Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
0  8
 /  J U N H O  /  2 0 1 4

 

Sansão, a noiva e você
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza

O hebreu Sansão é conhecido pelo affair com Dalila, a filisteia que o traiu descobrindo o segredo de sua força e invencibilidade, vendendo o aos filisteus, num contexto em que estes oprimiam a Israel.

Contudo, a despeito do intrigante casal “Sansão e Dalila”, outro é o epicentro da história.

O apóstolo Paulo na carta de Efésios, capítulo 5, versículos 31 e 32, escreveu que o homem deixaria pai e mãe, se uniria a sua mulher e seria uma só carne, mas o grande mistério era a união entre Cristo e a igreja.

Nesse cariz o próprio DEUS aparece, num processo chamado de teofania, a esposa de Manoá, a israelita estéril da tribo de Dã, e, posteriormente, a Manoá.

Provavelmente, da trindade – DEUS PAI, DEUS FILHO E DEUS ESPÍRITO SANTO – foi JESUS quem anunciou à estéril a vinda de Sansão, seu propósito e a forma de instruí-lo.

Estas são as palavras do ANJO DO SENHOR, JESUS, a mulher – Juízes, capítulo 13, versículos 1 a 5:

“E os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, e o SENHOR os entregou na mão dos filisteus por quarenta anos.
E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher, sendo estéril, não tinha filhos.
E o anjo do Senhor apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho.
Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda.
Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.” 

O apóstolo João em Apocalipse chama JESUS de “noivo” e a igreja, “noiva”. O Israel espiritual de DEUS, formado pelos filhos espirituais de DEUS, judeus e não judeus, é a noiva do senhor JESUS.

O noivo, JESUS, preocupado com sua noiva, Israel, escolheu um garoto da tribo de Dã para iniciar o processo de libertação dos filisteus.

Ao contrário de outras nações inimigas de Israel, a forma de dominação deles era a mais danosa à nação, a saber, infiltração por casamentos, acordos comerciais e outros.

JESUS, o noivo, levantou Sansão e permitiu que nesse processo de infiltração por casamento Sansão se indispusesse com os filisteus, tornando-se inimigo de fato.

A despeito dos percalços, da traição de Dalila, de lhe cortarem os cabelos – o segredo de sua descomunal força - de lhe vazarem os olhos, e de lhe humilharem cruelmente no templo de Dagom, Sansão derrubou as duas colunas alicerces daquele templo e morreu matando mais inimigos em sua morte que em vida.

E, assim, iniciou a libertação de Israel.

O epicentro da história é o amor do noivo – JESUS – pela sua noiva, a igreja, da qual Sansão faz parte.

O ponto crucial para que você que lê este texto é descobrir-se membro e engajar-se nessa nação bendita e eterna que são os filhos espirituais de Abraão, o Israel de DEUS.

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI