Iguatu

Iguatu é uma cidade do estado do Ceará, localizada na Região Centro-Sul e considerada o principal centro econômico da região. Durante as décadas de 1960, 70 e 80, foi um importante produtor de algodão, registrando recordes nacionais de produtividade da fibra. Atualmente, as indústrias moveleiras, de calçados e de serviços impulsionam a economia da cidade.

O município é a terra natal de importantes músicos e compositores como Eleazar de Carvalho, Humberto Teixeira e o Bispo Mário Teixeira Gurgel.

Bispo Dom Mario Teixeira Gurgel (Fonte: Diocese de Itabira)

A cidade está entre os 299 municípios mais populosos do Brasil e é o nono mais populoso do Ceará, possuindo o décimo PIB do estado e um índice de desenvolvimento humano de 0,677, o que a coloca como a cidade com o décimo IDH mais elevado do estado. Iguatu também se destaca por ter a maior quantidade de cursos de graduação na região Centro-Sul.

Quer conhecer um pouco mais sobre Iguatu e sua fantástica história, além de tudo de interessante que a cidade pode lhe oferecer? Então confira esse texto que preparamos para você e surpreenda-se com cada detalhe dessa terra maravilhosa.

Telefones úteis do município de Iguatu

Prefeitura – (88) 3581-5056

Acidente de trânsito: (88) 3581-4273

Aeroporto: (88) 98439-6650

Companhia energética: (88) 3581-1488

Delegacia de Defesa da Mulher: (88) 3581-9454

Delegacia de Polícia: (88) 3581-0307

A origem do nome Iguatu

O nome Iguatu tem origem na junção das palavras ig ou i, que significa água, e catu, que significa bom ou boa, o que resulta em “rio bom” ou “água boa”. Esse nome é uma referência à grande lagoa situada na parte leste da cidade, que é a maior do estado do Ceará.

Primeiramente, a cidade recebeu o nome de Venda, que depois foi alterado para Sítio Telha, Capela da Telha, Matriz da Telha, Povoação da Telha, Missão da Telha e, finalmente, em 1883, passou a ser chamada como a conhecemos agora, a bela Iguatu.

Assim como a origem do nome, a história da cidade também traz muitas histórias legais. Confira algumas delas.

Primórdios dos moradores do município Iguatu

As primeiras menções ao município de Iguatu remontam a 1958, quando se deu início à colonização da região, que hoje é conhecida como Iguatu. Inicialmente, o município era conhecido como Gleba nº 9, e as primeiras famílias chegaram à região no início dos anos 60.

Posteriormente, a cidade foi renomeada algumas vezes, sendo chamada de Jaburandi antes de se tornar definitivamente Iguatu. O nome da cidade vem do Tupi-Guarani e significa “Água Boa”, uma escolha feita pelos colonizadores devido à qualidade da água na região, bem como à semelhança com o nome de outro município de onde muitos colonizadores vieram.

A primeira igreja de Iguatu foi construída na propriedade do senhor Astrogecildo Teixeira da Silva, onde foram realizadas as primeiras celebrações religiosas. Posteriormente, a igreja foi transferida para a zona urbana em 1971, mas infelizmente não foi preservada nem mesmo sua arquitetura original. Essa mudança representou uma perda significativa do patrimônio histórico de Iguatu.

Iguatu é uma das poucas cidades da região que foi planejada antes da realização dos loteamentos. Durante a venda dos lotes, era estabelecido um contrato que continha as obrigações do comprador e do vendedor. Os compradores eram obrigados a construir prédios de alvenaria com marquise e platibanda alinhados às ruas, o que contribuiu para um estilo arquitetônico moderno para a época.

No entanto, essas exigências também podem ter dificultado o crescimento acelerado da cidade devido aos custos mais elevados em relação às construções de madeira, que eram mais comuns na época. Os colonizadores buscavam criar uma cidade pequena que oferecesse conforto necessário para se viver bem.

Pouco tempo mais para frente

Na década de 80, foram estabelecidos o Distrito Administrativo e o Distrito Judiciário em Iguatu. Em 1990, os líderes políticos locais iniciaram um movimento para emancipar Iguatu. Graças a esses esforços, em 28 de maio de 1990, a lei de emancipação de Iguatu foi sancionada pelo governador, com o parecer favorável da Assembleia Legislativa.

Em janeiro de 1991, o Tribunal Eleitoral do Estado marcou a data do plebiscito, que foi realizado em 10 de novembro de 1991, com 97,8% do eleitorado votando a favor da emancipação. Anacleto Pantano foi eleito como o primeiro prefeito do novo município.

Os limites de Iguatu são definidos pelo Rio Piquiri, ao norte, com o município de Ubiratã; pelo Rio Novais, a leste, com Braganey; pela fronteira terrestre ao sul, com Braganey; e pelo Rio Sapucaí, a oeste, com os municípios de Corbélia e Anahy.

A cidade de Iguatu é a sede do município, e não há distritos, mas existem as seguintes comunidades: Olaria Velha, Morro do Tatu, Vai ou Racha, Centenário, Água da Onça, Estrada Longuinópolis, Estrada Braganey, Estrada Samália e Estrada Iguatu a BR 369.

A história de Iguatu

Antes de mais nada, é importante conhecer como deus-se o desenvolvimento do município. A área abrigava uma aldeia dos índios Quixelôs e era conhecida como Telha, em referência a uma grande lagoa nas proximidades. Quando os jesuítas chegaram em 1707, houve resistência dos índios, mas eventualmente eles se renderam e colaboraram com os colonizadores.

Em 1831, a Telha se tornou uma freguesia e, em 1851, foi elevada a vila e desmembrada do município de Icó. Sua elevação a cidade ocorreu em 1874. Após a proclamação da República em 1889, Cel. Celso Ferreira Lima Verde foi nomeado intendente e o primeiro prefeito municipal foi Cel. José Adolfo de Oliveira em 1914.

Eduardo de Lavor Paes Barreto foi o segundo prefeito de 1915 a 1917. Em 1926, na primeira eleição direta para prefeito, o segundo colocado, Otaviano Jaime de Alencar Benevides, assumiu o cargo devido a um problema de inelegibilidade e governou de 1 de dezembro de 1926 até 14 de agosto de 1928.

O impulso econômico e desenvolvimento

Ao longo da história do Ceará, Iguatu se destacou como um importante centro produtor de algodão e também por estar localizada ao lado da Estrada das Boiadas. No entanto, o grande impulso econômico para a cidade ocorreu com a expansão da Estrada de Ferro de Baturité até o município do Crato, e a inauguração da estação ferroviária de Iguatu em 5 de novembro de 1910.

Isso resultou em um forte impulso para a economia local, com a instalação de hotéis, usinas de beneficiamento de algodão e casas comerciais, além da expansão do centro comercial. Iguatu tornou-se o centro econômico da região, superando Icó. A partir de 1910, a expansão urbana concentrou-se nas proximidades da estação ferroviária, e em 1925, foi inaugurado o Cine-Teatro Iguatu, considerado o melhor prédio do gênero no interior do Ceará na época.

A cidade se desenvolveu rapidamente, com muitos palacetes e sobrados construídos nas ruas Floriano Peixoto, João Pessoa, Epitácio Pessoa e no entorno da Praça da Matriz. Com a expansão da linha ferroviária até o município do Crato, inaugurada em 9 de novembro de 1926, Iguatu recebeu novo impulso econômico, cultural e social, permitindo uma comunicação mais rápida com o Cariri, importante centro cultural, político e econômico do sul do Ceará.

Dados geográficos de Iguatu

O município de Iguatu está localizado na Região Geográfica Intermediária de Iguatu e Região Geográfica Imediata de Iguatu, no centro-sul do estado do Ceará. Possui uma área territorial de 1.029,002 km² e está a uma altitude de 217 metros.

A topografia da região é caracterizada por um relevo plano suave, com altitudes entre 200 e 500 metros. A vegetação predominante é a caatinga arbustiva densa. Os solos são principalmente podzólicos, litólicos, solos aluviais e vertissolos.

As principais fontes de água são os rios Jaguaribe e Trussu, juntamente com vários riachos e lagoas, incluindo a maior acumulação de água natural do estado, a Lagoa do Iguatu. Os principais açudes são o Açude do Governo (Marcio Ferandes), Orós e Trussu. Limita com as cidades de Acopiara, Quixelô, Orós, Icó, Cedro, Cariús e Jucás. As principais elevações são as serras do Casquilho, do Esse, do Morais e do Mundo Novo.

A pluviosidade

O volume de chuvas no município é em torno de 1 000 milímetros por ano, com maior incidência de janeiro a maio. A temperatura varia de acordo com a estação e a localização, com mínimas próximas a 21°C e máximas em torno de 36°C.

As médias mensais ficam entre 26°C e 29°C, e o tempo de exposição ao sol é de 3 000 horas por ano. De acordo com dados do INMET, a menor temperatura registrada em Iguatu foi de 13,7°C em 19 de agosto de 1963, enquanto a máxima foi de 39,8°C em 12 de outubro de 2003.

A maior quantidade de chuva em 24 horas ocorreu em 13 de abril de 1964, com 153,6 milímetros. Em abril de 2011, foi registrado o maior volume mensal de precipitação desde 1961, com 494,6 mm.

Dados demográficos de Iguatu

Nesse íntereim, chegou o momento de analisarmos os dados demográficos da cidade. O município de Iguatu tem uma população estimada de 102.013 habitantes em 2016, segundo dados do IBGE (Instituto de Geografia e Estatística).

Em relação à educação, a taxa de alfabetização em 2000 foi de 73,9%, enquanto a taxa de escolarização no ensino fundamental em 2007 foi de 86,2% e a taxa de escolarização no ensino médio foi de 70,3%. Uma boa taxa, quando comparada à média do país.

Já no que diz respeito a termos religiosos, há várias igrejas e capelas, incluindo a Igreja Presbiteriana do Brasil, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, a Igreja Assembleia de Deus, a Igreja Batista, entre outras, mostrando toda a diversidade de crenças do local.

Alguns dos filhos ilustres de Iguatu e que se tornanram nomes inesquecíveis para a região, são:

  • Eleazar de Carvalho, maestro.
  • Humberto Teixeira, músico.
  • Evaldo Gouveia, músico.
  • Mário Teixeira Gurgel, bispo.
  • José Eliomar da Silva, médico.

Caso cite o nome de alguns deles em Iguatu, é bem provável que a maior parte da população saiba quem foram, devido a populaidade de tais figuras.

A urbanização

Iguatu é classificada como uma cidade pólo de serviços na região Centro-Sul do Ceará, atuando como um centro sub-regional A.

Essa categoria engloba cidades menores com uma atuação limitada à sua área imediata e que desempenham funções básicas de gestão.

O clima anual de Iguatu

Em Iguatu, a estação chuvosa é quente e úmida, com céu frequentemente nublado, enquanto a estação seca é quente e ventosa, com céu parcialmente nublado. Durante o ano, a temperatura média varia de 21°C a 38°C, com mínimas raramente abaixo de 19°C e máximas raramente acima de 39°C.

Com base no índice de atividades de clima quente, a melhor época do ano para visitar Iguatu e desfrutar de atividades ao ar livre, como ir à praia ou à piscina, é de início de junho a meados de setembro.

Educação pública em Iguatu

Iguatu é um município que chama a atenção na região em que se localiza quando o assunto é educação. Possui boas médias, de acordo com as notas nacionais e apresenta uma vasta opção de locais para se estudar, para todas as idades.

No que diz respeito à educação básica, pode-se afirmar que existem quase cem escolas que fazem parte da rede pública, para atender toda a população que procura por ensino básico. Existem algumas delas que acabam se destacando em algum ponto e se tornam as mais conhecidas da cidade, sendo essas:

  • EEEP Lucas Emmanuel Lima Pinheiro;
  • EEEP Amélia Figueiredo de Lavor;
  • EEF Elze Lima Verde Montenegro;
  • Liceu de Iguatu;
  • EEM Francisco Holanda Montenegro (Distrito José de Alencar);
  • Escola Maria Pacífico (Ex. Escola Carlos de Gouvêa);
  • EEF Francisco das Graças Alves Berto – CAIC;
  • Escola Filgueiras Lima;
  • Escola Adauto Bezerra;
  • Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;
  • Colégio Adahil Barreto;
  • CEJA;
  • IFCE;
  • EEEP Antônio Albuquerque.

Escolas privadas

Não é somente o ensino público que se destaca em Iguatu. Existem escolas da rede privada que atendem muito bem as necessidades de seus alunos e trazem o diferencial que eles precisam para desenvolverem um estudo de qualidade. As escolas que mais se destacam, são:

  • SESC;
  • Colégio Pólos;
  • Escola Modelo;
  • Colégio JBC.

Iguatu tem mais de 105 escolas públicas distribuídas em vários bairros e comunidades rurais do município, incluindo 68 escolas de ensino fundamental, 10 de ensino médio, 27 escolas de educação de adultos e 4 escolas de ensino profissional.

Ensino superior em Iguatu

Não é somente a educação básica que o município oferece para seus moradores. Iguatu destaca-se também por suas faculdades e universidades, que se comprometem a formarem profissionais capacitados, que futurament, irão compor o mercado de trabalho. Estas são:

  • Universidade Estadual do Ceará (UECE)- (FECLI) – Faculdade de Ciências e Letras de Iguatu;
  • Universidade Regional do Cariri (URCA);
  • Instituto Federal do Ceará (IFCE);
  • Universidade Vale do Acaraú (IDJ – Instituto Dom José);
  • Estácio de Sá- Faculdade de Medicina de Iguatu;
  • Faculdade de Tecnologia Centec (FATEC) Cidade Universitária (UECE e URCA);
  • Faculdade São Francisco do Ceará (FASC);
  • Faculdades Integradas do Ceará (FIC);
  • Universidade Paulista (UNIP);
  • Universidade Planalto (UNIPLAN);
  • Faculdade Randara Mello;
  • Faculdade Uniasselvi.

Ensino profissional

Aqueles que não podem, ou preferem não fazer uma faculdade, também não ficará de fora do mercado de trabalho, oferecendo uma mão de obra qualificada. Isso porque Iguatu oferece a seus moradores e à aqueles que vivem na região, um bom ensino profissionalizante, que podem ser feitos a partir destas insituições:

  • Serviço Social do Comércio – SESC – CE;
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC-CE;
  • Escola Estadual de Educação Profissional Lucas Emmanuel Lima Pinheiro;
  • Escola Estadual de Educação Profissional Amélia Figueiredo de Lavor.

Transportes em Iguatu

Vamos falar sobre transportes em Iguatu? Tanto moradores quanto visitantes podem se beneficar com as opções oferecidas pelo município, de acordo com as necessidades individuais. Veja abaixo como funciona cada um deles.

Terrestre:

A cidade de Iguatu conta com um terminal rodoviário de tamanho médio, porém capaz de atender às necessidades da Região Centro-Sul, recebendo diariamente ônibus interurbanos provenientes de cidades vizinhas e interestaduais de diversas partes do país.

No entanto, as autoridades municipais têm planos para construir uma nova rodoviária em Iguatu, com mais infraestrutura e tecnologia. Além disso, a cidade conta com uma linha férrea turística que atravessa seu território.

Embora seja utilizada por trens de carga, a linha férrea é tratada com extremo cuidado por ser um dos monumentos históricos da cidade. Atualmente administrada pela Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), a linha férrea será integrada à Rede Transnordestina para atender Iguatu.

Aéreo:

O Aeroporto Francisco Tomé da Frota em Iguatu, pertencente ao DER-CE, atualmente é utilizado principalmente por empresários locais, serviços postais e emergenciais, além de táxi aéreo. Embora já tenha recebido voos regulares para importantes cidades do Nordeste, atualmente há planos para viabilizar novamente essa conexão aérea, especialmente com Juazeiro do Norte e Fortaleza.

Apesar de seu tamanho modesto, com uma pista de 1.410 metros, o movimento no aeroporto é intenso. Há previsão de que, em alguns anos, seja administrado pela Infraero e receba voos comerciais.

Conheça mais detalhes do Aeroporto de Iguatu

O Aeroporto Dr. Francisco de Assis Albuquerque Lima (IATA: QIG, ICAO: SNIG) é uma instalação pública pertencente ao governo do Ceará e está situado em área pública federal do Ministério da Aeronáutica.

Localizado na zona urbana de Iguatu, no estado do Ceará, foi implantado na década de 1950 e passou por ampliação em 2000, acrescentando cerca de 310 metros à sua pista e recebendo sistema de balizamento noturno. Em 2009, foi reformado para aumentar a extensão da pista para 1.850 metros.

Em fevereiro de 2020, o aeroporto recebeu investimentos do governo estadual para restauração e modernização do terminal de passageiros, visando a retomada das operações de voos comerciais regulares da Azul Linhas Aéreas Brasileiras e Gol Linhas Aéreas Inteligentes.

O aeroporto tem um movimento intenso de aeronaves de pequeno e médio porte e é de extrema importância para empresas e empresários que possuem aeronaves próprias ou utilizam serviços de táxi aéreo para locomoção. Além disso, oferece voos regulares para Fortaleza e conexões para todo o Brasil, sendo considerado o principal aeroporto da região centro-sul do Ceará.

Na década de 60, a antiga companhia aérea Varig foi a primeira a realizar voos regulares em Iguatu, seguida décadas depois pela extinta TAF Linhas Aéreas. Após longas negociações com o governo estadual do Ceará, a rota para Fortaleza foi inaugurada em 18 de fevereiro de 2020, com voos regulares operados pela Gol Linhas Aéreas em parceria com a TwoFlex Aviation, utilizando a aeronave GrandCaravan com capacidade para 9 passageiros e 2 tripulantes, nas terças e quintas-feiras.

No entanto, a Azul Linhas Aéreas adquiriu a TwoFlex Aviation em maio de 2020, resultando no cancelamento dos voos regulares da Azul Conecta no interior do estado do Ceará, após apenas um mês de operações.

Está localizado na Rua Adeodato Matos Cavalcante, bairro Planalto, s/n, com:

  • Latitude: 06º 20′ 48s
  • Longitude: 039º 17′ 40w
  • IATA: QIG IGT
  • ICAO: SNIG IGT
Auxílios operacionais
  • Luzes de pista
  • Iluminação do pátio
  • Farol rotativo
  • Combate a incêndio
  • Polícia Aérea
  • Polícia Militar do Estado do Ceará
  • Receita Federal do Brasil
  • Secretarias de Estado da Fazenda

Saúde em Iguatu

O município também tem boas colocações na área de saúde, oferecendo hospitais, clínicas e UBS’s de qualidade. Confira abaixo a lista com as melhores referências na cidade, que podem ser procuradas tanto por moradores quanto por aqueles que visitam Iguatu.

  • Hospital Regional de Iguatu (HRI);
  • Hospital e Maternidade Agenor Araújo;
  • Hospital São Vicente, da rede particular;
  • Hospital São Camilo, da rede particular;
  • 20 PSF espalhados nos bairros da cidade e na zona rural;
  • Clínica de Hemodiálises;
  • Corpo de Bombeiros;
  • CEO – Centro de Especialidades Odontológicas;
  • UBS – Unidade Básica de Saúde, com sede no bairro flores mais que atendera os seguintes bairro Paraná, Tabuleiro, Areias, desafogando assim a emergência do Hospital Regional;
  • Farmácia Viva : Medicamentos fitoterápicos a baixo custo;
  • Farmácia Popular;
  • Policlínica (antiga Hospital Santo Antônio dos Pobres);
  • UPA – Unidade de Pronto Atendimento.

Conheça mais sobre o hospital São Camilo

A Clínica São Camilo teve sua inauguração em 1999 como um centro de atendimento para diversas especialidades médicas e odontológicas. Em 2002, passou a oferecer serviços de Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia como parte de sua missão como clínica de diagnósticos.

No ano seguinte, em 2006, tornou-se pioneira na região centro-sul do Ceará ao adquirir o primeiro tomógrafo helicoidal. Desde então, a clínica continuou a expandir seus serviços, oferecendo Densitometria Óssea, Radiologia Digital, Mamografia Digital, Tomografia Computadorizada Multislice e Ressonância Magnética.

Em 2008, após a aquisição de um imóvel vizinho, a Clínica São Camilo inaugurou o Hospital São Camilo, que incluía um centro cirúrgico completo, sala de recuperação pós-anestésica, centro obstétrico, berçário de médio risco e hotelaria avançada – um marco na medicina local.

Em 2017, a Clínica São Camilo ampliou sua estrutura para quase cinco mil metros quadrados de área construída, inaugurando a UTI adulto mais moderna de toda a região sul do Ceará. Com isso, ofereceu maior segurança aos pacientes, familiares e equipes médicas.

Já em agosto de 2017, foi instalado um novo aparelho de Ressonância Magnética de 1.5T, com tecnologia digital, o primeiro do tipo em toda a região, proporcionando exames mais precisos, rápidos e confortáveis para os pacientes.

Atualmente, o Hospital São Camilo possui mais de 25 consultórios de diversas especialidades, 40 leitos de internação e realiza desde procedimentos simples até os mais complexos, como neurocirurgia, cirurgia traumatológica e videocirurgia.

O avanço tecnológico e a qualidade da medicina praticada atraem novos profissionais e especialidades para a instituição, consolidando-a como referência em saúde para Iguatu e toda a região sul do estado do Ceará. O hospital continua avançando em sua missão de cuidar dos pacientes e oferecer o melhor em tratamentos e serviços.

Estatísticas de saúde da cidade

A margem é de aproximadamente 1,7 leitos por 1.000 habitantes por ano. O valor gasto pelo SUS por habitante, anualmente, é de cerca de R$ 137,25 para transplantes. A cobertura da equipe de Saúde da Família é de 86% e a taxa de mortalidade infantil é de, aproximadamente, 14,84%.

Entenda sobre o funcionamento da economia de Iguatu

A cidade é um importante centro regional de comércio e serviços, prestando apoio a mais de 10 municípios da região. A economia local é predominantemente baseada na agricultura, com cultivos de algodão herbáceo e arbóreo, arroz, banana, feijão e milho, além de criação de gado bovino, suíno e avícola.

O município de Iguatu também possui diversas olarias e algumas indústrias, como as do ramo calçadista, alimentício e de transformação de produtos à base de alumínio, sendo esta última uma das atividades econômicas mais antigas da região.

Turismo e cultura em Iguatu

Vamos aprender agora um pouco mais do que diz respeito à cultura e turismo na cidade de Iguatu? Moradores e visitantes podem se surpreender com a quantidade e variedade de coisas que podem ser feitas por lá.

Dentre as principais atrações públicas da cidade, podemos destacar:

  • Praça Adil Mendonça, considerada uma das mais bonitas do município. Possui boas estruturas de bares e restaurantes ao redor, permitindo que visitantes passem momentos divertidos e alegres por lá. Para passear com crianças também é uma boa opção, contanto com sorveterias, playground e pastelarias ao redor.
  • Praça da Bandeira é mais uma opção para momentos divertidos, principalmente para quem tem crianças. tendo em vista que recentemente, a prefeitura fez a instalação de uma “brinquedopraça” no local.
  • Praça da Matriz, lugar legal para passar bons momentos com amigos, com bastante opção para alimentação. É um ambiente calmo e bonito.
  • Complexo Dr° José Ilo Dantas, que tem uma linda visão do mirante. É o local ideal para boas caminhadas ou a prática de esportes com amigos.
  • Centro de Lazer Celso Montenegro – 7 de setembro, que faz parte do projeto de desenvolvimento turístico desenvolvido para o centro sul do Ceará.

Outros pontos que chama a atenção, são:

  • Praça Cel. Belisário;
  • Centro de Lazer Francisco Alcântara Nogueira;
  • Praça Caxias;
  • Ponte Demócrito Rocha;
  • Ponte Metálica (Trem);
  • Complexo Turístico do Trussu;
  • Praça da Bíblia;
  • Praça D. Pedro l;
  • Praça Gonçalves de Carvalho;
  • Praça da Criança.

Patrimônios públicos da cidade

  • Açude Orós;
  • Açude do Governo;
  • Açude Trussu;
  • Igreja e Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;
  • Igreja Matriz de Senhora Santana (antiga Sé Catedral);
  • Lagoa Baú;
  • Lagoa da Bastiana;
  • Lagoa da Telha;
  • Lagoa do Barro Alto;
  • Lagoa do Saco;
  • Lagoa Iguatu;
  • Riacho Antônio;
  • Rio Jaguaribe;
  • AABB;
  • CRI;
  • Entre outros.

A biblioteca pública de Iguatu

A biblioteca Municipal Matos Peixoto passou recentemente por uma série de reformas realizadas pela prefeitura, tornando o ambiente mais agradável e confortável para os visitantes. O acervo da biblioteca inclui 8.500 exemplares e também oferece eventos como receitas de poesia, contação de histórias, leituras dramatizadas de contos e peças teatrais relacionadas ao livro e à leitura.

É, certamente, um ponto que precisa ser visitado por quem gosta de história, cultura e entretenimento e está passando um tempo na região.

Eventos culturais da cidade

  • Moto Fest, evento para apreciadores de motos e reúne em um só lugar diversas atrações, como shows, áreas de camping, premiações, locais de alimentação, etc.
  • Festa da Padroeira do município, que é Senhora Santana, que ocorre no dia 26 de julho, todos os anos.
  • Expoiguatu, é uma exposição agropecuária municipal, com várias atrações para apaixonados pelos temas rurais.
  • Fenercsul, uma feira de Negócios da Região Centro-Sul, que costuma atrair muitos visitantes que se interessam por empreendedorismo e negócios.
  • Semana do município, que comemora o aniversário de Iguatu, com variados tipos de festividade, como atrações culturais, esportivas, shows de música e humor.
  • Iguatu Festeiro, promovido pela prefeitura da cidade, com o apoio do Ministério do Turismo, busca valorizar a tradição cultural do povo nordestino, através de danças juninas e de forró.  Gera boas oportunidades de emprego e renda para a cidade, todos os anos, quando é realizado.
  • Iguatu Junino Escolar, que são as festas juninas que acontecem nas escolas da região e reunem alunos, familiares e professores, para momentos de muita diversão.
  • Festival do Dia Mundial do Teatro, que ocorre em março e traz ao município diversas atrações teatrais, grupos de dança, música, intercâmbio cultural, debates, cortejo e oficinas de arte.
  • Comemoração do dia 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil, com desfiles.
  • Expoleite, que é a feira do leite da região centro sul.
  • Festival de Violeiros do SESC.
  • Marcha para Jesus.

Museu em Iguatu

Iguatu também possui um museu para servir como atrações turísticas do município. O Museu da Imagem e do Som Alcântara Nogueira (MIS) é uma instituição cultural localizada junto ao prédio do SESC Iguatu, que conta com uma rica coleção de vídeos, discos, fotos e recortes relacionados à história cultural e aos artistas de Iguatu e da região.

Há mais de 20 anos, a Câmara Municipal aprovou um projeto para a criação do Museu de Arte Sacra, que deveria ser instalado na antiga capela do Prado, localizada ao lado da atual igreja. Além disso, outras opções são:

  • Museu Iguatuense da Imagem e do Som;
  • Palácio da Microempresa de Iguatu;
  • SESC Iguatu.

Teatro em Iguatu

O teatro Pedro Lima Verde em Iguatu é certamente um espaço cultural importante para a cidade. É muito bom saber que a prefeitura municipal mantém o teatro e que há companhias e grupos de teatro ativos na região.

A arte cênica é uma forma de expressão muito importante e enriquecedora, capaz de tocar as pessoas e transmitir mensagens de uma forma única e emocionante. Com certeza, os artistas locais têm muito a oferecer e a contribuir para a cultura e o desenvolvimento da cidade.

Os grupos e companhias de teatro da cidade são:

  • Companhia Ortaet de Teatro;
  • EVT Elo Vanguarda de Theatro (A palavra “Elo” substitui “Grupo”, “Companhia”, “CIA” ou “Trupe”);
  • Guardiões Teatrais (fundado em Maio de 2016);
  • Dupla Face de Humor e Animações (Jadilene do Iguatu);
  • Persona de Teatro;
  • Damtear teatro e dança;
  • Companhia Chacoalho de Teatro de Bonecos;
  • Grupo Metamorfose de Teatro;
  • Grupo GETAP de Teatro.

Os dias que são feriados na cidade

Dia / Mês: 2023 Comemora-se:
01/Janeiro

 

25/Janeiro

Ano novo (feriado nacional)

 

Aniversário de Iguatu (feriado municipal)

20 a 22/Fevereiro Carnaval (facultativo)
19/Março

 

25/Março

Dia de São José (feriado estadual e municipal)

Data Magna do Ceará (feriado estadual)

07/Abril

 

09/Abril

 

21/Abril

Sexta feira santa (feriado nacional)

 

Páscoa

 

Tiradentes (feriado nacional)

01/Maio

 

14/Maio

Dia do Trabalho (feriado nacional)

 

Dia das mães

08/Junho

 

12/Junho

Corpus Christi (facultativo)

 

Dia dos namorados

26/Julho Padroeira de Iguatu (feriado municipal)
13/Agosto Dia dos pais
07/Setembro Independência do Brasil (feriado nacional)
12/Outubro

 

15/Outubro

 

28/Outubro

Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)

Dia dos Professores (facultativo)

 

Dia do servidor público (facultativo)

02/Novembro

 

15/Novembro

Finados (feriado nacional)

 

Proclamação da República (feriado nacional)

25/Dezembro Natal (feriado nacional)

O hino de Iguatu

Sob o ardente sol incandescente
Refulges minha terra Iguatu,
Nos capulhos de teu algodoal
Contrastando o céu de puro azul.

As Tribos Quixelôs foram teu berço
E ao amanhecer te despertavam
Sarabandas de garças revoantes
Que em tuas dez lagoas deslizavam

Unidos seremos sempre fortes
Conclamando o bem, do mal fugindo.
Engrandece raça iguatuense
Nos teus filhos bravos se insurgindo.

Crescente ao rigor da natureza
Abrasado em terrível soalheira
Em cada lavrador o homem forte
Engrandecendo a Pátria brasileira

Oh! Meu Brasil, Oh! Iguatu não para
Sequiosos seus filhos do saber
Por teu sangue, teu chão, tua bandeira
Não fique aqui ninguém sem saber ler

Unidos seremos sempre fortes
Conclamando o bem, do mal fugindo.
Engrandece raça iguatuense
Nos teus filhos bravos se insurgindo.

Cresce Iguatu conduz o teu progresso
Desfraldando o augusto pavilhão
Estandarte garboso de vitórias
Um símbolo de paz e união

Avante sempre além terra querida
Resolutos sejamos no amor
Formulem nossas almas lindas preces
E que nos abençoe o Redentor

Unidos seremos sempre fortes
Conclamando o bem, do mal fugindo.
Engrandece raça iguatuense
Nos teus filhos bravos se insurgindo.

Uma mulher marcante – criadora do Hino de Iguatu

A Dra. Ósia Carvalho completou 90 anos, sendo uma expert em letras, direito e arte, além de ser conhecida como a “Diva da Vida”. Sua dedicação no ramo da música, educação e advocacia são amplamente reconhecidas, e mesmo atingindo essa idade avançada, ela não se preocupa em reconhecer o passar dos anos, mas sim em lembrar deles como bem vividos.

Ela é uma mulher à frente do seu tempo, uma figura valente, firme, autêntica, verdadeira e decidida, como uma rosa perfumada. Seu legado é invejável não só pelos seus feitos profissionais, mas também por seu papel como cidadã, dona de casa, esposa e mãe.

O legado vivo de Ósia Carvalho pode ser visto em muitas realizações históricas na região Centro-Sul, onde nasceu. Com sua habilidade literária e intelectual, ela criou uma das obras mais notáveis de Iguatu – o Hino do Município – com letra e música de sua autoria, demonstrando seu talento e habilidade em trabalhar com palavras e música.

Este trabalho é um legado duradouro que será transmitido para as próximas gerações. Quando alguém perguntar sobre quem foi Ósia Carvalho, certamente haverá alguém para responder que ela escreveu a história de Iguatu através de uma canção – seu hino – que sintetiza a luta e a determinação do povo da região.

Seu legado

A casa na Praça Francisco Airton Jucá de Carvalho é um símbolo icônico da vida de Ósia Carvalho e de seu amor e devoção pela cidade e pela comunidade local.

Durante os anos em que ela morou ali com seu marido Alcy e seus filhos, essa casa testemunhou momentos felizes e intensos da vida de Ósia. Atualmente, a casa abriga o restaurante Vila da Telha e é um importante legado da vida e carreira de Ósia em Iguatu.

É impossível passar pela praça e não associar a fachada da casa com Ósia Carvalho. A família ainda é proprietária da casa e um requisito contratual é que a fachada original seja preservada, já que tanto a arquitetura e a engenharia quanto a própria Ósia fazem parte do patrimônio artístico, cultural e histórico de Iguatu.

Comunicação em Iguatu

Existem canais de rádio e televisão que são os principais tipos de comunicação do município e costumam receber a audiencia de grande parte dos habitantes. Por lá, destacam-se:

Canais de televisão aberta

  • VHF l analógico 12 TV Jangadeiro – (SBT);
  • UHF l analógico e digital 24 e 9.1 digital TV Verdes Mares Cariri – (Globo).

Emissoras de rádio

  • Rádio Antena Sul FM 98.3 MHz;
  • Rádio Tropykalia FM 104.9 MHz;
  • Rádio Mais FM 106.1 MHz;
  • Rádio Liberdade AM 87.0 MHz;
  • Rádio Jornal – AM 79.0 MHz;
  • Rádio Jangadeiro FM 103.1 MHz;
  • Rádio Jucas FM 90.9 MHz;
  • Rádio Plus FM FM 91.5 MHz.

Política e cidadania de Iguatu

A sede do poder executivo municipal e do poder legislativo municipal de Iguatu estão localizados na mesma região, na Rua Gilardo Gomes de Araújo. O município de Iguatu é dividido em oito distritos: Iguatu (sede), Barreiras, Barro Alto, Baú, Gadelha, José de Alencar, Riacho Vermelho e Suassurana.

Segue abaixo, uma lista com os principais bairros que compõem o município de Iguatu, além do centro:

  • Cajueiro;
  • Flores;
  • Areias (1 e 2);
  •  Jardim Iguatu;
  • Vila Brasília;
  • Planalto;
  • Bugi;
  • Barreiras;
  • Sebastião
  • Tabuleiro;
  • João Paulo Il;
  • Varjota;
  • Philadelphia;
  • Santa Rosa;
  • Suassurana;
  • Jardim Oásis;
  • Lagoa Park;
  • Veneza;
  • COHABS 1, 2 e 3;
  • Vila Centenário;
  • Conjunto Industrial;
  • Verde Park;
  • Esplanada 1 e 2;
  • 7 de Setembro;
  • Cocobó;
  • Vila Cidão;
  • Prado;
  • Alto do Jucá;
  • Santo Antônio;
  • Vila Neuma;
  • Vila Moura;
  • Chapadinha;
  • Fomento;
  • Altiplano;
  • Novo Altiplano;
  • Penha;
  • Gadelha;
  • Poço Comprido;
  • Cajazeiras;
  • Coqueiro;
  • Paraná;
  • Quixoá;
  • Vila Barro Alto;
  • Cardoso 1;
  • Cardoso 2;
  • Vila Alencar;
  • Vila Córrego;
  • Vila Tanque.

Ações sociais em Iguatu

Acredite, existem duas ações sociais no município que possuem grande importância e servem até de referência para cidades próximas. Conheça cada detalhe de cada uma delas.

Projeto Casa Azul

A instituição conhecida como Casa Azul é o principal centro de assistência psicossocial para jovens e crianças em Iguatu. A casa presta serviços a indivíduos de até 18 anos que sofrem de distúrbios mentais e vêm de diferentes cidades da região Centro-Sul.

Esse estabelecimento é equipado com uma equipe médica especializada que inclui psiquiatras, neurologistas, pediatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e três pedagogos. A Casa Azul foi o primeiro centro de atenção psicossocial para a infância e adolescência a ser criado no estado do Ceará.

Residência Terapêutica para pacientes em condições especiais

A administração municipal de Iguatu implementou uma residência terapêutica dedicada à saúde mental, complementando a rede de serviços que já conta com quatro unidades: CAPS III, CAPS ad, CAPSi e a própria residência terapêutica.

A finalidade da casa é prestar assistência a pacientes que sofrem de transtornos mentais graves e crônicos, que não possuem suporte familiar e que, desse modo, correm o risco de internação em hospitais psiquiátricos.

Esporte em Iguatu

Iguatu tem algumas agremiações esportivas, incluindo a Associação Desportiva Iguatu, o Iguatu Handebol Clube (IHC) e a Associação Esportiva de Basquete Iguatuense (ACEBI).

O Estádio Agenor Gomes de Araújo, anteriormente conhecido como Estádio Elmo Moreno ou “Morenão”, é o principal local para eventos esportivos na cidade e tem capacidade para acomodar até 8.000 espectadores.

Está encantado (a) com Iguatu? Então não deixe de conhecer essa maravilhosa cidade no sertão cearense e surpreenda-se com cada lugar, criando memórias incríveis.