Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
1 9
 /  O U T U B R O  /  2 0 1 4

 

O significado das romãs e dos sinos de ouro
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza
 

JESUS afirmou que se alguém quisesse vir após ELE que renunciasse a si mesmo, tomasse sua cruz e o seguisse, porque quem quiser salvar sua vida a perderia, mas quem perdesse sua vida por amor a ELE a acharia – Mateus, capítulo 16, versículos 24 e 25. 

Trata-se de um convite, mas a recusa pela priorização do próprio interesse – a não renúncia – inevitavelmente redundaria em morte eterna, que é pior que a morte física. 

A Bíblia profeticamente talhou essa verdade espiritual profeticamente num detalhe da roupa sacerdotal cujo modelo DEUS entregara a Moisés no Monte Sinai, no simbolismo das romãs e dos sinos – Êxodo, capítulo 28, versículos 31 a 35: 

“Também farás o manto do éfode, todo de azul.
E a abertura da cabeça estará no meio dele; esta abertura terá uma borda de obra tecida ao redor; como abertura de cota de malha será, para que não se rompa.
E nas suas bordas farás romãs de azul, e de púrpura, e de carmesim, ao redor das suas bordas; e campainhas de ouro no meio delas ao redor.
Uma campainha de ouro, e uma romã, outra campainha de ouro, e outra romã, haverá nas bordas do manto ao redor,
E estará sobre Arão quando ministrar, para que se ouça o seu sonido, quando entrar no santuário diante do Senhor, e quando sair, para que não morra.
 

Essa roupa foi desenhada para que o sumo sacerdote entrasse no Santo dos Santos, onde estava a Arca da Aliança e a presença do DEUS todo poderoso. A ausência do soar dos sinos entre as romãs circundando a orla do manto - ou sobrepeliz – lhe custaria a vida.

As romãs eram tecidas de fios azul, vermelho e roxo. O azul simboliza o céu, o vermelho o homem – Adão quer dizer vermelho, é uma menção ao tom da pele humana – e o roxo resulta da junção das duas cores, simboliza a união entre DEUS e o homem mediante o ministério da reconciliação.

As romãs simbolizam o ministério da reconciliação. Quando maduras, portanto aptas a “abençoar” conforme o tempo de DEUS, se abrem, assim como JESUS no tempo de DEUS foi aberto na lateral pelo soldado romano, após seu sacrifício, quando encravou na cruz o escrito de dívida que era contra nós, publicando expondo o diabo ao desprezo.

Logo, o sino tem de soar anunciando a romã, ou seja, o homem precisa renunciar a si mesmo para se envolver e anunciar o ministério da reconciliação.

Mas a maioria continua tentando salvar a própria vida ...

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI