Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

D I C A     D A     S E M A N A
1 2  /  J U L H O  /  2 0 1 5

   

Plínio da Franca - www.portalbrasil.netSuperando obstáculos do comprador
Por Plínio da Franca (*)

Uma aplicação da habilidade de ouvir no paradigma tradicional de vendas é destinada a reagir à resistência do comprador a mudança. Dão o nome de “superar objeções”. Se o comprador colocou um obstáculo a ser superado na estratégia de fechar a venda do vendedor, uma de suas reações típicas é logo contra-argumentar de qualquer maneira e abruptamente, como se estivesse em um jogo qualquer e tivesse que contra-atacar seu adversário. Essa abordagem não leva a lugar nenhum. Em vez disto, encare a mensagem do comprador como uma comunicação pedindo ajuda.

Como é sabido que o processo de compra e venda conduz a mudanças, os compradores irão expressar sua lealdade ao antigo e medo ou dúvida em relação ao novo. Mas isso, não é nada para se entrar em pânico e deixar que o medo da perda da venda o transforme em um predador voraz. Quando o vendedor se sente ameaçado, considera os comentários como objeções e começa a fazer de tudo para provar que o comprador está errado. Esse então, por reação natural, defende suas crenças e em muitos casos, fica mais arredio e entrincheirado nelas. Então, o vendedor despeja mais dados para provar que o comprador está errado. O comprador defende novamente sua posição, tornando-se ainda mais resistente. Quanto mais o vendedor empurra, mais o comprador fica resistente. Isso é uma corrente que vai se esticando e a pressão aumentando até que ela se parte pondo fim no relacionamento.

Ao ouvir o comprador, o vendedor estará edificando um palco seguro para ele abordar todos os problemas relacionados com sua decisão e a mudança que ela poderá representar.

Plínio da Franca
Palestras,workshops,cursos e consultorias
(31) 3022 0997 // 9238 2636 (Tim)  // 8978.6796 (Oi)
[email protected]r

(*) Plínio da Franca é graduado em Sociologia, pela UFMG, Cientista Social, Escritor e Palestrante de destaque.
Também escreve no www.oestadorj.com.br e autorizou, expressamente, a publicação dessa matéria.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI