Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

N E G Ó C I O S    &    V E N D A S
1 6  /  S E T E M B R O  /  2 0 1 3

 

O poder do Networking para os negócios... - Parte II
Por Professor Menegatti (*)

Listamos algumas dicas infalíveis para você melhorar seu networking:

  • Ao encontrar alguém pela primeira vez em um evento, certifique-se de não perguntar logo de cara "Com o que você trabalha?", pois isso dará a impressão de que está interessado exclusivamente em vender para essa pessoa. Em vez disso, faça-lhe uma pergunta que demonstre interesse nela como pessoa. Nessas ocasiões, não é o local nem o momento oportuno para perguntas que demonstrem que você está ávido por negociar com elas. Isso é vendas e não networking.

  • Os grandes estabelecedores apresentam uma tendência a serem pessoas de alto astral, positivas e geralmente entusiasmadas em relação ao futuro.

  • Quando você é novo em um grupo, você precisa se concentrar em construir sua credibilidade, para isso prepare relatos curtos de como sua empresa tem ajudado seus clientes. Suas histórias de vendas poderiam enfatizar porque as pessoas o escolheram, porque continuam a optar por sua empresa.

  • Antes de participar do evento, solicite a lista de participantes e identifique de 3 a 6 pessoas com quem vai conversar. Um dia antes do evento dê uma olhada rápida em sites de notícias, e forme sua opinião a respeito de algumas manchetes.

  • Caso você esteja fazendo um curso ou participando de um evento de negócios, resista à tentação de sempre se sentar na mesma cadeira ou próximo à mesma pessoa. Tente evitar sentar-se com um colega durante um almoço, seria a perda de uma ótima oportunidade para iniciar a aproximação com uma pessoa que você acabou de conhecer.

(*) Prof. Menegatti é administrador de empresas com MBA em Gestão Empresarial. Durante 16 anos foi diretor de uma empresa de varejo. Foi presidente da Associação Catarinense de Supermercados.
Atuou como professor em cursos de graduação e pós-graduação nas cadeiras de Administração de Serviços e Gestão do Capital Humano. Site: www.menegatti.srv.br.

PUBLICAÇÃO AUTORIZADA EXPRESSAMENTE PELO AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS


Leia mais matérias sobre Atendimento & Vendas ==> CLIQUE AQUI
 


 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI