Bonito

É um município que está localizado no Estado do Mato Grosso do Sul, tem uma população de 22.401 habitantes (2021) e se localiza a cerca de 297 Km da capital, Campo Grande.
Nesta página você saberá mais sobre a população, história, economia, pontos turísticos, hotéis, escolas, hospitais e muito mais. Tudo sobre Bonito / MS.

Conteúdo da Página

Telefones Úteis

  1. Procon: (67) 99228-2089;
  2. Conselho Tutelar: (67) 3255-2081;
  3. Unidade Hospitalar de Bonito: (67) 3255-1839;
  4. Rodoviária de Bonito: (67) 3355-1606;
  5. Prefeitura Municipal: (67) 3255-1351;
  6. Delegacia Regional de Polícia Civil: (67) 3255-1104;
  7. Polícia Militar: (67) 3255-1247;
  8. Sebrae – Bonito: (67) 3255-6500;
  9. Secretaria Municipal de Saúde de Bonito: (67) 3255-3307;
  10. Câmara Municipal: (67) 3255-1758;
  11. Detran: (67) 3255-1115;
  12. Delegacia da Mulher: (67) 2020-1300;
  13. Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito: (67) 3255-2160;
  14. Aeroporto: (67) 3255-3222;
  15. Bombeiros: (67) 3255-1491.

História da cidade de Bonito

Antigamente a região onde hoje se encontra a cidade de Bonito, era uma região habitada por indígenas de diversas tribos.
Vista da cidade a partir da região central

Antigamente a região onde hoje se encontra a cidade de Bonito, era uma região habitada por indígenas das tribos Tapetim, Nelique, Chamacocos, Guaranis, Terenas e Guaianás. Eles conheciam bem a região e se utilizavam da caça e da pesca para sobreviver.
Durante o período colonial, a área foi explorada pelos bandeirantes em busca de riquezas minerais, mas não encontraram quantidades significativas de ouro e prata na região. No século XIX, a região de Bonito começou a ser ocupada por fazendeiros, que se dedicavam à pecuária e à agricultura.
Em 1869, o Sr. Euzébio pelo Capitão Luiz da Costa Leite Falcão, adquiriu a Fazenda Rincão Bonito, com uma área de 10 léguas e meia. Ele é considerado o desbravador de Bonito e também foi o primeiro tabelião e escrivão.

A cidade, localizada à oeste no estado do Mato Grosso do Sul, começou a se desenvolver a partir de 1915, com o nome de Distrito de Paz de Bonito, que teve sua origem nas terras da Fazenda Rincão Bonito, com área desmembrada do município de Miranda, porém ainda subordinado administrativamente a ele.
Com a criação do território Federal de Ponta Porã, em 1943, a cidade se tornou Distrito de Paz de Miranda. Por Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal, foi reintegrado ao estado de Mato Grosso, ainda como Distrito do município de Miranda.
Em outubro de 1948, finalmente, o distrito passou a ser município, sendo sua sede a cidade de Bonito, fazendo parte da comarca de Aquidauana, com um único distrito, o de sua sede.
Finalmente, em 1977 o município passou a fazer parte do estado do Mato Grosso do Sul.

O gentílico, nome dado às pessoas que nascem na cidade, é bonitense.

Hino da cidade de Bonito

Letra: Nelson BiasoliMúsica: Nelson Biasoli Terra bela, livre amada
Bandeira da cidade

Letra: Nelson Biasoli
Música: Nelson Biasoli

Terra bela, livre amada
Família, luz, cor e gratidão
Rio Formoso de águas abençoadas
O progresso é a tua redenção

Vejo Alvorada e o luar da cor de prata
As estrelas no orvalho descortinam os véus
As flores são aves que pousam nas matas
As aves são flores que voam nos céus

Rincão Bonito, cheio de tradições
És maravilha de glória e conquista
No trabalho harmonia e devoção
Tua alma heroica de bravo sertanista

Sim, cidade de Mato Grosso do Sul
Vive do aroma a perfumar entre vergéis
Tens, a pureza, na gruta do Lago Azul
Vive da fé, tem crença entre os fiéis

Oh! Bonito, botão em flor
Os teus filhos te veneram com amor
Terra tão fértil de belezas mil
Orgulho do meu Brasil!

Paraíso terrestre, recanto gentil
Tua gente hospitaleira é teu porvir
Teu futuro será cheio de glória
Desabrochando em teu perfil!

Geografia da cidade de Bonito

O município de Bonito está a 315 metros de altitude em relação ao nível do mar, localizado sobre o Planalto da Bodoquena, ou Serra da Bodoquena e a Depressão do Miranda.
Bonito está em meio a um dos vales da Serra da Bodoquena, a Serra, que fica a oeste do município, ergue-se como um enorme paredão divisor entre os vales de Bonito, Miranda e Apa, com aproximadamente 200 quilômetros de comprimento e cerca de 65 quilômetros de largura.

Esta Serra é composta predominantemente por rochas calcárias. Entre elas encontramos diversas grutas e cavernas. A água do lençol freático atravessa pequenas fendas que existem em algumas partes das rochas calcárias. Quando passa por essas fendas ela adquire seus minerais, assim as águas das nascentes são ricas em magnésio e bicarbonato de cálcio. Mesmo assim as águas são extremamente transparentes.
As rochas calcárias são formações de conchas e algas, que, com o tempo, endurecem e formam rochas. Isso deve ter ocorrido entre 500 e 600 milhões de anos atrás, o que nos leva a crer que, provavelmente a região já foi mar, e isso ocorreu na época da formação do calcário, com a movimentação de placas tectônicas e muitos terremotos, deve ter havido o choque entre dois antigos continentes e o possível fechamento desse mar. Assim surgiu o Planalto da Bodoquena, com águas ricas em bicarbonato de magnésio e bicarbonato de cálcio.

As cavernas encontradas na cidade são úmidas, algumas delas possuem lagos em seu interior e é comum encontrarmos formações de estalactites e estalagmites, que são depósitos minerais formados pela precipitação de carbonato de cálcio. As estalactites se formam nos tetos e a estalagmites são formadas no chão das cavernas.
A vegetação é uma composição de Mata Atlântica e Cerrado. A vegetação retorcida e arbustiva, principal característica do cerrado, abriga animais típicos do bioma. Já as árvores altas e mata densa da Mata Atlântica são encontradas no Parque Nacional da Serra da Bodoquena e no seu entorno. As árvores mais comuns na região são: Aroeira, Cerejeira, Bálsamo, Peroba, Ipês, Canafístula, Palmeiras, além das diversas árvores que compõem o Cerrado.
Devido à proximidade com o Pantanal, podemos observar uma forte influência dos rios da região pantaneira, principalmente, na bacia da Serra da Bodoquena.

Localização da cidade de Bonito

A cidade de Bonito é conhecida pelas belezas naturais.
Mapa do estado do Mato Grosso do Sul

Localizado a sudeste do estado do Mato Grosso do Sul, o município de Bonito está a aproximadamente 297 quilômetros de Campo Grande, capital do estado.
A cidade é conhecida pelas belezas naturais.

Rios da cidade de Bonito

O município de Bonito possui diversos rios, entre eles os mais conhecidos são: Formoso, Prata, Sucuri, Aquidaban, Perdido, Mimoso, Peixe, Olaria e Miranda.
Esses rios têm águas transparentes e cristalinas, devido à origem em rochas, especialmente as calcárias, provenientes do fundo do mar.
Nas montanhas da região de Bonito, as águas descem os morros e ao longo dos anos formam cachoeiras, que aliás, são de tamanho reduzido, com volume de águas também reduzido. Além das águas, as plantas dão vida especial às cachoeiras.

O rio da Prata está a cerca de 50 quilômetros do centro da cidade de Bonito. Além da rica biodiversidade, as águas são cristalinas, podendo ter um alcance de visibilidade de cerca de 50 metros. Ele faz parte da Bacia do Rio Paraguai, sua extensão é de cerca de 3 quilômetros.
O rio Formoso, localizado a 12 quilômetros da cidade, possui rica diversidade de fauna e flora, além das impressionantes águas transparentes.
O rio Sucuri está a cerca de 18 quilômetros de Bonito. Suas águas são tão claras que é possível observar com detalhes a fauna e a flora aquáticas.

Importante lembrar que os rios da região de Bonito são rios de preservação ambiental, eles devem ser acessados com agências de turismo ou de passeios, pois existem regras de preservação que precisam ser respeitadas. Não se pode praticar nenhum tipo de passeio turístico em que se entre nas águas de determinados rios, usando protetor ou filtro solar ou repelente, além de outros produtos. Também não é permitido tocar nas espécies aquáticas, entre outras coisas.

Bairros da cidade de Bonito

A cidade de Bonito conta com 23 bairros, sendo 20 bairros considerados urbanos, um Distrito e dois assentamentos na zona rural.
Vista dos bairros cidade

A cidade conta com 23 bairros, sendo 20 bairros considerados urbanos, um Distrito e dois assentamentos na zona rural.
O CEP – Código de Endereçamento Postal geral da cidade é: 79.290-000.

Abaixo, você encontra a lista de todos os bairros:

  1. Alvorada;
  2. América;
  3. Assentamento Projeto Guaicurus, zona rural;
  4. Assentamento Guaicurus, zona rural;
  5. Atlântico;
  6. Bom viver I;
  7. Bom viver II;
  8. Centro;
  9. Distrito Águas do Miranda;
  10. Formoso;
  11. Jardim Andrea;
  12. Jardim Boa Vista;
  13. Jardim Marambaia;
  14. Rincão Bonito;
  15. Rio Bonito I;
  16. Singular;
  17. Vila América;
  18. Vila Donária;
  19. Vila Jaraguá;
  20. Vila Machado;
  21. Vila Nossa Senhora Aparecida;
  22. Vila Recreio;
  23. Vila Santa Cristina.

Clima da cidade de Bonito

O clima em Bonito é Tropical Úmido.
Pôr do sol na estrada

O clima em Bonito é Tropical Úmido. A temperatura média é de 22ºC, sendo a temperatura média máxima de 32ºC e a temperatura média mínima de 14ºC.
O mês mais quente do ano é o de dezembro, com temperaturas entre 32ºC e 22ºC. O mês mais frio do ano é julho e apresenta uma temperatura média de 27ºC.
A estação do verão em Bonito é quente, abafada e com céu parcialmente encoberto. Já o inverno é agradável e com céu praticamente sem nuvens.

Devido à sua localização o estado Mato Grosso do Sul sofre a confluência dos principais sistemas atmosféricos da América do Sul, e está sujeito a mais de um regime pluviométrico. Assim, o município de Bonito, possui um clima controlado por massas tropicais e polares, com o predomínio da Massa Polar Atlântica e participação da Massa Tropical Continental. Desta forma, o clima é caracterizado por uma estação seca acentuada entre junho e setembro e precipitações concentradas entre novembro e janeiro.
A época de chuvas tem duração de seis meses, e vai de outubro a abril. O mês com o maior número de dias com chuva é o mês de janeiro. Em média com mais de 17 dias de chuva, com pelo menos um milímetro de precipitação.
A época mais seca também dura seis meses e vai de abril a outubro. Julho é o mês com o menor número de dias de precipitação, cerca de pouco mais que quatro dias.

A melhor época para visitar a cidade vai do final de abril ao início de setembro, período em que os dias são pouco encobertos e com pouca ou sem chuvas, com uma sensação de temperatura média de 18ºC a 27ºC.
Porém se o objetivo é realizar muitas atividades de clima quente é melhor visitar a cidade do fim de fevereiro ao início de maio ou de meados de agosto ao fim de outubro, nestes períodos as temperaturas encontram-se entre 24ºC e 32ºC.

Demografia da cidade de Bonito

Estima-se que a população em Bonito seja de 22.401 pessoas (dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2021). A população, em sua maioria, é de crianças e jovens, sendo cerca de 42% das pessoas entre 15 e 39 anos e 27% de 0 a 14 anos. Com uma taxa de mais de 1,15% temos idosos de mais de oitenta anos.

O salário médio mensal é de aproximadamente 1,9 salários mínimos para os trabalhadores formais. Cerca de 24% da população do município encontra-se empregada.
O índice de desenvolvimento humano (IDHM) da cidade é 0,670, considerado médio.

O IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) varia de 0 a 1 e é dividido em três categorias: baixo (0 a 0,499), médio (0,5 a 0,799) e alto (0,8 a 1). O índice é composto por três dimensões (renda, educação e longevidade) e que cada uma delas pode ter um peso diferente na composição do índice. É importante avaliar cada dimensão separadamente, para entender melhor a situação do município.

Cidades do entorno de Bonito

A cidade de Bonito faz limite com os seguintes municípios:

  • Bodoquena ao norte: 70 quilômetros de distância;
  • Miranda ao norte: 135 quilômetros de distância;
  • Aquidauana a leste: 128 quilômetros de distância;
  • Nioaque ao leste: 112 quilômetros de distância;
  • Guia Lopes da Laguna ao sul: 66 quilômetros de distância;
  • Jardim ao sul: 69 quilômetros de distância;
  • Porto Murtinho a oeste: 213 quilômetros de distância.

Educação da cidade de Bonito

A cidade conta com um total de 14 escolas de ensino fundamental e outras 3 de ensino médio, segundo os dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2021. No município encontramos ainda 16 escolas de ensino infantil e 7 creches.

Na cidade, existe uma unidade do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, e uma unidade do SESI – Serviço Social da Indústria, do Sistema FIEMS – Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul, além de Faculdades e Universidades, inclusive um Campus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, nos anos iniciais do ensino fundamental, considerando a rede pública, no ano de 2021, foi de 5,3. Para os anos finais do ensino fundamental, também da rede pública, o índice ficou em 4,6, considerando também o ano de 2021.

O IDEB é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice reúne os resultados de dois conceitos importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
O índice é medido a cada dois anos e é apresentado em uma escala que vai de 0 a 10. A meta é alcançar o índice 6. Esse é o mesmo resultado obtido pelos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e foi a nota obtida pelos países que ficaram entre os 20 mais bem colocados do mundo.

A taxa de escolarização, dos alunos de 6 a 14 anos de idade, segundo dados do ano de 2010, era de 97,3%.

Abaixo, você encontra uma lista com algumas dessas escolas e seus telefones de contato.

Escolas Municipais da cidade de Bonito

  • Escola Municipal Vitalina Vargas Machado: (67) 3255-2350;
  • Escola Municipal Laura Vicuna: (67) 3255-3053;
  • Escola Municipal Profª. Durvalina Dornelles Teixeira: (67) 3255-2188;
  • Escola Municipal João Alves da Nóbrega: (67) 3255-2291;
  • Escola Municipal João Alves de Arruda Polo: (67) 3255-3284;
  • Escola Municipal Manoel Inácio de Farias: (67) 3255-2346;
  • Escola Municipal Ozorio Jacques: (67) 3255-2778;
  • Escola Municipal Profª. Izaura Pinto Guimarães: (67) 3255-2921;
  • Escola Municipal Vera Lucia Ghizzi Figueiredo: (67) 3255-4105;
  • Escola Municipal Águas do Miranda: (67) 3255-4903;
  • Escola Municipal Hermínia Teixeira Siqueira: (67) 3255-3057;
  • Escola Municipal Izaltina Vieira Coelho: (67) 3255-4506.

Escolas Estaduais da cidade de Bonito

  • Escola Estadual Luiz da Costa Falcão: (67) 3255-1735;
  • Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes: (67) 3255-4563.

Prefeitura de Bonito

A Prefeitura é o órgão responsável pela administração. O Prefeito eleito é o agente executivo e representa o povo.
O Poder Legislativo é representado pela Câmara Municipal, que é composta por onze vereadores, eleitos pelo povo.
Os vereadores têm o poder de propor, discutir e votar leis e projetos que possam melhorar a qualidade de vida da população. Você encontra a lista de Vereadores logo abaixo.

Prefeito e Vice-Prefeito (2020/2024)

  • Josmail Rodrigues, (Prefeito) e Juca Ygarapé, (Vice-Prefeito), eleitos com 4465 votos, para o período eletivo entre 2020 / 2024.

Lista de Vereadores Eleitos (2020/2024)

  1. Lucas Leandro Paes, PSDB, recebeu 606 votos;
  2. Luisa Aparecida Cavalheiro de Lima, MDB, recebeu 446 votos;
  3. Aurivaldo Nunes França, DEM, recebeu 347 votos;
  4. Pedro Aparecido Rosário, PSDB, recebeu 346 votos;
  5. Andre Luiz Ocampos Xavier, PSB, recebeu 332 votos;
  6. Loiva Heidecke Schiavo, PSD, recebeu 320 votos;
  7. Paulo Henrique Breda Santos, PSB, recebeu 319 votos;
  8. Jhonatan Jacques Marques, DEM, recebeu 273 votos;
  9. Edinaldo Gregório Dias, PSDB, recebeu 268 votos;
  10. Irson Casanova da Silva, DEM, recebeu 263 votos;
  11. Edmilson Lucas Rachel, Solidariedade, recebeu 175 votos.

Economia da cidade de Bonito

O turismo é o principal responsável pelo PIB – Produto Interno Bruto do município, representando quase 50% deste, seguido pela Agropecuária que representa cerca de 30%, Administração com 15% e Indústria com apenas cerca de 5%.

Na agricultura, as maiores plantações são de soja, milho, sorgo, feijão, mandioca, trigo, abacaxi, banana, laranja, maracujá, uva, coco-da-baía e cana de açúcar, entre outros. Algumas dessas plantações ocorrem apenas ocasionalmente enquanto outras obedecem a um plantio regular.

Os bovinos são predominantes na pecuária, representando cerca de 80% do rebanho da cidade e as aves representam cerca de 10%. O restante fica por conta dos suínos, ovinos e caprinos.

O subsolo de Bonito abriga uma jazida de cerca de cinquenta e um milhões de metros cúbicos de mármore, além de outros minérios como calcário, calcita, pedras para construção e argila. A extração do calcário já representou cerca de 60% da produção estadual, isso na década de 1990. A extração mineral é a principal atividade do setor industrial na cidade, uma vez que onze das vinte e nove atividades industriais eram enquadradas em minerais não metálicos, de acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2002.

Segundo dados do IBGE, o PIB (Produto Interno Bruto) de mais de 973 milhões, em 2020, foi de R$ 43.851,21 per capita e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano, foi de 0,670 (2010), numa escala de varia de 0 a 1 (sendo que, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano).

Pessoas importantes da cidade de Bonito

Bonito também é destaque por suas personalidades, tanto no campo artístico quanto nos esportes. Veja agora alguns dos principais nomes da cidade:

  • Marcelo Júlio, conhecido como Marcelinho (artista plástico);
  • Buga Peral (artista plástico);
  • Ana Elizabete (artista);
  • Fátima Aparecida (artista);
  • Nilson (escultor);
  • Hemerson J. Silva, ou apenas J. Silva (pintor);
  • Emar Medeiros Muller (escultor);
  • Roberta Felina (cantora);
  • Sávio Soares (cantor);
  • João Savala (canoagem);
  • Eurípedes Luís da Silva Filho (canoagem);
  • Iara Cardoso (fisiculturismo);
  • Thor Drignon Sguisardi (jiu jitsu);
  • Flávio Reverdito (canoagem);
  • Daniel Oliveira (atleta);
  • Wilmer das Neves (futebol);
  • Roberto Giovane Pellin, conhecido como Betão (paracanoagem);
  • Cláudio Rocha (lutador de MMA).

Turismo na cidade de Bonito

O turismo é uma das atividades de destaque na cidade de Bonito.
Vista interna da Gruta Lago Azul

O turismo é uma das atividades de destaque na cidade de Bonito. O Município conta com diversas belezas naturais como cachoeiras, rios translúcidos e diversas opções de passeios ecológicos, além da prática de esportes radicais, como rapel. A região é privilegiada por suas águas extremamente claras, o que nos dá a possibilidade de ter um contato mais próximo com a natureza.

Os passeios mais procurados na cidade são: flutuação, trilhas, cachoeiras, grutas, bote, bóia cross, duck, balneários, arvorismo, tirolesas, bike, quadriciclos, mergulhos, rapel, cavalgada, existem várias opções e a maioria dos passeios acontecem em fazendas na zona rural. De acordo com que cada local oferece é possível fazer vários passeios em um mesmo dia. Por exemplo, pode-se desfrutar de um balneário, fazer trilha e relaxar em uma piscina natural na mesma fazenda, tudo em um único dia.

Além dos passeios nas águas cristalinas de Bonito, vale a pena conhecer o Festival de Inverno de Bonito, ou FIB. A festa anual tradicional, realizada no mês de agosto, conta com diversas atrações como apresentação de cantores e bandas da região, e outros artistas conhecidos nacionalmente, peças teatrais, artesanato local, exposições de artes plásticas e fotografia, além da exibição de filmes e a realização de oficinas de dança, artesanato e outras. O Festival ocorre na Praça da Liberdade, região Central de Bonito, porém as oficinas podem ocorrer em outros endereços, todos na região central e próximos uns dos outros.

  • Centro de Atendimento ao Turista: (67) 3255-1850;
  • Secretaria de Turismo: (67) 3255-2160.

Onde ir em Bonito

Neste tópico, vamos destacar alguns dos melhores lugares para visitar em Bonito, além de atividades e passeios incríveis que você pode fazer na cidade. Alguns dos passeios são gratuitos, mas para outros é necessário o acompanhamento de guia. O melhor a fazer é contratar esses passeios em lugares especializados. Existem diversas agências que realizam esses passeios. Leia:

1. Gruta do Lago Azul ou apenas Gruta Azul de Bonito

Conhecida como cartão postal de Bonito, a entrada da gruta é toda lapidada em rocha. Para descer até o lago azul, é necessário descer uma escadaria íngreme, com cerca de trezentos degraus, equivalente a um prédio de doze andares de altura. No caminho, é possível admirar as formações geológicas, com tamanhos e formas variadas.
Os melhores dias para visitar a Gruta são os dias ensolarados, pois os raios de sol atingem o lago azul, criando um espetáculo de tons azuis iluminados.
A Gruta foi descoberta em 1924 e foi tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para sua preservação. Essa foi a primeira atração turística da cidade, no ano de 1978.

Estudos mostram que a caverna com o lago, que tem cerca de noventa metros, abrigou diversas espécies antigas, de acordo com fósseis encontrados de animais extintos, como a preguiça gigante e o tigre dente de sabre.
A água do lago é incolor, o intenso azul que vemos, acontece devido a incidência do sol, combinado com os minerais presentes na água. O azul mais intenso ocorre nas primeiras horas da manhã, por este motivo as visitações são das 7h às 14h, após esse horário não é mais possível ver o azul brilhante na água.

Uma curiosidade sobre a Gruta é que ninguém sabe qual é a real profundidade dela. O máximo que chegaram foi a oitenta e sete metros, e não se sabe também a origem das águas da lagoa. Há a suposição de que um rio subterrâneo alimentaria o lago.
Alguns equipamentos são obrigatórios para este passeio: tênis apropriados para trilha com solados de borracha e capacetes, estes últimos podem ser alugados quando contratado o passeio. Não é permitida a entrada na lagoa, por questões de segurança.

A infraestrutura do local disponibiliza, banheiros, vestiários, áreas para fumantes, estacionamento e área de descanso. O local é parcialmente acessível para cadeirantes.

  • Rodovia Frida Garzella dos Santos, Km 20 – Zona Rural;
  • Telefone: (67) 99254-8990.

2. Rio da Prata

Considerado um dos rios mais limpos e preservados do mundo, o Rio da Prata possibilita um passeio único, com cerca de quarenta metros de visibilidade dentro d’água, o que certamente será uma experiência inesquecível. Para realizar o passeio é preciso fazer uma trilha pela mata. A caminhada é acompanhada por guia, que mostra a fauna e flora do local. A trilha é considerada de nível moderado.
Ao final da trilha chega-se ao ponto do início do mergulho. Quando o passeio é contratado, os visitantes recebem as roupas e equipamentos indispensáveis para este passeio. Certamente será um mergulho único, pois é possível admirar a vida subaquática natural, ver diversas espécies de peixes, além das formações geológicas intocadas.

As águas do rio apresentam uma temperatura de cerca de 23ºC quase o ano todo, o que torna o mergulho ainda mais agradável.
O mergulho no Rio da Prata é uma atividade acessível, pode ser realizada por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico, e não é necessário ter experiência em mergulho.

  • Rodovia BR 267, km 512 – Zona Rural;
  • Telefone: (67) 99616-3082.

3. Nascente Azul

A beleza das águas cristalinas da Nascente Azul é mais um atrativo para fazer um passeio excelente em Bonito.
Ponto de flutuação da Nascente Azul

A beleza das águas cristalinas da Nascente Azul é mais um atrativo para fazer um passeio excelente em Bonito. Com o uso de snorkel e máscara é possível fazer a flutuação na nascente. Na chegada é possível visitar uma capela centenária que existe na propriedade.
Além da flutuação é possível utilizar o Balneário durante todo o dia. O espaço dispõe de uma completa infraestrutura para atender os turistas. Restaurantes, quiosques e espaço para crianças são algumas das opções.

Antes de iniciar a flutuação, é feita uma caminhada leve com um pouco mais de trezentos metros, passando por uma pequena cachoeira de tufas calcárias e indo até a antiga turbina de energia da fazenda. O passeio pode ser realizado até por pessoas com certas limitações de locomoção.
Neste percurso é comum ver a fauna local, especialmente algumas espécies de macacos, preás e antas.

Chegando ao final da trilha é possível desfrutar da vista panorâmica incrível: de um lado a Serra de Bonito e do outro lado o Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
Neste passeio é possível fazer um mergulho de sete metros de profundidade apenas em apneia (mergulho utilizando somente o ar contido nos pulmões, uma máscara de mergulho, um respirador e nadadeiras). Crianças a partir de quatro anos já podem participar da flutuação.

Além de tudo isso, também se pode adicionar uma dose de aventura radical, uma espécie de jumping, o Pêndulo Humano. Com uma altura máxima de doze metros (é possível escolher qual altura se deseja ficar), permite que a pessoa balance de um lado ao outro, exatamente como um pêndulo; ou a Tirolesa da Nascente, com cerca de 500 metros de distância, e velocidade máxima de 60 km/h, os aventureiros terão a impressão de estar voando sobre as cachoeiras e as árvores.

  • Telefone: (67) 3255-4505.

4. Museu Subaquático de Bonito

O primeiro Museu submerso de água doce do mundo está em Bonito. Nele é possível ver diversas obras de arte de artistas da região, mescladas com a natureza. O museu pertence ao complexo turístico Nascente Azul, onde ainda é possível fazer a flutuação na nascente e desfrutar do balneário.
O lago que abriga a exposição das obras tem 8 metros de profundidade. Além das obras, é possível admirar diversos peixes da Serra da Bodoquena como: pacus, dourados e piraputangas.
As obras foram criadas com o intuito de despertar a consciência da importância da preservação da natureza, além disso, permanecem em constante transformação, com a ação do magnésio e do calcário presentes nas águas, as obras sofrem um processo de petrificação contínuo e servem de abrigo para os peixes existentes no lago.

  • Telefone: (67) 3255-4505.

5. Abismo Anhumas

Para passeios no Abismo Anhumas na cidade de Bonito, você encontra três opções sendo, um passeio de contemplação, um mergulho no abismo ou a flutuação nas águas cristalinas.
Vista do Abismo Anhumas

Para passeios no Abismo Anhumas você encontra três opções sendo, um passeio de contemplação, um mergulho no abismo ou a flutuação nas águas cristalinas. Na opção de contemplação, o turista sobe e desce no rapel elétrico a uma altura de setenta e dois metros. A subida acontece pela fenda de abertura do abismo, que é a única maneira de se entrar no espaço. Além disso, é possível fazer um passeio de bote nas águas cristalinas do local.

Quanto à infraestrutura, o Abismo conta somente com um ponto de apoio com banheiro, estacionamento, água mineral e refrigerantes.

A opção de flutuação também é interessante, porém é necessário o uso de equipamentos, que são fornecidos pela agência onde se contrata o passeio. No lago é possível observar cones de calcário que chegam a atingir até 18 metros de altura. A temperatura da água é de 17ºC, independente da temperatura fora do abismo, isto porque não há incidência de luz solar suficiente para manter a água mais quente.

Quanto ao mergulho, este pode ser realizado até por crianças de doze anos, desde que tenham peso e altura suficientes para o uso dos equipamentos de mergulho. Acompanhado por instrutor, é possível mergulhar até oito metros de profundidade.
Não há peixes nas águas do abismo, mas as formações geológicas são incríveis.

  • Telefone: (67) 3255-3313.

6. Projeto Jiboia

A cidade de Bonito também oferece um programa um pouco diferente, voltado para a educação ambiental, o Projeto Jiboia, que traz apresentações diárias de forma divertida e educativa revelando os mistérios das serpentes. No final da apresentação, ocorre o momento mais esperado: uma selfie com uma Jibóia. Uma experiência que certamente vale viver. As jiboias não são uma espécie venenosa.

  • Rua Nestor Fernandes, 610 – Bairro Formoso;
  • Telefone: (67) 98419-0313.

7. Balneário Eco Park Porto da Ilha

Este Balneário é o mais antigo da cidade, aberto desde 1973, está a cerca de 13 km da cidade e é um dos principais pontos turísticos de Bonito.
Numa área de três hectares, às margens do Rio Formoso, temos uma das unidades mais importantes de conservação ambiental, o Monumento Natural do Rio Formoso.

As passarelas fazem a interligação de todas as áreas do balneário, entre as piscinas naturais e as cachoeiras do Rio Formoso.
Também pode ser uma boa opção para quem busca um pouco de emoção e aventura. No balneário é possível incluir outras atividades como: passeio de bote, passeio de duck (um caiaque inflável com capacidade para duas pessoas), passeio de boia cross, stand up-paddle, passeio de barco elétrico ou bike boat.

O Eco Park tem banheiros, chuveiros e restaurante, além de uma quadra de vôlei de areia.
Também é possível observar aves nacionais, como as araras e os tucanos em seu habitat natural.

  • Rodovia do Turismo;
  • Telefone: (67) 3255-3021.

8. Arvorismo Cabanas

Para amantes da natureza e de aventuras, um passeio nas trilhas fixadas em árvores a uma altura de quinze metros do chão, parece ser uma ótima ideia.
O circuito todo disponibiliza 18 obstáculos e 2 tirolesas, sendo que a última delas é uma tirolesa aquática e termina no Rio Formoso.
Ainda há a opção da prática do Arvorismo Noturno, para apreciar as noites iluminadas pela lua cheia em Bonito e uma dose extra de adrenalina.
O local tem estacionamento, lanchonete, internet, loja de lembrancinhas, guarda volumes e banheiro.

  • Rua Bonito, s/n – Zona Rural;
  • Telefone: (67) 3255-3013.

9. Quadriciclo Trilha Boiadeira

Que tal fazer uma trilha usando um quadriciclo? Este passeio é feito por uma antiga estrada, que passa por fora da cidade e promete muita aventura.
Durante o percurso, você vai atravessar terrenos íngremes, repletos de pedras e buracos, ou navegar pela densa vegetação e superar os obstáculos que garantirão a emoção nos dias quentes. Nos dias chuvosos, a emoção é maior ainda, e é certo que você encontrará bastante lama ao longo dos 8 km de ida e volta do trajeto.

  • Rua Nova Jerusalém – Bairro Atlântico;
  • Telefone: (67) 3255-2571.

10. Ceita Corê

Ceita Corê significa “Terra de Meus Filhos”, em tupi-guarani. Os Guaranis foram os primeiros habitantes da região onde hoje é Bonito.
Cachoeira na Ceita Corê

Ceita Corê significa “Terra de Meus Filhos”, em tupi-guarani. Os Guaranis foram os primeiros habitantes da região onde hoje é Bonito. A fazenda pertence à mesma família há décadas, onde iniciaram a criação de gado e foram os pioneiros da raça nelore no país.

É um passeio de trilhas e cachoeiras pela fazenda, que oferece restaurante, loja de lembrancinhas e toda uma infraestrutura para atender aos turistas. Em um transporte apropriado inicia-se o trajeto de cerca de 5 km, até chegar à mata ciliar. Chegando lá, inicia-se a caminhada de aproximadamente 4 km, ida e volta. Na trilha, é comum o contato com a fauna local, encontros com tatus, tamanduás, emas e seriemas são normais. Também é possível apreciar uma grande variedade de aves, além das árvores do cerrado, especialmente o Ipê, que é a árvore símbolo do Mato Grosso do Sul.

Durante a trilha ocorrem seis paradas para banho nas cachoeiras, que são formadas por tufas calcárias e pequenas grutas, que criam piscinas naturais espetaculares.

  • Rodovia BR Bonito – Três Morros s/n;
  • Telefone: (67) 3255-2700.

11. Bio Park

O Bio Park foi criado com o intuito de apresentar a fauna silvestre da região ao visitante. Funciona como um abrigo para os animais, que foram domesticados ou viviam fora do habitat natural, seja por comércio ilegal, maus tratos, queimadas ou acidentes, e que não poderiam mais sobreviver na natureza. O abrigo conta com mais de vinte espécies da região, que são acompanhadas por equipe técnica especializada de veterinários, zootecnistas, biólogos e tratadores, que atuam com o objetivo de recuperar esses animais. Durante o passeio, além de conhecer os animais, é possível aprender mais sobre a conscientização e preservação do bioma da região.

Os animais que se pode conhecer no Bio Park, são: Arara Canindé, Aracanga, Ema, Onça Parda, Papagaio Verdadeiro, Periquito de Encontro Amarelo, Periquito Rei ou Jandaia Coquinho, Periquitão Maracanã ou Maritaca, Papagaio Galego, Papagaio do Mangue, Queixada, Jabuti Tinga, Jabuti Piranga, Lobo Guará, Macaco Prego, Arara Vermelha, Anta, Capivara, Cateto, Sucuri Verde, Tamanduá Mirim, Tamanduá Bandeira, Bugio Preto e Tucano Toco.
O complexo do parque conta com 6 hectares e, além dos animais resgatados, dispõe de uma mini fazenda, com porcos, bezerros, cavalos e coelhos, todos em miniatura.

  • Rodovia MS – 178;
  • Telefone: (67) 99696-9945.

12. Rio Sucuri

O Rio Sucuri na cidade de Bonito, recebeu este nome devido a sua forma sinuosa, que lembra o movimento da Sucuri ao se locomover.
Vista aérea do Rio Sucuri passeio de barco

O Rio recebeu este nome devido a sua forma sinuosa, que lembra o movimento da Sucuri ao se locomover. A origem da palavra Sucuri vem da língua tupi-guarani “sucuriú” e é usada para descrever cobras que habitam as regiões pantanosas ou alagadas.

Devido as suas águas serem transparentes é considerado um dos pontos de águas mais cristalinas do mundo. O Rio está localizado na Fazenda São Geraldo, é possível fazer um passeio de flutuação ou mesmo passeio de barco.
A flutuação no Rio Sucuri chega a ser comparada com nadar em lugares como o Vale Jiuzhaigou (na China), Lago Königssee (na Alemanha) ou as Ilhas Maldivas.
Durante a flutuação é possível ver diversas espécies de peixes coloridos, como: matogrossos, piraputangas, pacus e curimbas, entre outros. A vegetação se parece muito com o fundo do mar, mas nesse caso, de água doce.

A profundidade do rio não ultrapassa os 3 metros. No passeio não é permitido o mergulho ou tocar o fundo do rio de qualquer maneira, pois isso comprometeria a visibilidade temporariamente.
Aliás, é possível, sim, ver uma Sucuri neste rio, assim como em outros rios da Serra da Bodoquena, mas isso não representa nenhum risco aos visitantes.

  • Rua Sen. Filinto Müller, 878 – Vila Santa Cristina;
  • Telefone: (67) 99600-0454.

13. Bosque das Águas

O lugar é excelente para um dia de relaxamento com a família ou amigos, são diversos pontos com decks dão acesso a um banho de rio, ao longo das margens do Rio Formoso.
A infraestrutura do local oferece banheiro, duchas para um banho rápido e wi-fi free.
Além disso, este Balneário oferece espaços de quiosque com churrasqueiras que podem ser locados, e ainda comprar bebidas, gelo e carvão no próprio local, ou você pode escolher trazer as bebidas com você, desde que não estejam em garrafas de vidro.

  • Rodovia Bonito / Guia Lopes da Laguna – Zona Rural;
  • Telefone: (67) 99298-0505.

14. Estância Mimosa

A estância está localizada em uma fazenda e tem diversas atrações para os visitantes. Uma das atrações é o Tony, um jacaré centenário, que vive no lago em frente a sede da fazenda, fazendo aparições inesperadas para surpreender os turistas, mas ele já está habituado a movimentação de pessoas.
A propriedade rural conta com 10 cachoeiras e é possível aproveitar as piscinas naturais em cada uma delas, além dos mirantes com vista da Serra da Bodoquena, perfeita para fotos panorâmicas.

Através de caminhada feita pela mata ciliar do Rio Formoso, que é famoso pela exuberância de suas quedas d’água que alterna entre águas cristalinas e águas verde esmeralda, o visitante poderá conhecer as árvores do Cerrado, admirar pequenas grutas e conhecer os hábitos dos animais da fazenda.
Na fazenda além das 10 cachoeiras o turista encontra uma plataforma para salto direto para a piscina natural, quatro mirantes com vista panorâmica, um passeio de barco elétrico, quase três quilômetros de trilhas, os passeios são organizados em pequenos grupos.

  • Rodovia MS 178, S/n – Zona Rural;
  • Telefone: (67) 99616-3082.

15. Praia da Figueira

O lugar ideal para passar o dia apenas relaxando.
É possível fazer um passeio de flutuação no Rio Formoso, além disso o local tem uma das três maiores tirolesas de Bonito. Existem outras atividades que tornam o passeio memorável, como passeio de caiaque, pedalinho, stand up paddle, ou ainda, tobogã de águas correntes e a quadra de areia.

O lugar ainda dispõe de infraestrutura completa para atender aos visitantes como: vestiários, restaurante, área de descanso, mesas, espreguiçadeiras, quiosques dentro d’água.
Ainda se pode alimentar os peixes e se o turista fizer isso próximo à estrutura restaurada de um avião que caiu na guerra do Paraguai e foi instalado na lagoa, poderá fazer excelentes fotos destes momentos.
Para finalizar o passeio o visitante pode descansar à sombra da Figueira, que deu o nome ao local e além de linda é uma árvore centenária.

  • Rod MS 178, Km 14 – Praia da Figueira – Fazenda Nascente do Formoso;
  • Telefone: (67) 98471-5612.

16. Boca da Onça

Os passeios da Boca da Onça, em Bonito, ocorrem em trilhas e cachoeiras de águas transparentes.
Vista da Cachoeira Boca da Onça

Os passeios da Boca da Onça ocorrem em trilhas e cachoeiras de águas transparentes. As paisagens são impressionantes o passeio começa no alto do cânion, a mais de 80 metros de altura, onde há uma base de apoio para realizar rapel, em pouco tempo de caminhada está a cachoeira Boca da Onça, a mais alta do Mato Grosso do Sul, com mais de 150 metros de altura.

A Cachoeira recebeu este nome, pois a formação rochosa é semelhante à cabeça da onça do pantanal. Outras cachoeiras fazem parte do passeio, como: a Cachoeira da Anta,o Poço da Lontra, a Cachoeira do Jabuti, o Buraco do Macaco, a Garganta da Arara e a Cachoeira do Fantasma.

A fazenda possui toda a infraestrutura, desde bar e restaurante que atende todos os gostos de carnívoros, a vegetarianos e veganos, até salão de jogos. A fazenda não está localizada no município de Bonito, mas como está bem próximo, vale o passeio e este é comercializado pelas agências da cidade.

  • Rodovia Bodoquena, S/N Km 26 Zona Rural
  • Telefone: (67) 3268-1597.

Hotéis em Bonito

Aqui você vai encontrar os principais hotéis na cidade de Bonito.
Fachada da entrada de hotel

Aqui você vai encontrar os principais hotéis na cidade de Bonito, que oferecem desde acomodações mais simples, em pousadas, e também acomodações luxuosas em resort, além de quartos em hotéis com um maior número de comodidades e serviços.

Veja abaixo a lista:

1. Zagaia Eco Resort

O Resort tem área de 60 hectares de jardins, fica a 5km da cidade de Bonito e a 1km da rodovia estadual MS 382. Oferece 150 apartamentos, todos com ar condicionado, TV, frigobar, cofre, telefone, secador de cabelos e gerador de energia.
Tem bar, café e dois restaurantes. Além de diversas comodidades como um lago de pesca, trilhas, quadras de tênis, campo de minigolfe, área de spa com banheira de hidromassagem externa, piscina aquecida, sauna e academia.

No espaço, estacionamento, Wi-Fi e café da manhã estão inclusos, além de piscina interna e externa, tobogã, recepção 24h, academia, serviço de quarto, acessibilidade para pessoas com deficiência, sauna, spa, atividades para crianças, salas de conferência, sala de jogos, concierge, serviço completo de lavanderia e até traslado de aeroporto, que é pago à parte.

O Hotel também não aceita a entrada e permanência de pets.

  • Rodovia Bonito Três Morros – Km Zero;
  • Telefone: (67) 3255-5500;
  • WhatsApp: (67) 99986-3298.

2. Wetiga Hotel

O hotel oferece quartos com varanda, ar condicionado, TV, frigobar, cofre, telefone, secador de cabelos e Wi-Fi.
Além de diversas comodidades, como bar casual, piscina externa, piscina coberta, área de spa com banheira de hidromassagem externa, sauna seca e úmida, o espaço conta com tratamentos de massoterapia, instalações para conferências, sala de jogos, lavanderia, e estacionamento gratuito. Além disso, o hotel oferece acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais.

  • Rua Cel. Pílad Rébua, 679 – Bairro Formoso;
  • Telefone: (67) 3255-5100.

3. CLH Suítes

O hotel oferece ar condicionado, TV, frigobar e Wi-Fi. Além dessas, estão disponíveis outras comodidades, que incluem um bar, piscina externa, computadores para uso dos hóspedes, estacionamento, traslado do aeroporto (cobrado à parte), lavanderia, armazenamento de bagagem, elevador e recepção 24 horas.
Este hotel não aceita pets e não tem acessibilidade para portadores de deficiência.

  • Rua Luís da Costa Leite, 2081 – Centro;
  • Telefone: (67) 3255-3624.

4. Selina Bonito

O hotel básico oferece quartos com ar condicionado e Wi-Fi, porém sem frigobar. Algumas outras comodidades também estão disponíveis, como piscina externa, lavanderia, e estacionamento gratuito, traslado do aeroporto pago à parte. O hotel aceita pets.

  • Rua Santana do Paraíso, 554 – Centro;
  • Telefone: (67) 99267-9160.

5. Hotel Cabanas

É um hotel rural, cercado por floresta, com 3 mil metros de trilhas às margens de dois rios. Está localizado a cerca de 7 km do centro de Bonito entre as rodovias MS 178 e MS 382.
As acomodações são muito tranquilas, com cabanas de madeira sobre palafitas e acesso por meio de escadas. Os quartos são arejados e as suítes duplex são no estilo bangalô. As cabanas mais sofisticadas têm varanda com rede e banheira de hidromassagem, já nas suítes, os quartos são no mezanino, com varanda.
É possível encontrar Wi-Fi gratuito, TV, frigobar e ar-condicionado em todas as acomodações.

O hotel ainda oferece passeios guiados limitados, piscina externa e atividades como: como tiro com arco, caiaque, arvorismo e trilha.

  • O hotel fica na Zona Rural s/n;
  • Telefone: (67) 3255-3013.

6. Marruá Hotel

Os quartos do hotel oferecem Wi-Fi gratuito, TV e frigobar. Outros quartos, mais sofisticados, incluem banheira de hidromassagem e/ou sacada e área de estar.
As demais comodidades incluem estacionamento, café da manhã, bar, restaurante, piscina externa, deck com espreguiçadeiras, spa, academia e sala de jogos, entre outros.

  • Rua Joana Sorta, 1173 – Bairro Formoso;
  • Telefone: (67) 3255-6262.

7. Hotel Pirá Miúna

Os quartos deste hotel possuem Wi-Fi, TV, frigobar, escrivaninha e ventilador de teto. Quartos de maior categoria oferecem também varanda.
As demais comodidades incluem estacionamento, café da manhã, bar, restaurante, piscina e hidromassagem externas.

  • Rua Luís da Costa Leite, 1792 – Bairro Alvorada;
  • Telefone: (67) 3255-1058.

8. Pousada Arte da Natureza

Não se engane pelo nome de pousada, está é especial e está em meio a jardins paisagísticos. Os quartos possuem uma decoração colorida, sacada e vista para a piscina e oferecem Wi-Fi, TV, ar-condicionado, cofre com código programável e frigobar.

Existem quatro tipos de acomodação, e em algumas delas, a pousada oferece piscina privativa, tanto no andar superior quanto no térreo, chuveiro aquecido por energia solar e em algumas acomodações as Tv’s chegam a ter 50 polegadas.

A pousada disponibiliza estacionamento e buffet de café da manhã. Também há uma piscina externa com duas cascatas e um bar, além de jardim e playground.

  • Rua Santana do Paraiso, 1027 – Centro;
  • Telefone: (67) 4042-1973.

9. Hotel da Praça

Hotel simples na região central da cidade, oferece Wi-Fi, recepção 24 horas, lavanderia, estacionamento, piscina externa, banheira quente, café da manhã e os quartos possuem ar-condicionado.

  • Rua Cel. Pílad Rébua, 2084 – Bairro Alvorada;
  • Telefone: (67) 3255-4251.

10. VOA Hotel Paraíso das Águas

Neste hotel, na região central da cidade, encontramos quartos simples e aconchegantes que contam com Wi-Fi, frigobar, TV, cofre e varanda.
As demais comodidades incluem bar, churrasqueira, restaurante, sala de tv, piscinas externas para adultos e crianças, máquinas automáticas de vendas, lavanderia, câmbio de moedas, além de sauna.

  • Rua Cel. Pílad Rébua, 1884 – Bairro Alvorada;
  • Telefone: (67) 3302-4504.

11. Hotel Pousada Águas de Bonito

Rodeado por jardins, o hotel fica próximo a um centro de equitação.
Os quartos possuem TV e alguns deles possuem sala de estar e sofá, além de serviço de quarto.
O estacionamento, wi-fi nas áreas comuns e o café da manhã estão inclusos nas diárias.
Outras comodidades encontradas são: restaurante com terraço, bar com pátio, uma sala de TV com lareira, além de sala de jogos com mesa de bilhar, teatro, sala de ginástica, piscinas coberta e externa, spa e jacuzzi, além de área de recreação e parquinho para crianças.

  • Rua Vinte e Nove de Maio, 1679 – Vila América;
  • Telefone: (67) 3255-2330.

12. Promenade Bonito All Suítes

O hotel conta com diversas comodidades, nos quartos encontramos: mini copa com armários, mesa para refeições, pia e bancada de apoio, Wi-Fi, smart TV 43 polegadas com resolução 4K, banheiro com lavabo independente, ar-condicionado split, cofre eletrônico e secador de cabelos.
Nas áreas comuns encontramos salão com capacidade para até 100 pessoas, infraestrutura completa para eventos sociais e corporativos; deck com piscinas ao ar livre para adultos e crianças, loja de conveniência, café da manhã, estacionamento, sala para massoterapias e spa.
O hotel tem suítes exclusivas para PCD, é dog friendly e conta com carregador para carros elétricos.

  • Rua Dezenove de Novembro, 300 – Vila Jaraguá;
  • Telefone: (67) 4042-2214.

13. Pousada Voo das Garças

A pousada possui acomodações simples e convenientes, os quartos têm ar-condicionado e frigobar. A recepção funciona 24 horas, o café da manhã é incluso, tem Wi-Fi, aluguel de bicicletas cobrado à parte, estacionamento, área com redes para descanso e piscina externa.

  • Rua Joana Sorta, 1032 – Bairro Singular;
  • Telefone: (67) 3255-3739.

14. Hotel Pousada Arizona

O hotel rústico é rodeado de jardins e está a cerca de 1 quilômetro da rodoviária intermunicipal da cidade. Os quartos possuem Wi-Fi, TV e frigobar, e são simples, com teto de madeira e parede de tijolinhos. O hotel oferece serviço de quarto.
Demais comodidades incluem piscina externa, bar, parquinho, jardins e estacionamento. O diferencial deste hotel é que o café da manhã é servido em um restaurante ao ar livre. O espaço também aceita animais de estimação.

  • Rua das Águas Marinhas, 680 – Bairro Rincão Bonito;
  • Telefone: (67) 3255-4190.

15. Bonito Ecotel

Este hotel com localização privilegiada proporciona ao hóspede realizar os passeios desejados na cidade e curtir a região dos bares à noite e à pé.
A recepção funciona das 6 horas da manhã até a meia noite.
Os quartos contam com ar-condicionado tecnologia Inverter quente e frio, TV, Wi-Fi, tela mosquiteiro e frigobar, que você pode abastecer como quiser. Nos banheiros, com duchas e secador de cabelos, também encontramos varal para secar as roupas de banho.
O hotel conta com piscina externa, jardim e redes para descanso.

  • Rua Cel. Nelson Felício dos Santos, 1035 – Centro;
  • Telefone: (67) 3255-3804.

Cinema da cidade de Bonito

A cidade tem uma loja, que trabalha com diversos produtos, além de locação de dvd, lan house e cafeteria. A loja disponibiliza uma sala com quinze cadeiras e exibe os filmes lançados recentemente, inclusive com tecnologia 3D.

  • Rua Vinte e Nove de Maio, 805 – Bairro Alvorada;
  • Telefone: (67) 99170-8158.

Bares da cidade de Bonito

A cidade de Bonito oferece uma excelente variedade de bares, para todos os gostos e estilos.
Bar na região central da cidade

A cidade oferece uma excelente variedade de bares, para todos os gostos e estilos. Desde os mais rústicos com paredes de madeira, até os mais estilosos com arquitetura moderna e até mesmo com motos expostas como decoração. Os bares funcionam em diferentes horários, alguns abrem após às 17h ou até mais tarde. As bebidas são as mais variadas, como drinks, chopes especiais e cervejas artesanais. Alguns estabelecimentos têm música ao vivo. Quanto aos petiscos, os bares oferecem grande variedade, desde porções, até hambúrgueres e pizzas, ou até mesmo pratos completos de refeição. É possível encontrar bons bares em alguns hotéis e tem até um bar que é um hostel também. Eventualmente, pode-se encontrar bares que preparam aperitivos e comidinhas para viagem ou entrega. Muitos dos melhores bares se concentram na região central.

Confira alguns dos bares a seguir:

  1. Taboa Bar, Rua Cel. Pílad Rébua, 1.834 – Centro. Telefone: (67) 3255-3598;
  2. La Bonita, Rua Cel. Pílad Rébua, 1996 – Bairro Alvorada. Telefone: (67) 99963-3432;
  3. Boteco Juanita, Rua Luís da Costa Leite, 2100 – Centro. Telefone: (67) 99334-1026;
  4. Caxara Pub, Rua Vinte e Nove de Maio, 758 – Centro. Telefone: (67) 99290-1290;
  5. Pub Paulista, Rua Luís da Costa Leite, 2102 – Bairro Alvorada. Telefone: (67) 99217-1799;
  6. Makuxi Massas, Sucos e Drinks, Rua Filinto Müler, 627 – Centro. Telefone: (67) 99272-8904;
  7. Garagem Beer Tabacaria e Bebidas em Geral, Rua Gen. Osório, 750 – Centro. Telefone: (67) 99236-8953;
  8. Quiosque do Tero, Rua Cel. Pílad Rébua – Bnh (Vila Recreio, Jardim Andreia). Telefone: (67) 99929-4308;
  9. Carioquense Bar e Restaurante, Rua Cel. Pílad Rébua, 1634 – Bairro Alvorada;
  10. Garajão BTO, Rua das Flores, 1510 – Centro. Telefone: (67) 99291-9731;
  11. Mama Hookah Lounge e Bar, Rua Filinto Müler, 559 – Centro. Telefone: (67) 99288-0707;
  12. The Garden Bonito at Selina Bonito, Rua Santana do Paraíso, 554 – Bairro Alvorada. Telefone: (67) 99267-9160;
  13. Imperial Hamburgueria e Petiscaria, Rua Cel. Pílad Rébua, 1663 – Bairro Alvorada. Telefone: (67) 98104-0836;
  14. Vila Rebuá Gastronomia, Rua Cel. Pílad Rébua, 1941 – Bairro Alvorada. Telefone: (67) 99137-6161;
  15. Old West Restaurant, Rua Santana do Paraíso, 1027 – Centro. Telefone: (67) 99195-0499;
  16. Santo Grau Bar e Petiscaria, Rua Quinze de Novembro, 782 – Bairro Alvorada. Telefone: (67) 99243-3550;
  17. Beco da Arte Gastrobar, Rua Luís da Costa Leite, 1919 – Bairro Alvorada. Telefone: (67) 98412-4624;
  18. Ponto Aroeira, Rua Cel. Pílad Rébua, 1690 – Centro. Telefone: (67) 3255-1149;
  19. Bonito Pizza e Brewpub, Rua Cel. Pílad Rébua, 2052 – Centro. Telefone: (67) 99994-3605;
  20. Tabacaria Raj Lounge Bar, Rua Monte Castelo – Bairro Alvorada. Telefone: (67) 99161-8550.

Agronegócio na cidade de Bonito

As atividades de agronegócio, como agricultura e pecuária representam cerca de 36% do PIB da cidade. A pecuária passou a se destacar a partir da década de 1950, quando ocorreu a instalação da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, que ocupou boa parte das terras da Grande Dourados com a agricultura. Assim os pecuaristas precisaram mudar para outras áreas, e muitos deles se instalaram em Bonito. Mais tarde, a região de Bonito também passou a fazer parte da cultura da soja no estado do Mato Grosso do Sul.

Praças da cidade de Bonito

A cidade de Bonito tem três praças para a população.
Vista da Praça da Liberdade

A cidade tem três praças para que população, turistas e visitantes possam desfrutar de momentos de descanso e lazer. Conheça algumas delas e suas características abaixo:

1. Praça da Liberdade

  • Rua Luís da Costa Leite, Jardim Andrea.

A praça é ideal para passear antes de um bom jantar ou um happy hour em um dos bares que tem nas proximidades. É um lugar seguro e bem iluminado.

2. Praça Projeto Florestinha

  • Rua Dois de Outubro, Vila Recreio.

O projeto Florestinha tem como um dos seus objetivos a socialização de grupos de adolescentes, conscientizando-os da importância de viver em harmonia com a natureza e na formação da cidadania. O Projeto conta com a parceria da Polícia Florestal, Guarda Municipal, Polícia Civil, Prefeitura Municipal e Governo do Mato Grosso do Sul.
No espaço foi colocada uma estátua em bronze para homenagear a instituição, e este espaço passou a ser conhecido como Praça do Florestinha. Nos arredores da Praça encontramos instituições importantes como: Polícia Florestal, Instituto Família Legal, FUNLEC – Fundação Lowtons de Educação e Cultura, Fundação Neotrópica, Guarda Municipal e o moderno edifício do SEBRAE.

3. Praça Central Águas do Miranda

  • Rodovia MS – 345 – Águas de Miranda.

A praça é um lugar tranquilo, ideal para relaxar, ainda é possível pescar no local.

Saúde da cidade de Bonito

Atualmente, a cidade conta, em sua rede de saúde, com 1 hospital geral público/privado e cerca de 10 unidades básicas de saúde, espalhadas pelos bairros.
O Hospital está apto para atendimento tanto pelo SUS – Sistema Único de Saúde, quanto pelos planos de saúde conveniados, para os atendimentos de emergência e na realização de diversos exames que sejam necessários para o tratamento do quadro apresentado.

Veja algumas informações importantes, de acordo com os dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, do ano de 2009:

  • Mortalidade Infantil: 8,65 óbitos por mil nascidos vivos;
  • Estabelecimento de Saúde: 10 unidades.

A seguir, apresentamos endereço e telefone do principal Hospital da cidade, que atende 24 horas:

  • Hospital Darcy João Bigaton, Rua Oito, 69-133 – Jardim Andrea. Telefone: (67) 3255-1839.

Infraestrutura da cidade de Bonito

A cidade dispõe de diversas facilidades, como um aeroporto, rodovias, sistema de transporte público, serviços de saúde e outras facilidades.

  • Aeroporto: está localizado na rodovia estadual MS 178, a cerca de 13 quilômetros do centro da cidade e a 15 minutos de carro. No aeroporto, é possível alugar um veículo, usar táxi ou uber para chegar ao destino. O aeroporto possui apenas uma lanchonete pequena, que está fora da área de embarque. Nela é possível encontrar snacks, sanduíches, água, refrigerantes, sucos e sorvetes. Além disso, o aeroporto disponibiliza internet wi-fi gratuita, mas às vezes, devido ao volume de passageiros, não é possível se conectar, assim ainda existe o sinal de 4G/5G, que funciona muito bem;
  • Rodovias: a principal rodovia da cidade é a BR 267 MS, que é uma das rodovias transversais do país, passa por três estados (Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo) e chega até a fronteira com o Paraguai, na cidade de Porto Murtinho. A rodovia também tem entroncamentos com rodovias federais como a BR 163 e a BR 060, além de outras rodovias estaduais do Mato Grosso do Sul;
  • Serviços de Saúde: a cidade possui serviços na área da saúde, hospital municipal, laboratórios, clínicas médicas, atendimento 24 horas para emergências, entre outros;
  • Transporte: a cidade não dispõe de um sistema de transporte público. Para o turista, existe a opção de locação de veículos ou bicicletas para andar pela cidade. Já para os passeios turísticos, que são bem mais distantes do centro, a melhor opção é o transporte fretado: a empresa busca o turista no hotel, num determinado horário pré agendado e o leva de volta no horário marcado. Não é permitido atraso, pois esse meio de transporte comporta até 42 pessoas;
  • Outras facilidades: a cidade possui diversas facilidades, como instituições de ensino, campus universitário, correios, agências bancárias (Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicredi), lotérica e praças públicas. É importante lembrar que não existe caixa eletrônico, nem banco 24 horas.

Esporte da cidade de Bonito

O município está na semifinal da Copas Estadual Pelezinho de Futsal do ano de 2023, representado pela Escolinha da Associação Atlética Gol Bonito, com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e Secretaria de Esportes, em quatro categorias: sub 07, sub 09, sub 11 e sub 13.

Os times de Futsal Masculino e Feminino participaram dos Jogos Escolares da Juventude – JOJUMS, na categoria da faixa etária de 15 a 17 anos. As equipes são treinadas pelo projeto Prodesc (Programa de Treinamento de Desporto Escolar). Apesar de estarem numa chave forte, os meninos conseguiram a posição em décimo terceiro lugar, das sessenta e uma equipes masculinas que estavam competindo.

O município realizou recentemente, a primeira etapa do Circuito Bonitense de Beach Tennis, um evento idealizado por duas empresas de esportes e a Prefeitura de Bonito, por meio das Secretarias de Esportes e de Turismo. O evento teve a participação de cinco municípios, Bonito, Jardim, Maracaju, Dourados e Campo Grande e contou com cento e setenta inscritos.

O município disputou a Copa dos Campeões dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, competição realizada pela FUNDESPORTE, em Corumbá (MS). A disputa ocorreu entre as melhores equipes do estado e em três modalidades, sendo handebol, basquetebol e voleibol masculino e feminino. A equipe masculina de voleibol conquistou o terceiro lugar na disputa.
Ainda nos Jogos Escolares da Juventude, o time feminino de handebol participou pela primeira vez e o time masculino, pela segunda vez consecutiva. Neste ano, o time conseguiu uma melhor performance e chegar às quartas de final, ficando na sexta posição.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, quatro atletas representaram o município no Campeonato Estadual Meio Fundo de Ciclismo, realizado em Campos Grande. A competição é classificatória para a Copa Centro de Speed.
Na categoria Feminino Júnior o destaque é para a atleta Fernanda Oliveira, que conquistou o primeiro lugar. Em segundo lugar ,na categoria Open Não Federado, temos Wanderlei Recaldi, presidente da Associação de Ciclistas Bonitense (Bonito Bike Team). Já na categoria Open Federado Masculino, o bonitense Matheus Teixeira conquistou o terceiro lugar e na categoria Juvenil Masculino, o atleta Lucas Eduardo ficou em quarto lugar.

Habitação da cidade de Bonito

A cidade de Bonito tem programas próprios de habitação.
Vista aérea de conjunto habitacional

A cidade tem programas próprios de habitação. Por meio da Agência de Habitação Popular – Agehab, é realizada a seleção de famílias para participar do programa habitacional com Recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Este programa faz parte do Programa Habitacional Financiada com Subsídio, com recursos do programa Casa Verde e Amarela, a família selecionada tanto pode ter os subsídios do governo federal, quanto do governo estadual. A prefeitura por outro lado, faz a doação do terreno onde serão construídas as futuras unidades habitacionais.

Na cidade, de um modo geral, existem casas para diferentes possibilidades de renda. Desde casas com aparência simples até mesmo casas mais luxuosas. É muito comum também encontrar propriedades rurais, ou propriedades já construídas para serem usadas como pousadas, com terrenos amplos e possibilidade de aumento de dormitórios para turistas, ou ainda áreas de lazer para os mesmos.

Comunicação da cidade de Bonito

Em Bonito, podemos encontrar diversos provedores de internet, inclusive com fibra óptica e via satélite (normalmente é usada nas zonas rurais).
Alguns já são conhecidos e além de internet, oferecem planos pré e pós pagos de telefonia celular, como por exemplo: Claro, Vivo, Oi e Tim.

A cidade também tem canais de TV por assinatura, além dos canais da região, como a TV Morena, que é afiliada da rede Globo.

Também podemos encontrar estações de rádio da cidade, inclusive algumas online. A seguir algumas das estações da cidade:

  • Rádio Bonito FM 98,9 MHz;
  • Rádio A Voz do Rincão FM 87,9 MHz;
  • Rádio Sertaneja Pop online;
  • Rádio Web Cidade FM online;
  • Rádio Gospel FM online.

A cidade também conta com alguns jornais da região com acesso online. Veja abaixo alguns deles:

  • Bonito Notícias;
  • Bonito Informa.

Cartórios da cidade de Bonito

  1. Cartório Sena Madureira, Rua Santana do Paraíso, 688 – Bairro Alvorada. Telefone: (67) 3255-1630;
  2. Serviço Notarial e de Registro Civil das Pessoas Naturais, Rua Luís da Costa Leite, 2.338 – Centro. Telefone: (67) 3255-1812.

Feriados municipais da cidade de Bonito

Veja aqui os feriados estaduais e municipais da cidade:

  • 29 de junho: dia de São Pedro, padroeiro da cidade (Municipal);
  • 02 de outubro: aniversário da cidade (Municipal);
  • 11 de outubro: aniversário do estado do Mato Grosso do Sul (estadual).

Música na cidade de Bonito

No evento anual Festival de Inverno de Bonito - FIB, que normalmente ocorre em quatro ou cinco dias no final do mês de agosto, podemos encontrar diversas atrações musicais.
Vista aérea do Festival de Inverno de Bonito

No evento anual Festival de Inverno de Bonito – FIB, que normalmente ocorre em quatro ou cinco dias no final do mês de agosto, podemos encontrar diversas atrações musicais. A cidade costuma trazer música de diversos tipos, cantores e bandas conhecidos na região e também artistas reconhecidos nacionalmente. Desde um som afro rap, reggae, rock, cover internacional, Mc’s protestando em idioma guarani até uma noite somente com apresentações de mulheres no palco.

O Festival conta com diversas atrações culturais além da música, como teatro, dança e oficinas de dança, de trabalhos artesanais, e até um lounge gastronômico, que trabalha a culinária regional.

O evento ocorre em diversos pontos de toda a cidade. Os locais variam de acordo com o show ou a oficina e vão desde a praça central até mesmo a ambientes dos hotéis da cidade, que participam do Festival.

Religião da cidade de Bonito

Com base no censo 2010 do IBGE, a religião católica é a mais seguida na cidade, ficando em segundo lugar, os representantes evangélicos, com cerca de um terço do número dos praticantes do catolicismo. Veja abaixo a lista completa:

  • Sem Religião: 1.695 pessoas;
  • Agnóstico: 26 pessoas;
  • Ateu: 35 pessoas;
  • Católica Apostólica Brasileira: 16 pessoas;
  • Católica Apostólica Romana: 12.738 pessoas;
  • Espírita: 343 pessoas;
  • Espiritualista: 25 pessoas;
  • Evangélica não determinada: 798 pessoas;
  • Evangélica Missionária: 780 pessoas;
  • Adventista: 308 pessoas;
  • Evangélica Batista: 354 pessoas;
  • Evangélica Luterana: 96 pessoas;
  • Evangélica Presbiteriana: 23 pessoas;
  • Evangélica Pentecostal: 2.874 pessoas;
  • Comunidade Evangélica: 17 pessoas;
  • Assembleia de Deus: 706 pessoas;
  • Congregação Cristã do Brasil: 144 pessoas;
  • Deus é Amor: 44 pessoas;
  • Igreja do Evangelho Quadrangular: 613 pessoas;
  • Igreja Universal do Reino de Deus: 331 pessoas;
  • Outras Religiões Evangélicas: 1.019 pessoas;
  • Não Determinada e Múltiplo Pertencimento: 52 pessoas;
  • Igreja Messiânica Mundial: 10 pessoas;
  • Novas Religiões Orientais: 12 pessoas;
  • Tradições Esotéricas: 12 pessoas;
  • Testemunhas de Jeová: 77 pessoas;
  • Umbanda e Candomblé: 4 pessoas;
  • Outras Religiosidades Cristãs: 74 pessoas;
  • Não sabe: 16 pessoas.

Lista de igrejas católicas

  1. Paróquia São Pedro Apóstolo, Rua Santana do Paraíso, S/N – Centro. Telefone: (67) 3255-1150;
  2. Capela Sagrada Família, Rua Cel. Nelson Felício dos Santos, 767 – Centro. Telefone: (67) 3255-1150;
  3. Igreja Imaculada Conceição, Bairro Singular.

Lista de igrejas evangélicas

  1. Igreja Batista Nacional de Bonito, Rua Otávio Sanches – Bairro Rincão Bonito. Telefone: (67) 99802-2203;
  2. Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Rua Cel. Pílad Rébua, 828 – Vila Donária. Telefone: (67) 3255-1330;
  3. Igreja Verbo da Vida de Bonito, Rua das Flores, 1250 – Bairro Alvorada. Telefone: (67) 98428-6060;
  4. Igreja Pentecostal Deus é Amor, Rua Cel. Pílad Rébua, 1277 – Bairro Alvorada;
  5. Pib Bonito Primeira Igreja Batista, Rua Persio Schaman, 10 – Vila Donaria. Telefone: (67) 99340-5634;
  6. Sara Nossa Terra, Rua das Flores, 740 – Vila Donária. Telefone: (67) 99112-4444;
  7. Igreja do Evangelho Quadrangular, Rua Nossa Sra. da Penha, 540 – Centro;
  8. Congregação Evangélica Luterana Cristo Para Todos – IELB, Rua das Flores, 297 – Bairro Formoso;
  9. Igreja Presbiteriana de Bonito, Rua Monte Castelo, 1025 – Centro. Telefone: (67) 99261-3168;
  10. Igreja Pentecostal Assembleia de Deus – Ministério Restauração, Rodovia MS 345 – Bairro Rincão Bonito. Telefone: (67) 3255-3191;
  11. Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Bonito, Rua Vinte e Nove de Maio, 846 – Centro;
  12. Igreja Batista de Bonito, Rua Nova Jerusalém, 911 – Centro. Telefone: (67) 3255-2962;
  13. Comunidade Evangélica Apascentar, Rua C, N° 69 – Bairro Rincão Bonito;
  14. ADM Missões Águas do Miranda, Rua Manoel Inácio de Farias – Águas de Miranda. Telefone: (67) 99922-7842;
  15. Igreja Universal, Rua Quinze de Novembro, 798 – Centro. Telefone: (67) 3303-2500;
  16. Ministério Internacional Jesus Rei da Glória, Rua Quinze de Novembro, 667 – Centro. Telefone: (67) 98404-4652.

Outras religiões

  • Centro Espírita Caminho de Luz, Rua das Opalas, 30 – Bairro Rincão Bonito. Telefone: (67) 98407-8559;
  • Tenda de Umbanda Caboclo Ubirajara e Pai Benedito, Rua Geraldo Leite, 772 – Vila América. Telefone: (67) 99312-4793;
  • Igreja Messiânica Mundial do Brasil – Núcleo de Bonito, Rua Rui Barbosa, 70 – Vila Jaraguá. Telefone: (67) 99912-3401.

Sites oficiais da Prefeitura de Bonito

Veja abaixo o link oficial da Prefeitura de Bonito, onde poderá encontrar mais informações sobre a cidade.

  • Prefeitura:

https://www.bonito.ms.gov.br/

Conclusão

A cidade de Bonito é uma das belezas naturais do Brasil. Ela se destaca pelas incríveis águas translúcidas, que podem ser comparadas com as águas das Ilhas Maldivas, entre outras. A natureza exuberante da cidade e da região oferecem uma fantástica possibilidade de desenvolvimento, que deve funcionar aliada à preservação ambiental, evitando que tais belezas se percam. Atualmente, o maior desafio é manter essas belezas preservadas.

Há um grande interesse da agropecuária em ampliar seu espaço, com a cultura da soja e do milho e aumento dos rebanhos. No ano de 2022, o Governo Federal autorizou a exploração e pesquisa de minérios nos solos da cidade. Sem dúvida nenhuma, a extração dos minérios existentes na região colocará em risco todo esse patrimônio natural. Cabe ao poder público e a sociedade impedir que isso ocorra.

Você já conhece a cidade de Bonito? Pretende conhecer? Contribua com nosso conteúdo e deixe um comentário com a sua opinião sobre essa cidade incrível. Até a próxima!