus nos chama à liberdade, o que significa fazer a vontade do Senhor.

            Sem domino próprio ficamos descontrolados como uma jamanta-desfiladeiro-abaixo-sem-freio. Frear nossos impulsos à luz da Palavra é ser livre para fazer a vontade do Senhor.


Leia outras colunas sobre Religião ==>
CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI