Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
1 6
 /  N O V E M B R O  /  2 0 1 4

 

Parada militar sobre as amoreiras
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza
 

Todo país é afeito às paradas militares como exaltação da soberania nacional, fomento ao ufanismo, demonstração de força e valoração do patrimônio cívico-moral e, nesse cariz, a história de Israel apresenta a mais insólita delas. 

Ao contrário dos demais países, conforme as Escrituras Sagradas, Israel é um Estado físico e espiritual fundado por DEUS quando chamou Abraão e levantou, quatrocentos anos depois, o legislador Moisés, tratando-se de início um Estado absolutamente teocrático, comandado por DEUS. 

Em tal estrutura, sequer era para existir em Israel monárquica humana, porque DEUS reinava numa teocracia pura, algo impensável até então. O estabelecimento do primeiro rei humano, Saul, se deu porque a nação rejeitara o governo de DEUS, conforme o altíssimo atesta no livro do profeta Samuel, capítulo 8, versículo 7, pelo que DEUS constituiu a Saul como primeiro rei israelita e, após rejeitá-lo, levantou Davi, um homem segundo seu coração. 

De imediato à coroação, os filisteus irromperam para prendê-lo, mas DEUS garante a Davi a vitória sobre eles. Contudo, novamente se reorganizam para o defenestrar. Nesta batalha DEUS lhe ordena que os rodeasse por trás atacando os defronte as amoreiras com um detalhe. 

Quando o exército humano marcha o tropel de homens, animais, catapultas, infantaria e cavalaria e outros aparatos de guerra faz a terra tremer. Observa o insólito desta marcha - II Samuel capítulo 5, versículos 22 a 25:

“22 E os filisteus tornaram a subir, e se estenderam pelo vale de Refaim.

23 E Davi consultou ao Senhor, o qual disse: Não subirás; mas rodeia por detrás deles, e virás a eles por defronte das amoreiras.

24 E há de ser que, ouvindo tu um estrondo de marcha pelas copas das amoreiras, então te apressarás; porque o Senhor saiu então diante de ti, a ferir o arraial dos filisteus.

25 E fez Davi assim como o Senhor lhe tinha ordenado; e feriu os filisteus desde Geba, até chegar a Gezer.”

DEUS mostrou a Davi a marcha de um exército espiritual que guerreava junto a esse grande rei, porque Israel era um Estado físico e espiritual e suas batalhas eram físico-espirituais.

Paz!

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI